WILSON FILOSOFIA Territorialidades e juventudes 1 ANOS C.D.E
Disciplina: FILOSOFIA
Série destino: 1 C.D.E
Quantia de aulas previstas: 04 Aulas
Tema:: Territorialidades e juventudes
Dia da aula de sociologia no CMSP : 23/09/21
Habilidades: Analisar a produção de
diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas,
ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com
destaque para as culturas juvenil
4
ATIVIDADE 1 Anos C,D.E
ATIVIDADES
O que é ser jovem? E o que é
ser jovem hoje?
Já se perguntou também como
será que era ser jovem na época dos seus pais? E dos seus avós?
Será que a concepção de
juventude muda no decorrer dos tempos?
Será que ela é diferente em
outros lugares? A cultura de um país pode influenciar a concepção de vida e de
juventude? Qual é o papel da música para a juventude? –
Apologia
de Sócrates
Ora, julgais que eu teria
vivido tantos anos, se me tivesse aplicado aos negócios públicos, e procedendo
como homem de bem, tivesse defendido as coisas justas, e, como deve ser,
tivesse dado a isso maior importância? Muito longe disso, cidadãos atenienses;
na verdade, também nenhum outro se teria salvo! Eu, porém, durante toda a minha
vida, se fiz alguma coisa, em público ou em particular, vos apareço sempre o
mesmo, não tendo jamais concedido coisa alguma contra a justiça nem aos outros
nem a algum daqueles que meus caluniadores chamam de meus discípulos. Mas nunca
fui mestre de ninguém: embora nunca me opusesse àquele que se mostrou desejoso
da minha presença quando eu falava, e acudiam à minha procura jovens e velhos,
nunca me recusei a ninguém. Nunca, ao menos, falei de dinheiro; mas igualmente
me presto a me interrogar os ricos e os pobres, quando alguém, respondendo,
quer ouvir o que digo. E se algum deles se torna melhor, ou não se torna, não posso
ser responsável, pois que não prometi, nem dei, nesse sentido, nenhum
ensinamento. E, se alguém afirmar que aprendeu ou ouviu de mim, em particular, qualquer coisa de diverso
do que disse a todos os outros, sabei bem que não diz a verdade.
PLATÃO. Apologia de Sócrates. Tradução: Maria
Lacerda de Souza. Disponível em:
Depois
de realizar a leitura, responda em seu caderno:
1) O
que Sócrates justifica nesse trecho da obra?
2)
Qual é a relação entre os seguidores de Sócrates e os seguidores dos youtubers
e os influenciadores digitais?
3) A partir do trecho “acudiam à minha procura
jovens e velhos, nunca me recusei a ninguém”, elabore um texto que justifique a
procura de informações e entretenimento na internet, por crianças, jovens,
adultos e idosos, nos dias de hoje
ENTREGAR ATIVIDADES ATÉ 07/1021
NO EMAIL wildamblei2@yahoo.com.br
Zap só para recados 965640519
Comentários
Enviar um comentário