Professora Mayara Historia 1 anos, A,C,D,E

 

Olá  Alunos dos 1° Anos, A, C,D, E

Professora Mayara Historia

Email :mayaraevelyn@prof.educacao.sp.gov.br

watssap  910119854

Orientação 

Nome e serie

 Data da Atvidade 

Tirar foto na Horizontal ( Deitado) 


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

TEMA: As narrativas e as linguagens da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na compreensão de diferentes ideias, eventos e processos. SITUAÇÃO PROBLEMA: Como os meus desejos podem ser compatibilizados com a cidadania? OBJETOS DE CONHECIMENTO: Memória, cultura, identidade e diversidade; A produção do conhecimento histórico e suas narrativas na origem dos povos do Oriente Médio, Ásia, Europa, América e África

Leia os textos para realizar a atividade proposta

 

TEXTO I – A Memória Evanescente1 Conta o mestre Capistrano2 , que teria encontrado um historiador de moral duvidosa a queimar documentos para tornar a sua leitura daquelas fontes imprescindível e definitiva. O tom quase anedótico3 da narrativa esconde uma questão importante: o documento é a base para o julgamento histórico? Destruídos todos os documentos sobre um determinado período, o que poderia ser dito por um historiador? Uma civilização da qual não tivéssemos nenhum vestígio arqueológico, nenhum texto e nenhuma referência por meio de outros povos, seria como uma civilização inexistente para o profissional de História? Ora, se o documento é a pedra fundamental do pensamento histórico, isto nos remete a outra questão: o que é um documento histórico? É notável como o historiador resiste em definir seus conceitos de trabalho, mesmo os fundamentais. Discutir o que consideramos um documento histórico é, na verdade, estabelecer qual a memória que deve ser preservada pela História. Fonte: KARNAL, Leandro e TARSCH, Flavia Galli. A memória evanescente. IN: PINSKY, Carla B; LUCA, Tania Regina de. (org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009, p. 09. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2020.

 

TEXTO II – A História do historiador Passado e memória dão conteúdo, identidade e espessura a todos os humanos. Por mais isolado que se encontre um grupo, uma comunidade ou mesmo um só indivíduo, todos possuem um passado, uma memória e uma história. A história de si mesmos é também a história da vinculação com determinado tempo e espaço. A história pessoal de cada um inevitavelmente terá raízes numa história externa, mais ampla, relacionada com o social, o econômico, com a cultura, nem sempre perceptível no plano da consciência individual (...). Assim como o conteúdo da história não é o indivíduo isolado, tampouco o historiador expressará uma subjetividade4 ilimitada na sua captação do passado. Pelo simples fato de participar de um passado realizado no presente, de pertencer ou se projetar num determinado grupo social, seu trabalho expressará uma historicidade intrínseca na escolha de temas, na abordagem, na leitura da documentação, no processo de reflexão convertido em texto. Nesta condenação do historiador ao presente situa-se a eternidade de um passado que nunca se esgota. Caso contrário, a história da Grécia, por exemplo, teria sido escrita por Heródoto e ponto final. No entanto, cada século reelaborou a história grega dentro de suas perspectivas e possibilidades. O historiador busca no passado a consciência de seu próprio tempo. Fonte: IOKOI, Zilda M. e QUEIROZ, Tereza. A História do historiador. São Paulo, Ed. Humanitas, FFLH/USP, 1999

Atividades

a)      Qual a relação entre o título do texto I e as chamadas fontes e/ou documentos históricos? Por que o autor usa o termo “evanescente” para falar da memória? Explique

b)        No texto A história do historiador, as autoras afirmam que: [...] pelo simples fato de participar de um passado realizado no presente, de pertencer ou se projetar num determinado grupo social, seu trabalho (historiador) expressará uma historicidade intrínseca na escolha de temas, na abordagem, na leitura da documentação, no processo de reflexão convertido em texto. O que isso significa para a memória e identidade das sociedades humanas? Explique com suas palavras a partir das discussões em sala.

 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Série EM: A, B, C, D, E.

ELETIVAS –1ºA, B, C e D 3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Séries: A, B, C, D, E