EDUCAÇÃO FÍSICA_1º A _ Prof. Gomes - Tema: Ginástica de condicionamento físico e ginástica de consciência corporal

 4º Bimestre: Atividade 1

 

Tema: Ginástica de condicionamento físico e ginástica de consciência corporal

 

Recursos materiais: Acesso à internet por computador ou celular smartphone (tirar fotos também); papelaria pessoal, caderno de anotações, registro, caneta, lápis e outras.

Aulas Previstas: 4

Dia e hora de aula no CMSP: Segunda-feira às 07h30min e as sexta-feira às 15h30min;

Data de entrega da atividade: até 08/11/2021

Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.

Meio eletrônico de entrega da atividade: gomesc@prof.educacao.sp.gov.br

Horário de atendimento aos alunos:  das 07h às 18h de segunda a sexta-feira exceto feriados e para tirar dúvidas watts 910119040 ou watts 95719-7103.

Habilidade: (EF09EF07) Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências de consciência corporal, condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

 

👉Atividade para fazer: Faça a leitura do texto que segue abaixo, assista ao vídeo no link indicado, formule 5 questões com respostas sobre o tema e faça o jogo das poses que segue abaixo dos textos ficando uns 10 segundos em cada posição descrevendo no caderno como foi a vivência prática das poses e ao finalizar enviar ao professor foto da atividade pronta.

 

 👉Vídeo:  15/10/21 - 1ª Série EM - Educação Física - Saúde é o que interessa...

https://youtu.be/1TF9C6G0y5g

 

👉Textos:

AULA 8 (Parte 2) - Ginástica de Condicionamento Físico(redirected from Aula 8 (b) - Ginástica de Condicionamento Físico)

Page historylast edited by Edilaine 7 years ago

A Ginástica de Condicionamento Físico teve sua evolução no Brasil a partir do surgimento da dança aeróbica nos Estados Unidos da América (EUA), na década de 70. A Dança Aeróbica, versão antecessora da Ginástica Aeróbica, surgiu nos EUA com a bailarina Jacki Sorensen, como uma forma alternativa de aquisição de condicionamento cardiovascular. Esta atividade associava música, coreografias de dança, saltos e deslocamentos. Posteriormente, os movimentos foram substituídos por exercícios calistênicos, sendo introduzidos por Professores de Educação Física e artistas como Jane Fonda, transformando, assim, a dança aeróbica em ginástica aeróbica (GA).

 

Nos anos 80, a maioria das academias ofertavam aulas de Musculação, Ginástica Aeróbica, Ginástica Aeróbica com Step e Ginástica Localizada. Com a abertura do mercado de capital para outros países, teve início a importação de acessórios, roupas e equipamentos, associando a Ginástica de Condicionamento Físico à reprodução de valores de consumo da sociedade capitalista. Consumismo, culto ao corpo, individualismo e narcisismo são algumas das conseqüências contraditórias que marcaram seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

 

No final dos anos 90, a Body Systems chega ao Brasil com suas aulas pré-coreo­grafadas ou aulas prontas, provocando um impacto significativo no mercado. Ocor­re uma grande diversificação das modalidades e de outros produtos vendidos pelas academias. Os planos passam a permitir acesso a todas elas, inclusive à musculação.

 

O fitness caracteriza-se pela ênfase no condicionamento físico do indivíduo, e as academias de ginástica surgiram tendo essa finalidade. Muitos donos das primeiras academias eram halterofilistas, atletas, ou pessoas que, em geral, estavam envolvidas em práticas corporais. Com o desenvolvimento do ramo das academias de ginástica como negócio, a visão antes restrita ao fitness foi se ampliando para a busca do bem-estar geral (saúde do corpo e da mente), onde a preocupação é a de orientar os alunos para a prática da atividade física consciente.

Atualmente, as academias de ginástica diversificam com frequencia a oferta de atividades com a finalidade de manter a motivação de seu público e, assim, permanecer no mercado. Segue abaixo algumas modalidades, sendo que existem variações dentro de cada uma delas:

 

Pilates: proporciona consciência corporal e estruturação geral das diferentes cadeias musculares, trabalhando a região central do corpo: abdômen, pelve, glúteos, costas, cintura escapular, por meio de exercícios de solo e aparelhos.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=PM19B4cgOWE

 

Musculação: utilizando pesos livres e estações específicas, trabalha diferentes grupamentos musculares proporcionando aumento de força, resistência e potência muscular.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=PM19B4cgOWE 


Treinamento Funcional: trabalha o corpo de forma integrada, desenvolvendo agilidade, força, flexibilidade e coordenação motora, melhorando a funcionalidade do corpo para atividades do dia a dia e práticas esportivas.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=9_pCJ9fL_Z0

 

Ginástica localizada: exercícios gerais, utilizando equipamentos como bolas, halteres, bastões, step, entre outros, trabalhando força, coordenação, equilíbrio e flexibilidade.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=B7nG4F7Q2HE

 

Alongamentos: exercícios gerais para melhoria da flexibilidade de músculos, tendões e articulações;

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=-gRj-HCnKaY

 

Treinamento aeróbico: voltado para melhoria da capacidade cardiorespiratória, realizado por meio de bicicleta ergométrica, caminhada e corrida. O programa poderá incluir aulas de artes marciais, yoga, step, recreação, esportes coletivos, jump e danças.
Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=PQ-wKMMCNzc

http://www.youtube.com/watch?v=4LJjS0nxb5k

 

Para saber mais, clique no link abaixo:

http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/4862/5345

 

http://ginastikas.pbworks.com/w/page/79806332/Aula%208%20(b)%20-%20Gin%C3%A1stica%20de%20Condicionamento%20F%C3%ADsico

 


https://www.liveworksheets.com/worksheets/pt/Educa%C3%A7%C3%A3o_F%C3%ADsica/Gin%C3%A1stica/Gin%C3%A1stica_rr2151737li


👉Jogo da poses:


https://www.facebook.com/EmebAurelinoLeal/photos/pcb.298128764882394/298123131549624/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Série EM: A, B, C, D, E.

Professora Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1º Série: EM: A, B, C, D, E.

WILSON SOCIOLOGIA 1 ANIOS A,B O papel da juventude em contextos territoriais: