Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Séries: A, B, C, D, E

 

Professora: Rosa Maria

Disciplina: Língua Portuguesa

Série: 1º Ano do Ensino Médio

Aulas previstas: 18 Aulas

     Aulas do dia 26, 31/08/2021  e 02, 07 e 09/09/2021 CMSP

     Leitura para complementar o conteúdo estudado no “Caderno Aprender Sempre”

      Vol.03, Páginas: 08, 09, 10, 11, 12 e 13.


Leitura dos conceitos abaixo:

Figuras de linguagem

No trabalho com a  linguagem, procurando a melhor expressão, o artista da palavra explora determinadas construções ou busca certas imagens com a intenção deliberada de reforçar a mensagem, tornando-a mais criativa e original, mesmo que para isso tenha de se “desviar” dos padrões da gramática normativa.

Os desvios da norma culta como reforço da mensagem têm função estilística, não constituindo erro. São chamadas figuras de linguagem.





Figuras de Pensamento

Gradação ou clímax: é a apresentação de ideias em progressão ascendente (clímax) ou descendente (anticlímax).

A gradação é uma figura de linguagem em que se utiliza uma ordenação progressiva de palavras ou de termos relacionados entre si de modo a aumentar ou diminuir a ideia que se expressa no enunciado. Por isso, é também classificada por alguns gramáticos como figura de acumulação.

Que efeito cria a gradação?

A sequência de palavras ou de termos que se utiliza na gradação intensifica ou ameniza o discurso, reforçando ou abrandando a estrutura semântica discursiva como um todo. Veja neste exemplo:

O dia estava bonitomuito beloverdadeiramente exuberante.

A gradação acima ocorre porque a sequência de termos torna o dia cada vez mais belo, indo do “bonito” ao “verdadeiramente exuberante”.

Exemplo:



“Oh, não aguardes, que a madura idade
Te converta em flor, essa beleza
Em terra, em cinza, em , em sobra, em nada.”

                                                                          (Gregório de Matos)


Antítese

Antítese é uma figura de pensamento que acontece por meio da aproximação de palavras com sentidos opostos (contrário), por exemplo:

“O ódio e a amor andam de mãos dadas”.

“A luz e a escuridão estavam presentes em sua obra".

AULA 3 - A ORDENAÇÃO INTENCIONAL DAS PALAVRAS

 Aula do dia: 26/08/2021 - CMSP

Objetivo da aula:

Analisar efeitos de sentido decorrentes da ordenação de palavras; analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de determinadas palavras ou expressões a partir das atividades do Caderno do Aluno Aprender Sempre.

Habilidade essencial:

(EM13LP06) – Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação, contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua.















Conjunção

Conjunção é um termo que liga duas orações ou duas palavras de mesmo valor gramatical, estabelecendo uma relação entre eles.

Exemplos:

Ele joga futebol e basquete. (dois termos semelhantes)
Eu iria ao jogo, mas estou sem companhia. (duas orações)

 

 Conjunções Adversativas

Exprimem oposição, contraste, compensação de pensamentos: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia.

Exemplo: Não fomos campeões, todavia exibimos o melhor futebol.

*(Adversativa significado: o  que é  contrário)







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