Wilson sociologia 1 anos A.BTerritorialidades e juventudes
Disciplina: SOCIOLOGIA
Série destino: 1 A.B
Quantia de aulas previstas: 04 Aulas
Tema:: Disciplina: SOCIOLOGIA
Série destino: 1 A.B
Quantia de aulas previstas: 04 Aulas
Tema:: Territorialidades e juventudes
Dia da aula de sociologia no CMSP : 23/09/21
Habilidades: Analisar a produção de
diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas,
ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com
destaque para as culturas juvenil
4
ATIVIDADE 1 ANO A e B
SOCIOLOGIA
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 1 – SOCIOLOGIA TEMA:
Territorialidades e juventudes
CULTURAS
JUVENIS
O Mundo da cultura aparece como
um espaço privilegiado de práticas, representações, símbolos e rituais, no qual
os jovens buscam demarcar uma identidade juvenil. Longe dos olhares dos pais,
educadores ou patrões, mas sempre os tendo como referência, os jovens
constituem culturas juvenis que lhes dão uma identidade como jovens. As
culturas juvenis, como expressões simbólicas da condição juvenil, se manifestam
na diversidade em que esta se constitui, ganhando visibilidade por meio dos
mais diferentes estilos, que têm no corpo e no seu visual uma das suas marcas
distintivas. Jovens ostentam os seus corpos e, neles, as 144 roupas, as
tatuagens, os piercings, os brincos, falando da adesão a determinado estilo,
demarcando identidades individuais e coletivas, além de sinalizar um status
social almejado. [...] De forma diferenciada, [a adesão a um dos mais variados
estilos existentes] lhes abre a possibilidade de práticas, relações e símbolos
por meio dos quais criam espaços próprios, com uma ampliação dos circuitos e
redes de trocas, o meio privilegiado pelo qual se introduzem na esfera pública.
Por meio da produção dos grupos culturais a que pertencem, muitos deles recriam
as possibilidades de entrada no mundo cultural além da figura do espectador
passivo, colocando-se como criadores ativos. Através da música ou da dança que
criam, dos shows que fazem, dos eventos culturais que promovem, eles colocam em
pauta no cenário social o lugar do pobre
. (DAYRELL, 2010, p. 70-71).
Responda
• Qual é a relação dos jovens com a produção
de cultura e a construção de suas identidades?
• De que maneiras os jovens se relacionam com
a sociedade de consumo e a produção de cultura?
• Pensando nas culturas juvenis do tempo dos
seus pais e comparando-as com as de hoje, aponte continuidades e
descontinuidades na forma de expressão e manifestação dessas culturas
• Alguma vez você parou para pensar o que é juventude? Como
você se define enquanto jovem? O que, para você, é ser jovem?
• Como será a
experiência de ser jovem no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e de ser jovem
no trecho carioca do Vale do Paraíba? E de ser jovem do Vale do Xingu, no
Estado do Pará, ou do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais?
• Que condições aproximam e distanciam as experiências de
ser jovem e mulher e de ser jovem e homem? E de ser jovem negro e não negro?
Trabalhador ou não?
• O que implica ser
jovem em grandes centros urbanos ou no meio rural?
• Por que, para
pensarmos sobre a condição de existência dos jovens, a Sociologia propõe uma
abordagem sobre “as” juventudes e não apenas “a” juventude?
ENTREGAR ATIVIDADES ATÉ 07/1021
NO EMAIL wildamblei2@yahoo.com.br
Zap só para recados 965640519
Dia da aula de sociologia no CMSP : 23/09/21
Habilidades: Analisar a produção de
diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas,
ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com
destaque para as culturas juvenil
4
ATIVIDADE 1 ANO A e B
SOCIOLOGIA
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 1 – SOCIOLOGIA TEMA:
Territorialidades e juventudes
CULTURAS
JUVENIS
O Mundo da cultura aparece como
um espaço privilegiado de práticas, representações, símbolos e rituais, no qual
os jovens buscam demarcar uma identidade juvenil. Longe dos olhares dos pais,
educadores ou patrões, mas sempre os tendo como referência, os jovens
constituem culturas juvenis que lhes dão uma identidade como jovens. As
culturas juvenis, como expressões simbólicas da condição juvenil, se manifestam
na diversidade em que esta se constitui, ganhando visibilidade por meio dos
mais diferentes estilos, que têm no corpo e no seu visual uma das suas marcas
distintivas. Jovens ostentam os seus corpos e, neles, as 144 roupas, as
tatuagens, os piercings, os brincos, falando da adesão a determinado estilo,
demarcando identidades individuais e coletivas, além de sinalizar um status
social almejado. [...] De forma diferenciada, [a adesão a um dos mais variados
estilos existentes] lhes abre a possibilidade de práticas, relações e símbolos
por meio dos quais criam espaços próprios, com uma ampliação dos circuitos e
redes de trocas, o meio privilegiado pelo qual se introduzem na esfera pública.
Por meio da produção dos grupos culturais a que pertencem, muitos deles recriam
as possibilidades de entrada no mundo cultural além da figura do espectador
passivo, colocando-se como criadores ativos. Através da música ou da dança que
criam, dos shows que fazem, dos eventos culturais que promovem, eles colocam em
pauta no cenário social o lugar do pobre
. (DAYRELL, 2010, p. 70-71).
Responda
• Qual é a relação dos jovens com a produção
de cultura e a construção de suas identidades?
• De que maneiras os jovens se relacionam com
a sociedade de consumo e a produção de cultura?
• Pensando nas culturas juvenis do tempo dos
seus pais e comparando-as com as de hoje, aponte continuidades e
descontinuidades na forma de expressão e manifestação dessas culturas
• Alguma vez você parou para pensar o que é juventude? Como
você se define enquanto jovem? O que, para você, é ser jovem?
• Como será a
experiência de ser jovem no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e de ser jovem
no trecho carioca do Vale do Paraíba? E de ser jovem do Vale do Xingu, no
Estado do Pará, ou do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais?
• Que condições aproximam e distanciam as experiências de
ser jovem e mulher e de ser jovem e homem? E de ser jovem negro e não negro?
Trabalhador ou não?
• O que implica ser
jovem em grandes centros urbanos ou no meio rural?
• Por que, para
pensarmos sobre a condição de existência dos jovens, a Sociologia propõe uma
abordagem sobre “as” juventudes e não apenas “a” juventude?
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