SOCIOLOGIA – 1º E - PROFESSORA FABIANE 4ºBIMESTRE - AVALIAÇÃO 1
- SOCIOLOGIA – 1º E - PROFESSORA FABIANE 4ºBIMESTRE
ORIENTAÇÕES: estarei enviando textos, vídeo aulas,
documentários, filmes e atividades a serem realizadas no caderno, porém, vocês
deverão tirar fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br
adicionando a escola, disciplina,
nome completo, número e série.
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO.
Dicas: realizem pesquisas sobre os temas dados, a internet possui
muitos recursos de aprendizado. CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL.
FAÇA TODAS
AS ATIVIDADES OFERECIDAS EM SEU CADERNO, AFIM DE DARMOS CONTINUIDADE QUANDO
TUDO ESTIVER SOB CONTROLE.
ABRAÇOS CARINHOSOS, BONS ESTUDOS E SE CUIDEM.
PROFE...
PS. NÃO
ESQUEÇAM DOS GLOSSARIOS APÓS OS TEXTOS, IRÁ AJUDA-LOS PARA MELHOR ABSORÇÃO DA
LEITURA!
4º BIMESTRE
Hoje
começaremos atividades referentes ao 4º bimestre. Minhas postagens da
disciplina de Sociologia no BLOG será mensais e entrega de atividades deverá
ser dentro do prazo solicitado e dúvidas somente no meu e-mail anotado acima J
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO!
ATIVIDADES MENSAIS (08 aulas). AVALIAÇÃO 1
Introdução
Agora, serão apresentadas as diversas formas de desigualdade existentes na sociedade. Para isso, é importante recorrer inicialmente à recuperação histórica dos fatos para melhor compreender as raízes que alicerçaram as diferenças sociais entre iguais no Brasil.
RAIZES DA DESIGUALDADE
Este tema tem como objetivo estudar a formação econômica do
Brasil e em que medida ela pode ter contribuído para a situação de desigualdade
vivenciada na atualidade.
É importante discutir a própria versão tradicionalmente veiculada nas escolas de que o Brasil foi “descoberto” pelos portugueses, pois essa explicação dos fatos pode acobertar o sentido da exploração entre países em busca de riquezas, território e poder.
Observe atentamente os detalhes da imagem abaixo:
Tema
da imagem: Das profundezas, de William
Balfour Ker, 1906.
ATIVIDADE
NO CADERNO! Copiar e responder!
Agora responda no seu caderno:
1- Que outro título você daria para ela?
2- Qual é a mensagem que ela transmite?
3- Para você, qual é o tema retratado na imagem? Quais são os elementos da ilustração que o levaram a ter essa opinião?
Leia abaixo com atenção, respeitando as virgulas, pontos e exclamação e etc. Pois dessa forma terá melhor compreensão do texto. Dica: leia conversando com o texto J .
2-2TEMAS
1.
TEXTO PARA LEITURA “Por mares nunca dantes
navegados”
2. Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500 e foram progressivamente explorando nossas terras, mas nem sempre a história foi contada assim. Você já deve ter ouvido, e talvez aprendido na escola, que o Brasil foi “descoberto”. Mas se os nativos aqui viviam e tinham seus costumes, os portugueses os encontraram e ocuparam um território já habitado. O historiador Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) escreveu o livro Raízes do Brasil, em 1936, que discute essa situação e nos auxilia a compreender a formação econômica, política e social do Brasil.
Como isso aconteceu?
O rei de Portugal, à época dom Manuel I, adotou uma estratégia
política: desbravar
– como escreveria Camões – “mares nunca dantes navegados” para
conquistar e explorar territórios em busca de poder e riquezas. Mas é
importante pensar que o ato de invadir o território brasileiro e se apossar da
fartura de recursos naturais nele existentes, como minérios e pedras preciosas,
era muito vantajoso, sem custo, uma vez que eles não precisaram comprar as terras;
além disso, todo o trabalho era feito pelos índios, depois pelos negros:
trabalho gratuito e obrigatório.
Com isso, os bens se multiplicaram rapidamente.
O Brasil foi, portanto, colonizado pelos portugueses e submetido
a um sistema de exploração de riquezas naturais, como a extração de minérios,
por exemplo.
Tal aspecto acabou por trazer desdobramentos à história
brasileira, marcando sua trajetória econômica, política e social. A exploração
do pau-brasil e da cana-de‑açúcar e a extração do ouro organizaram uma sociedade dividida,
baseada em uma relação desigual entre senhores e escravos. Aqui já se encontra a primeira pista para
analisar a desigualdade: uma pessoa pode ser propriedade de alguém? A
escravidão se configura, portanto, como uma situação extrema de desigualdade.
Assim, você pode perceber que desde a colonização o Brasil se
desenvolveu em circunstâncias fundamentadas na dominação e na desigualdade.
desObserve como essa relação de dominação e
desigualdade foi imortalizada na obra do artista francês Jean-Baptiste Debret.
Na obra acima, é possível identificar o feitor branco açoitando
um escravo, mas também, ao fundo, os próprios escravos que eram obrigados a
castigar seus pares.
Fica a indagação: um país como o Brasil, que firmou seus
alicerces em bases desiguais, pode vir a se desvencilhar dessa herança no
futuro?
Para melhor responder a essa pergunta, é preciso antes debater o
que é desigualdade e procurar compreender esse fenômeno do ponto de vista da
Sociologia.
No Brasil Colônia, se por um lado os brancos buscavam submeter a população negra, por outro, alguns escravos conseguiam fugir dos maus-tratos e criavam suas próprias comunidades. O Quilombo dos Palmares, na Capitania de Pernambuco, hoje município de União dos Palmares no Estado de Alagoas, foi um exemplo, chegando a abrigar cerca de 30 mil pessoas lideradas por Zumbi, que nasceu livre, mas foi capturado e tornado escravo aos 6 anos de idade.
Importante!
É
sempre interessante pensar que os processos de dominação não acontecem de forma
passiva, pois há também uma resposta, uma ação que resiste às várias formas de
violência. Ao longo da história brasileira registraram-se inúmeros atos e
movimentos de resistência.
Um exemplo que pode ser citado é o Zumbi, um importante símbolo do movimento de resistência negra. Liderou o maior quilombo da época da colônia, que ficou conhecido como Quilombo dos Palmares.
Observe que a representação do bandeirante, construída na
história brasileira:
Estátua do bandeirante Borba Gato, em São Paulo.
É em geral a do desbravador de florestas, mas se oculta o fato
de ter sido também um caçador de escravos fugitivos. Há em São Paulo, por
exemplo, uma estátua com 10 metros de altura em homenagem a um deles: Borba
Gato, que reforça a imagem de herói dos bandeirantes.
Outro exemplo significativo de resistência na história
brasileira recente é a de brasileiros e brasileiras contra a ditadura militar.
É importante lembrar que, em
2014, completou-se um triste aniversário: os 50 anos do golpe militar. Durante a ditadura militar, que durou 21 anos (1964-1985), muitos foram presos, torturados e mortos lutando em favor de um país mais igualitário e não autoritário.
Classes sociais e desigualdades
Relembrando o que você estudou no 3º bimestre, primeiro vamos rever o conceito de classe de Karl Marx,
filósofo alemão, analisou que há no capitalismo duas classes sociais: a burguesia (os proprietários
dos meios de produção – terras, ferramentas, insumos etc.) e o proletariado (trabalhadores
urbanos que precisam vender sua força de trabalho para garantir a sua
subsistência). É importante sempre lembrar que, para Marx, existe uma relação
de exploração por parte da burguesia sobre os operários. Essa é uma constatação
essencial para entender o pensamento marxista, pois é por meio da exploração
que o proprietário obtém a mais-valia.
Mas como ocorre a exploração?
Um trabalhador recebe em forma de salário o valor correspondente
a apenas uma parte do que produziu. Uma soma que permitiria a ele morar,
alimentar-se, vestir-se, mesmo que minimamente.
O proprietário dos meios de produção, por sua vez, fica com a
maior parte do valor da venda da mercadoria.
Essa diferença entre o preço da mercadoria no mercado e o que é
pago ao trabalhador como salário denomina-se mais-valia absoluta. E, caso o proprietário adicione máquinas mais modernas para
produzir mais mercadorias em menos tempo, ele obterá maior lucratividade, mas
continuará pagando o mesmo valor aos empregados. A isso Karl Marx denominou mais-valia relativa, que está relacionada ao uso da tecnologia com vistas a
aumentar a produção de mercadorias.
Essa relação de exploração faz com que a riqueza se acumule
apenas nas mãos dos proprietários, daqueles que vivem do trabalho realizado por
outros trabalhadores. Portanto, essa relação define a formação de classes
distintas: uma vendendo a própria força de trabalho, e a outra explorando o
trabalho do outro para, com isso, obter lucro. Essa relação de exploração é que
mantém e perpetua a desigualdade social no capitalismo.
Segue abaixo o vídeo aula para melhor compreensão do conceito de mais-valia absoluta e mais-valia relativa:
https://www.youtube.com/watch?v=1eCZspugq34
O conceito de classe para Max Weber
Na análise sociológica, como em muitas áreas da ciência, há
divergências sobre a compreensão dos fenômenos.
Para Max Weber, a sociedade é resultado das ações dos indivíduos. É com base nessa ideia que ele formulou o conceito de ação social, que você estudou no 3ºbimestre e, caso necessite, poderá revê-lo.
Ao entender que é o homem, a partir da sua racionalidade, quem
vai decidir os contornos da sociedade, Weber criou o conceito de sociologia compreensiva, que visa compreender o significado de uma determinada ação,
bem como seus desdobramentos na sociedade.
Quando a sociedade é dividida em grupos, estabelece-se entre
eles uma relação de desigualdade, um tendo mais poder que o(s) outro(s). No
caso de essa desigualdade ter suas origens na situação econômica – um ter mais
poder econômico que outro(s) –, esses grupos são denominados classes. Dessa
forma, a sociedade passa a ter uma estratificação (separação em camadas, em
estratos) social, a que se dá o nome de estrutura de classes, que define uma hierarquia, uma dominação e um conflito
permanente entre elas.
Como Weber compreende a sociedade dividida em estratos sociais,
ou estratificada, para ele, os homens também vão se relacionar com base na estratificação social, que está condicionada pela noção de poder.
Para WEBER, poder é:
[...] a possibilidade de que um homem, ou um grupo de homens, realize sua vontade própria numa ação comunitária até mesmo contra a resistência de outros que participam da ação.
Classe para Weber
é, portanto, uma definição que se orienta pelas características econômicas dos
grupos sociais e dos indivíduos. É formada por um grupo de pessoas que
compartilham interesses como propriedade, posição no mercado de trabalho,
condições de rendimento etc.
Nas palavras do sociólogo, uma situação de classe pode ser expressa:
[...] como a oportunidade típica de uma
oferta de bens, de condições de vida exteriores e experiências pessoais de
vida, e na medida em que essa oportunidade é determinada pelo volume e tipo de
poder, ou falta deles, de dispor de bens ou habilidades em benefício de renda
de uma determinada ordem econômica. A palavra “classe” refere- -se a qualquer
grupo de pessoas que se encontram na mesma situação de classe.
Weber destaca, então, três tipos de classes:
1. Classe proprietária, como o próprio nome sugere, é aquela cujo fato de ter
determinado patrimônio lhe oferece a condição do que popularmente se conhece
como “viver de renda”.
2. Classe lucrativa, formada por trabalhadores altamente qualificados como médicos e
advogados; também possui outros segmentos como banqueiros, industriais etc.
3. Classe social, que pode ser composta pela pequena burguesia e também pelo proletariado.
Observe que nesse tipo de classe o poder econômico é inferior às duas
anteriores.
Uma distinção importante entre o que Marx e Weber compreendiam sobre classes é que:
• Karl Marx – clamava pela consciência de classe, pois seria pela
conscientização das formas de exploração que os operários poderiam se unir e
lutar contra a exploração presente no capitalismo e, assim, transformar a
realidade e construir uma sociedade mais justa e menos desigual.
• Max Weber – para ele, não há consciência de classe, pois as classes
obedecem a uma questão econômica e se definem pela produção de bens.
ATENÇAO! Segue abaixo o vídeo aula para melhor compreensão sobre conceito de classes sociais para Karl Marx e para Max Weber:
https://www.youtube.com/watch?v=FaRezzQ1GvQ
OBS:. Estratificação social: A palavra estrato é definida como: “Grupo ou camada social de uma população,
definido em relação ao nível de renda, educação etc.”
A expressão estratificação social, amplamente empregada nas análises sociológicas, remete, portanto, à compreensão de que a sociedade é dividida de acordo com uma hierarquia calcada em critérios econômicos, políticos, profissionais e outros.
ATIVIDADE
NO CADERNO! Copie as questões enumerando-as e responda.
11- 1-
111 1) Para ajudar na compreensão sobre classes, observe as imagens
apresentadas a seguir e reflita sobre o que há de comum entre elas, apesar dos
diferentes contextos históricos que elas representam. Depois de analisá-las,
descreva conforme pedido:
*Brasil Colônia e Império
Senhores de terras e de escravos
Escravos
a-
Como eram as relações
entre as classes no contexto histórico acima?
b-
Qual dessas classes detinha mais poder.
*Idade Média
Senhor feudal
Servos
a-
Como eram as relações
entre as classes no contexto histórico acima?
b-
Qual dessas classes detinha mais poder.
*Idades Moderna e Contemporânea
Burgueses
Proletários
a-
Como eram as relações
entre as classes no contexto histórico acima?
b-
Qual dessas classes detinha mais poder.
2- O que é o conceito de mais-valia, mais-valia
absoluta e mais valia- relativa?
3-Elabore em seu caderno uma redação (mínimo 20 linhas) com o tema: “Classes sociais:
do que se trata?”.
BONS ESTUDOS ;=D
Comentários
Enviar um comentário