Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Séries: A, B, C, D, E
Professora: Rosa Maria
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 1º Ano do Ensino Médio
Aulas
previstas: 18 Aulas
Aulas do
dia 26, 31/08/2021 e 02, 07 e 09/09/2021 CMSP
Leitura para complementar o conteúdo estudado no “Caderno Aprender Sempre”
Vol.03, Páginas: 08, 09, 10, 11, 12 e 13.
Leitura dos conceitos abaixo:
No trabalho com a linguagem, procurando a melhor expressão, o
artista da palavra explora determinadas construções ou busca certas imagens com
a intenção deliberada de reforçar a mensagem, tornando-a mais criativa e
original, mesmo que para isso tenha de se “desviar” dos padrões da gramática
normativa.
Os desvios da norma culta como
reforço da mensagem têm função estilística, não constituindo erro. São chamadas
figuras de linguagem.
Figuras
de Pensamento
Gradação
ou clímax: é a
apresentação de ideias em progressão ascendente (clímax) ou descendente
(anticlímax).
A gradação é
uma figura de linguagem em que se utiliza uma ordenação progressiva de
palavras ou de termos relacionados entre si de modo a aumentar ou diminuir a
ideia que se expressa no enunciado. Por isso, é também classificada por
alguns gramáticos como figura de acumulação.
Que
efeito cria a gradação?
A sequência
de palavras ou de termos que se utiliza na gradação intensifica ou
ameniza o discurso, reforçando ou abrandando a estrutura semântica discursiva como um todo. Veja
neste exemplo:
O dia estava bonito, muito belo, verdadeiramente exuberante.
A
gradação acima ocorre porque a sequência de termos torna o dia cada vez mais belo, indo do “bonito” ao
“verdadeiramente exuberante”.
Exemplo:
(Gregório de Matos)
Antítese
A Antítese é
uma figura de pensamento que acontece por meio da aproximação de palavras com
sentidos opostos (contrário), por exemplo:
“O ódio e a amor
andam de mãos dadas”.
“A luz e
a escuridão estavam presentes
em sua obra".
AULA 3 - A ORDENAÇÃO INTENCIONAL DAS PALAVRAS
Aula do dia: 26/08/2021
- CMSP
Objetivo
da aula:
Analisar
efeitos de sentido decorrentes da ordenação de palavras; analisar os efeitos de
sentido decorrentes do uso de determinadas palavras ou expressões a partir das
atividades do Caderno do Aluno Aprender Sempre.
Habilidade
essencial:
(EM13LP06) – Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação, contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua.
Conjunção
Conjunção é um termo que liga
duas orações ou duas palavras de mesmo valor gramatical, estabelecendo
uma relação entre eles.
Exemplos:
Conjunções
Adversativas
Exprimem
oposição, contraste, compensação de pensamentos: mas,
porém, contudo,
entretanto, no entanto, todavia.
Exemplo: Não fomos campeões, todavia exibimos o melhor futebol.
*(Adversativa significado: o que é contrário)
Comentários
Enviar um comentário