Wilson sociologia 1 anos A.BTerritorialidades e juventudes

 

Disciplina: SOCIOLOGIA

Série destino: 1 A.B

Quantia de aulas previstas: 04 Aulas

Tema:: Disciplina: SOCIOLOGIA

Série destino: 1 A.B

Quantia de aulas previstas: 04 Aulas

Tema:: Territorialidades e juventudes

Dia da aula de sociologia no CMSP : 23/09/21

Habilidades: Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenil

 

 

 

4 ATIVIDADE 1 ANO A e B

SOCIOLOGIA

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – SOCIOLOGIA TEMA:

 Territorialidades e juventudes

CULTURAS JUVENIS

O Mundo da cultura aparece como um espaço privilegiado de práticas, representações, símbolos e rituais, no qual os jovens buscam demarcar uma identidade juvenil. Longe dos olhares dos pais, educadores ou patrões, mas sempre os tendo como referência, os jovens constituem culturas juvenis que lhes dão uma identidade como jovens. As culturas juvenis, como expressões simbólicas da condição juvenil, se manifestam na diversidade em que esta se constitui, ganhando visibilidade por meio dos mais diferentes estilos, que têm no corpo e no seu visual uma das suas marcas distintivas. Jovens ostentam os seus corpos e, neles, as 144 roupas, as tatuagens, os piercings, os brincos, falando da adesão a determinado estilo, demarcando identidades individuais e coletivas, além de sinalizar um status social almejado. [...] De forma diferenciada, [a adesão a um dos mais variados estilos existentes] lhes abre a possibilidade de práticas, relações e símbolos por meio dos quais criam espaços próprios, com uma ampliação dos circuitos e redes de trocas, o meio privilegiado pelo qual se introduzem na esfera pública. Por meio da produção dos grupos culturais a que pertencem, muitos deles recriam as possibilidades de entrada no mundo cultural além da figura do espectador passivo, colocando-se como criadores ativos. Através da música ou da dança que criam, dos shows que fazem, dos eventos culturais que promovem, eles colocam em pauta no cenário social o lugar do pobre

. (DAYRELL, 2010, p. 70-71).

 

 

Responda

 • Qual é a relação dos jovens com a produção de cultura e a construção de suas identidades?

 • De que maneiras os jovens se relacionam com a sociedade de consumo e a produção de cultura?

 • Pensando nas culturas juvenis do tempo dos seus pais e comparando-as com as de hoje, aponte continuidades e descontinuidades na forma de expressão e manifestação dessas culturas

 

 

 

• Alguma vez você parou para pensar o que é juventude? Como você se define enquanto jovem? O que, para você, é ser jovem?

 • Como será a experiência de ser jovem no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e de ser jovem no trecho carioca do Vale do Paraíba? E de ser jovem do Vale do Xingu, no Estado do Pará, ou do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais?

• Que condições aproximam e distanciam as experiências de ser jovem e mulher e de ser jovem e homem? E de ser jovem negro e não negro? Trabalhador ou não?

 • O que implica ser jovem em grandes centros urbanos ou no meio rural?

 • Por que, para pensarmos sobre a condição de existência dos jovens, a Sociologia propõe uma abordagem sobre “as” juventudes e não apenas “a” juventude?

 

ENTREGAR ATIVIDADES ATÉ 07/1021

NO EMAIL wildamblei2@yahoo.com.br

Zap só para recados 965640519

 

Dia da aula de sociologia no CMSP : 23/09/21

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 Territorialidades e juventudes

CULTURAS JUVENIS

O Mundo da cultura aparece como um espaço privilegiado de práticas, representações, símbolos e rituais, no qual os jovens buscam demarcar uma identidade juvenil. Longe dos olhares dos pais, educadores ou patrões, mas sempre os tendo como referência, os jovens constituem culturas juvenis que lhes dão uma identidade como jovens. As culturas juvenis, como expressões simbólicas da condição juvenil, se manifestam na diversidade em que esta se constitui, ganhando visibilidade por meio dos mais diferentes estilos, que têm no corpo e no seu visual uma das suas marcas distintivas. Jovens ostentam os seus corpos e, neles, as 144 roupas, as tatuagens, os piercings, os brincos, falando da adesão a determinado estilo, demarcando identidades individuais e coletivas, além de sinalizar um status social almejado. [...] De forma diferenciada, [a adesão a um dos mais variados estilos existentes] lhes abre a possibilidade de práticas, relações e símbolos por meio dos quais criam espaços próprios, com uma ampliação dos circuitos e redes de trocas, o meio privilegiado pelo qual se introduzem na esfera pública. Por meio da produção dos grupos culturais a que pertencem, muitos deles recriam as possibilidades de entrada no mundo cultural além da figura do espectador passivo, colocando-se como criadores ativos. Através da música ou da dança que criam, dos shows que fazem, dos eventos culturais que promovem, eles colocam em pauta no cenário social o lugar do pobre

. (DAYRELL, 2010, p. 70-71).

 

 

Responda

 • Qual é a relação dos jovens com a produção de cultura e a construção de suas identidades?

 • De que maneiras os jovens se relacionam com a sociedade de consumo e a produção de cultura?

 • Pensando nas culturas juvenis do tempo dos seus pais e comparando-as com as de hoje, aponte continuidades e descontinuidades na forma de expressão e manifestação dessas culturas

 

 

 

• Alguma vez você parou para pensar o que é juventude? Como você se define enquanto jovem? O que, para você, é ser jovem?

 • Como será a experiência de ser jovem no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e de ser jovem no trecho carioca do Vale do Paraíba? E de ser jovem do Vale do Xingu, no Estado do Pará, ou do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais?

• Que condições aproximam e distanciam as experiências de ser jovem e mulher e de ser jovem e homem? E de ser jovem negro e não negro? Trabalhador ou não?

 • O que implica ser jovem em grandes centros urbanos ou no meio rural?

 • Por que, para pensarmos sobre a condição de existência dos jovens, a Sociologia propõe uma abordagem sobre “as” juventudes e não apenas “a” juventude?

 

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