Professor Janser - Geografia - 1º A, B, C, D, E. Atividade 1 do 4º Bimestre - Aulas previstas: 4 - Habilidade trabalhada :(EM13CHS2) Data de entrega até 05/11/2021

14ª Postagem Blog2021 - Professor Janser - Geografia. 

Atividade 1 – 4º Bimestre:

Somente para alunos no sistema REMOTO!

 Tema: As diferentes formas de concepção da geopolítica mundial e as organizações internacionais

 Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog da UE, e-mail e WhatsApp); Currículo em Ação; Dispositivos necessários: celular, computador etc. 

 Aulas Previstas: 4 aulas

 Data de entrega da atividade: até 05/11/2021

 Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.

 Meio eletrônico de entrega: Enviadas para o professor através do e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

 Horário de atendimento aos alunos:  das 7:00 às 18:35 horas presencialmente na UE e/ou via WhatsApp e grupos de turmas: (11) 91011-9529.

 Ensino Médio: 1ª série A, B, C, D, E – 4º bimestre.

 Habilidades do Currículo Paulista de Geografia:

 Habilidade: (EM13CHS204). Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis.

 Unidade temática: CATEGORIA: TERRITÓRIO E FRONTEIRA

 Objeto do conhecimento: Desigualdade no território: diferentes formas de ocupação em diferentes espaços; e Transição demográfica, população economicamente ativa e ocupação das áreas urbanas.

TEMA: As formas de violência e desumanização: a não cidadania 

SITUAÇÃO-PROBLEMA: Quais fazeres sociais, políticos, econômicos, e tecnológicos, dos mais simples aos mais complexos, tornam nossa sociedade melhor? 

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Representação cartográfica da violência; O discurso da violência nas campanhas políticas, propagandas ideológicas, redes sociais e no uso político de Fake News.

 Texto para consulta, enviar somente as atividades!

Currículo em Ação - Volume 4: Páginas 224 e 225

Link Material de Apoio: Currículo em Ação - Volume 4
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/materiais-de-apoio-2/

Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2020/08/ atlas-da-violencia-2020-infografico.pdf.

A - Quais informações podem ser extraídas do mapa “homicídios em 2018”, extraído do atlas da violência 2020?

B - Elabore um gráfico de colunas com os dados do mapa “homicídios em 2018” e pesquise os índices de homicídios dos países da América Latina, comparando-os com os do Brasil.

 O que é violência?

Violência, para a Organização Mundial de Saúde, caracteriza-se pelo uso intencional da força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha a possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação.

 Qual a diferença entre tipos de violência?

Os diversos tipos de violência diferem a partir da forma como se manifestam. Ocorrem a partir da utilização de força física ou poder sobre si mesmo, pessoa ou grupo, causando algum tipo de dano.

 Os tipos de violência podem ser classificados como violência física, psicológica, moral, sexual, econômica e social.

 Os atos de violência podem utilizar um ou mais tipos de violência. Como nos casos de violência doméstica em que, geralmente, os atos de violência física podem vir acompanhados de violência psicológica, moral, sexual ou econômica.

 Características das agressões Atos de violência

Violência física

Utilização a força física        

Golpes

Ferimentos

Submissões físicas (puxões, empurrões, imobilização, etc.)

  Violência psicológica Opressão psicológica 

Ameaças

Humilhações

Intimidações

 Violência moral          Opressão ou exposição da pessoa     

Difamações

Calúnias

Chantagens

 Violência sexual         Imposição de cunho sexual sem consentimento       

Abusos

Assédio

Estupro

Exposição da ou à nudez

Prática de atos sexuais indesejados

 Violência econômica  Subtração de bens ou imposição de dependência econômica         

Retenção de bens ou capital

Roubo

Furto

 Violência social          Repressão ou opressão de grupos minoritários         

Discriminação

Segregação

Intolerância

 

 1º MOMENTO: CARTOGRAFIA DA VIOLÊNCIA

 1) Dialogue com seus colegas e professor refletindo sobre os questionamentos a seguir:

 Você já presenciou um ato de violência?

 A violência está associada à saúde pública? De

que maneira?

 O que você entende sobre violência?

Enviar as atividades pelo e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

Escrever no corpo do e-mail: Nome, ano, turma e qual atividade.

Atenção ao foco das fotos e se a letra está legível.

1° A

ABIGAIL JULIETA

SOFIA GUEDES PEDROSO

YONNIS GISELE CEMINO MEDINA

EVELYN VITÓRIA MACIEL DE OLIVEIRA

1°B

THAWANY SAPELI DE SOUZA

NEIDE QUISPE ZANGA

KAIK AUGUSTO CAETANO ALVES

MICHEL MARTINS SANTOS ALVES

1°C

MILLENA ALCANTARA PERREIRA

KARINA KETLYN DOS SANTOS

VITÓRIA DA SILVA BARBOSA

ANDREZA SILVA DE OLIVEIRA

JULYANA VIEIRA MATOS

1°D

JOSÉ GABRIEL DE SOUZA SANTOS

RAFAEL INÁCIO DE MAGFALHÃES

PABLIA VITÓRIA DA SILVA

JULIA LIRITY R, DE PAIVA SILVA

PHAMELA SUELLEN MOURA

1°E

JONATAN A. DO NASCIMENTO

ARIANE INGRIDE DE SOUZA

EMANUELLY DIANE FONSECA DOS SANTOS

MAYRA EUNICE PEREIRA SILVA

PEDRO HENRIQUE SOUZA GONÇALVES

RAFAEL DEBRASSI

ANA VITÓRIA B. DOS SANTOS

 

 

 

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Série EM: A, B, C, D, E.

Professora Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1º Série: EM: A, B, C, D, E.

WILSON SOCIOLOGIA 1 ANIOS A,B O papel da juventude em contextos territoriais: