WILSON FILOSOFIA Territorialidades e juventudes 1 ANOS C.D.E

 

Disciplina: FILOSOFIA

Série destino: 1 C.D.E

Quantia de aulas previstas: 04 Aulas

Tema:: Territorialidades e juventudes

Dia da aula de sociologia no CMSP : 23/09/21

Habilidades: Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenil

 

 

 

4 ATIVIDADE 1 Anos C,D.E

ATIVIDADES

O que é ser jovem? E o que é ser jovem hoje?

Já se perguntou também como será que era ser jovem na época dos seus pais? E dos seus avós?

Será que a concepção de juventude muda no decorrer dos tempos?

Será que ela é diferente em outros lugares? A cultura de um país pode influenciar a concepção de vida e de juventude? Qual é o papel da música para a juventude? –

 

Apologia de Sócrates

Ora, julgais que eu teria vivido tantos anos, se me tivesse aplicado aos negócios públicos, e procedendo como homem de bem, tivesse defendido as coisas justas, e, como deve ser, tivesse dado a isso maior importância? Muito longe disso, cidadãos atenienses; na verdade, também nenhum outro se teria salvo! Eu, porém, durante toda a minha vida, se fiz alguma coisa, em público ou em particular, vos apareço sempre o mesmo, não tendo jamais concedido coisa alguma contra a justiça nem aos outros nem a algum daqueles que meus caluniadores chamam de meus discípulos. Mas nunca fui mestre de ninguém: embora nunca me opusesse àquele que se mostrou desejoso da minha presença quando eu falava, e acudiam à minha procura jovens e velhos, nunca me recusei a ninguém. Nunca, ao menos, falei de dinheiro; mas igualmente me presto a me interrogar os ricos e os pobres, quando alguém, respondendo, quer ouvir o que digo. E se algum deles se torna melhor, ou não se torna, não posso ser responsável, pois que não prometi, nem dei, nesse sentido, nenhum ensinamento. E, se alguém afirmar que aprendeu ou ouviu de  mim, em particular, qualquer coisa de diverso do que disse a todos os outros, sabei bem que não diz a verdade.

 PLATÃO. Apologia de Sócrates. Tradução: Maria Lacerda de Souza. Disponível em:

 

Depois de realizar a leitura, responda em seu caderno:

1) O que Sócrates justifica nesse trecho da obra?

2) Qual é a relação entre os seguidores de Sócrates e os seguidores dos youtubers e os influenciadores digitais?

 3) A partir do trecho “acudiam à minha procura jovens e velhos, nunca me recusei a ninguém”, elabore um texto que justifique a procura de informações e entretenimento na internet, por crianças, jovens, adultos e idosos, nos dias de hoje

 

 

ENTREGAR ATIVIDADES ATÉ 07/1021

NO EMAIL wildamblei2@yahoo.com.br

Zap só para recados 965640519

 

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Série EM: A, B, C, D, E.

ELETIVAS –1ºA, B, C e D 3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Séries: A, B, C, D, E