Artes- 1º ano C D E - Prof.ª CRISTIANE
Artes- 1º ano C D E - Prof.ª CRISTIANE
Disciplina: |
Artes |
Série: |
1° ano C D E |
Aula: |
04 |
Habilidades |
(EM13LGG305)
Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação
social, política, artística e cultural para enfrentar desafios
contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira
crítica, criativa, solidária e ética. |
Tema: |
Criação artística |
Recursos: |
Acesso a internet, celular tablet
e/ou outros. |
Data de entrega: |
02/07/2021 |
Avaliação: |
Desempenho e comprometimento com a
atividade. |
Devolutiva: |
Email: cris.bernardo27@yahoo.com.br |
Atendimento: |
Whatsapp: 941574026 ate 18.35 |
Olá! Queridos
alunos tudo bem! Quarta atividade do bimestre
Criação
artística
A
criação artística é um processo comunicativo que valoriza os conceitos
de criatividade e de arte. Enquanto a criatividade é um processo
ordenador e configurador do que assimilamos da realidade mas ultrapassa-a ao
alargar-se ao mundo do imaginário, a arte, por seu turno, implica o belo, a
beleza e a sedução. A criação artística implica uma capacidade de transmutação
de experiências e alimenta-se das condições que dão acesso ao sentir da beleza. Ao longo da história, o sentido de criação artística tem
sofrido alterações. Na antiga Grécia, Platão considerava que a obra de arte devia copiar modelos que
a alma tem e que por reminiscência recorda da sua vivência anterior no mundo
inteligível. A criação artística é um reencontro com a beleza que existe dentro
da mente do artista. Aristóteles introduz o conceito de "mimésis", de
imitação da realidade, celebrando-a e transfigurando-a na perfeição que ela
deveria ter. A arte surge como imitação ou representação da Natureza, das
ideias, da harmonia cósmica. Na Idade Média, a produção artística surge como
expressão de louvor a Deus, o único verdadeiro criador. O artista na Idade Média não
tinha interesse pela natureza em si própria, mas apenas quando ela era o
espelho da realidade sobrenatural. Na Renascença, o Homem acredita nas próprias
capacidades criativas, defendendo a arte como imitação da realidade. O
Renascimento quebra a síntese medieval da arte e da moral, em que a primeira
tinha como único fim fazer bem feito, e a moral dizia respeito à intenção mesma
do autor. Durante o século XIX e princípios do século XX, inicia-se uma
desvalorização da dimensão imitativa da arte e aposta-se na sua dimensão
expressiva e subjetiva a nível emotivo, formal ou simbólico.
Atividade
1-O que é o processo de criação artística?
2-O que é importante no processo de criação em arte?
3-Quais são as 3 etapas do processo
artístico?
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4-Como surgem os processos criativos artísticos?
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