SOCIOLOGIA – 1°E –RECUPERAÇÃO DO 3ºBIMESTRE PROFESSORA FABIANE

 

SOCIOLOGIA –  1°E –RECUPERAÇÃO DO 3ºBIMESTRE PROFESSORA FABIANE

ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no caderno, porém, deverão tirar fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br 

 

Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série.

PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO.

CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL ou WhatsApp 11- 968362464.

 

3º BIMESTRE - RECUPERAÇÃO

Leia abaixo com atenção, respeitando as virgulas, pontos e exclamação e etc. Pois dessa forma terá melhor compreensão do texto. Dica: leia conversando com o texto e palavras que desconheça,  pesquise o significado no dicionário ou  google J .

 

Conceito de território

O conceito de território abre horizontes para a compreensão dos espaços físicos e sociais; diria físicos-sociais. Aqui pretendo apresentar, de forma mais objetiva possível esse importante conceito para as Ciências Sociais e para a Geografia, em particular.

O território é a dimensão do espaço habitado, delimitado fisicamente com limites físicos de caráter político/administrativo. O território é fruto de sua história que se manifesta no presente, portanto, um espaço dotado de heranças, sobre as formas das estruturas, da cultura e das relações sociais, apresentando-se como uma condição herdada.

O território guarda o passado do agir hegemônicos e dos conflitos sociais, das lutas de classe e do fazer cotidiano. As lutas sociais que se desenvolvem nesse espaço possibilitam o fechamento de uma região a qual será delimitada fisicamente. Uma vez delimitada, cria-se fronteiras simbólicas e físicas a fim de trazer clareza de sua existência, dando início a um processo social de construção de legitimidade.

A compreensão desse conceito proporciona entender as configurações dos espaços ocupados, marcados por disputas e representações simbólicas. O país, acompanhado da ideia de nação, é exemplar para entendermos os usos do território para agregar indivíduos de forma coesa em torno de aspectos construídos socialmente a partir de um arbitrário cultura. A compreensão de conceitos e categorias do campo disciplinar são fundamentais para enxergar melhor os fenômenos sociais, tais como o território.

 

Resumidamente, o território é o espaço apropriado, o local onde um determinado grupo exerce o domínio ou a sua soberania. Não por acaso, esse conceito está quase sempre ligado à noção de Estado, que não existe sem o seu próprio território. No entanto, é importante deixar bem claro que ele também se manifesta nas mais diversas escalas, como por exemplo: o território de um traficante em uma determinada favela ou a área comandada pelos países-membros da União Europeia.

 

 

A identidade cultural

 É,  aquela marca característica de um grupo social que partilha um ideal, valores, costumes e comportamentos formados ao longo da sua história. É a consciência de pertencer a determinado grupo - sejam por caracteres comuns de gênero, de origem étnica, ou por interesses específicos, crenças, entre outros – que aproxima os indivíduos em certa sociedade. A identidade cultural de um grupo (independentemente de seu tamanho) é de extrema importância para seu reconhecimento social e político e assenta-se em ideias e representações sociais.

 

ATENÇÃO: É a partir da nossa identidade cultural que construímos a ideia de “eu”,

“nós” e “outros”. A forma como o fazemos muitas vezes põe em evidência fronteiras sociais ligadas à classe socioeconômica, à etnia, ao gênero, ou ao tipo de roupa que preferimos... Por meio desses muitos elementos combinados, identificamos “semelhantes” e “outros”.

Essa diferenciação pode originar tendências etnocêntricas → Ex: teorias sociais racistas → Colonialismo séc. XIX → Justificativa para ações imperialistas na África, Ásia, e povos indígenas e negros nas Américas.

 

Apontamentos sobre a Diversidade cultural na sociedade brasileira:

▪ A construção de uma identidade nacional está ligada a ideia de pertencimento a um território ou a um povo. As diferenças culturais estão presentes na formação da sociedade;

▪ O Brasil é uma nação pluriétnica e multicultural, composta por diversas formas de organização social.

▪ No Brasil com indivíduos tão diferentes entre si – seja pela cor da pele, classe social, a região onde moram, o estilo da vida que expressam -existe um racismo difuso e uma discriminação velada, que se expressam na intolerância cotidiana;

▪ Para pensarmos na marginalização de grupos culturais: comunidades indígenas brasileiras.

 

Durante séculos, os indígenas não foram respeitados nos seus costumes e no seu direito ao uso das terras. Os que sobreviveram ao genocídio causado pela colonização foram limitados por exploradores e depois latifundiários e pelo Estado; além de empresas e fazendeiros que se aproveitam ilegalmente das suas terras, acabando com recursos naturais que os indígenas utilizam como forma de sobrevivência. A nossa

Constituição Federal de 1988, garante a demarcação das terras indígenas com o objetivo de reverter algumas injustiças e proporcionar condições para a subsistência, embora o conflito com representantes no agronegócio seja constante.

Outro processo de imposição cultural a partir do ponto de vista europeu ocorreu também com os negros no país; muitos movimentos de resistência ocorreram revoltas que tiveram conquistas, porém sempre com duras repressões das forças oficiais.

As pesquisas das ciências sociais demonstram que o racismo é uma construção histórica que resiste nas ideias que as pessoas têm sobre “ser negro”, “ser branco”, “ser índio”. Esses estudos sugerem que o combate ao preconceito precisa ser enfrentado pelo Estado por meio da educação e das políticas afirmativas.

 

 

Atividade para ser realizada no caderno:

 

1-    Explique com suas palavras o conceito de território.

 

2-Defina Identidade Cultural.

 

3- – Pensando na questão indígena relatada no texto, escreva sobre as consequências da imposição cultural. (Mínimo 30 linhas)

 

Agora, leia atentamente o texto abaixo e realize a atividade em seguir.

 

Contra cultura

Na sociologia, a contracultura refere-se a um movimento libertário de contestação que surgiu na década de 60 nos Estados Unidos. Representou um movimento de rebeldia e insatisfação que rompeu com diversos padrões, ao contestar de forma radical comportamentos da cultura dominante. No entanto, vale lembrar que ele possui um caráter pacífico.

Identidade ou identificação?

É interessante notar que, para Michel Maffesoli, o Brasil é um dos países em que melhor se podem observar as dinâmicas do neotribalismo, porque entre nós o tradicional e o tecnológico se combinam o tempo todo. De fato, no cenário das grandes cidades brasileiras, a todo momento surgem novas tribos (wiccas, emos, patricinhas, pitboys), enquanto outras praticamente desaparecem (darks, grunges) e outras, ainda, sobrevivem há bastante tempo (metaleiros, punks, surfistas). Em sua maioria, essas tribos – ou “comunidades estéticas”, para usarmos a expressão de outro sociólogo famoso, chamado Zigmunt Bauman – distinguem se umas das outras sobretudo por quesitos visuais e padrões de consumo, que se tornam elementos próprios de sua identidade. Mas, se antes a noção de identidade, de um grupo ou de um indivíduo, remetia à ideia de unidade, estabilidade e coerência, hoje não é necessariamente assim. Alguém que durante a pré-adolescência se identificava como funkeiro, aos 14 anos pode se “converter” em emo, e aos 16 passar a se apresentar como exfunkeiro ainda emo e também vegetariano.

É por isso que Michel Maffesoli propõe a substituição da noção de identidade pela de identificação. Qual é a diferença entre essas duas noções? Enquanto identidade se refere a um modo de ser estável e coerente, identificação diz respeito a “máscaras variáveis”, até mesmo descartáveis, relações “informais” e “afetivas” entre os sujeitos. Se, no início do século XX, as meninas praticamente já nasciam com uma identidade preestabelecida – deveriam se casar na igreja, ter filhos e cuidar da casa –, uma jovem do novo milênio tem um leque muito maior de possibilidades de identificação a sua frente, tanto em termos de vida afetiva, sexual e familiar quanto de vida profissional.

 

Punks, patricinhas, emos, metaleiros, surfistas, straight edges e tantas outras tribos, comunidades ou movimentos que circulam pelas ruas das grandes cidades brasileiras nos ajudam a refletir sobre o dilema que Georg Simmel já havia apontado como característico da modernidade: ser único ou pertencer a um grupo, querer ser reconhecido como indivíduo e também como parte de um todo maior. As “tribos” prometem, de certo modo, singularização e pertencimento: cada membro é diferente dos que não fazem parte de seu grupo e ao mesmo tempo é “igual” aos outros membros da tribo.

Pertencer à “comunidade dos vegetarianos” significa, por um lado, estar em oposição aos que têm um tipo de hábito alimentar não vegetariano e, por outro, identificar- se com qualquer outro ser sobre a face da Terra, independentemente de sua cor, credo ou postura política, simplesmente porque esse ser também não come carne.

Essas “comunidades” de gostos e comportamentos se contrapõem, por um lado, à ideia de que todos são iguais em uma sociedade de massas, os gostos são homogêneos ou os comportamentos se parecem porque todos estão informados pelos meios de comunicação.

A diversidade de tribos mostra que, ao contrário, há muitas maneiras de expressar o jeito de ser próprio de cada grupo. Essa diversidade interessa à Sociologia porque ela revela as maneiras distintas da vida em grupo.

E revela também que a chamada modernidade é muita coisa, menos o “tudo igual” que parecem sugerir algumas falas mais apressadas: os jovens são assim, são assados, todos querem isso ou todos querem aquilo.

Abrindo nossos olhos, apurando nossa observação e exercitando nossa imaginação sociológica, percebemos o quanto é extensa, variada e imprevisível a manifestação das vontades coletivas.

 

As tribos urbanas são alguns exemplos que ajudam a refletir um pouco mais sobre a diversidade dos tipos sociais que povoam as cidades grandes. As tribos urbanas mesclam aspectos arcaicos (religião, tradição, fidelidades etc.) com a modernidade (tecnologia e desenvolvimento científico). A sociabilidade urbana, marcada pelo anonimato, possibilita que as pessoas se reinventem, recriem-se, reorganizem-se e socializem da forma que escolherem. Bem-comportadas ou rebeldes, as tribos ostentam padrões estéticos que se opõem às tendências mais amplas da sociedade. Isso transforma os indivíduos identificados com cada uma delas em consumidores de produtos que os singularizam como membros de uma comunidade particular. Existe, portanto, uma intenção de distinção que parte dos adeptos das tribos. Por outro lado, aqueles que não se identificam com uma tribo urbana ou não aceitam os padrões propostos por ela podem rotular, estigmatizar seus integrantes e até alimentar uma dinâmica de discriminação e preconceito contra eles.

 

Assista o vídeo abaixo sobre contra cultura

 

https://www.youtube.com/watch?v=sXF590p6cwc

 

 

 

Atividade para ser realizada no caderno:

 

1-Como podemos observar na leitura do texto e no vídeo, existe relação entre juventude e os movimentos de contracultura.

Escolha um dos movimentos a seguir:

 

*Movimento punk

*Movimento hip-hop

*Movimento hippie

 

Faça uma pesquisa sobre o Movimento escolhido, com base no roteiro a seguir.

Contudo, toda pesquisa precisa ser planejada. Em primeiro lugar, é necessário ter clareza do seu objeto de pesquisa, quer dizer, saber o que deseja aprender com ela. O segundo passo é selecionar informações sobre o assunto, ou seja, identificar onde poderá aprender e investigar sobre o tema em questão. Nesse momento, você terá algumas alternativas, por exemplo internet e até mesmo entrevistas com pessoas da sua família.

 

a)        Qual é o contexto social e político que originou esse movimento?

b)        Em que lugar e época ele foi criado?

c)         Que causa ou finalidade move ou movia esses jovens?

d)        Quem são seus principais líderes, idealizadores, músicos, etc.?

e)        Como ele acontece/ aconteceu no Brasil?

 

 

BONS ESTUDOS   ;=D

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