Professor Janser - Geografia - 1º A, B, C, D, E. Atividade 4 do 3º Bimestre - Aulas previstas: 4 - Habilidade trabalhada :(EM13CHS2) Data de entrega até 06/10/2021

 

13ª Postagem Blog2021 - Professor Janser - Geografia. 

Atividade 4 – 3º Bimestre:

 Tema: As diferentes formas de concepção da geopolítica mundial e as organizações internacionais

 Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog da UE, e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador etc. Presencialmente – lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc.

 Aulas Previstas: 4 aulas

 Data de entrega da atividade: até 06/10/2021

 Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.

 Meio eletrônico de entrega: Enviadas para o professor através do e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

 Horário de atendimento aos alunos:  das 7:00 às 18:35 horas presencialmente na UE e/ou via WhatsApp e grupos de turmas: (11) 91011-9529.

 Ensino Médio: 1ª série A, B, C, D, E – 3º bimestre.

 Habilidades do Currículo Paulista de Geografia:

 Habilidade: (EM13CHS204). Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis.

 Unidade temática: CATEGORIA: TERRITÓRIO E FRONTEIRA

 Objeto do conhecimento: Desigualdade no território: diferentes formas de ocupação em diferentes espaços; e Transição demográfica, população economicamente ativa e ocupação das áreas urbanas.

 Texto para consulta, enviar somente as atividades!



 Produção do espaço geográfico

 O espaço geográfico, concebido enquanto elemento da sociedade, é produzido e correntemente transformado, apresentando diversas formas, funções e características.

Espaço geográfico: múltiplo, diverso e complexo!

 O espaço geográfico corresponde ao espaço construído pelas atividades humanas e pelas sociedades, sendo por elas explorado e correntemente transformado. Ele difere-se do meio natural por ser o local onde imediatamente se observa a atuação do ser humano sobre o meio, com a geração de seus respectivos impactos. Trata-se, contudo, de um conceito que possui várias definições e abordagens.

De maneira geral, é correto dizer que há uma produção do espaço geográfico, ou seja, ele é resultante das atividades sociais nas esferas econômica, cultural, educacional e outras. Por esse motivo, compreendê-lo é também uma forma de entender o próprio ser humano e a estrutura das sociedades.

Há que se dizer que, além de produzido, o espaço geográfico é propriamente concebido. Além de resultado das práticas e intervenções humanas sobre o meio, ele é fruto da forma com que as pessoas enxergam a realidade. Nesse sentido, o espaço também interfere nas diferentes maneiras com que podemos apreender a realidade e a ela dar significado, ganhando, nesse sentido, uma substância, em termos de conteúdo, que lhe dá uma dinâmica própria.

É nesse sentido que surge o conceito de lugar, que nada mais é do que o espaço percebido e também aqueles locais sobre os quais os sujeitos adquirem afeição e familiaridade. Aquele ponto turístico preferido, a rua da sua casa ou até a fazenda para onde uma pessoa qualquer costuma viajar são exemplos de lugar, que ganha, portanto, um aspecto subjetivo e individual. Nesse contexto, a Geografia também é a ciência dos lugares.

Desde os primórdios da humanidade, antes mesmo da invenção da escrita, os seres humanos atuam no processo de modificação da natureza. Com o tempo, essa prática foi se tornando cada vez mais comum e culminou no desenvolvimento das civilizações, todas elas dotadas de seus espaços, sem os quais não seria possível ter referências sobre elas. Assim sendo, esse espaço é parte constituinte da sociedade que o constrói e, de certa forma, reflexo dela, sendo o produto de suas visões de mundo, práticas sociais, religiões, culturas e, claro, de seu poder. Atualmente, podemos dizer que o nosso espaço atual é fruto não só da sociedade contemporânea, mas também um produto de seu passado.

O espaço geográfico, pois, carrega consigo elementos do passado e do presente, sendo o testemunho mais explícito das diferenças de valores culturais, arquitetônicos e morais dos diferentes períodos da história. Quando observamos um prédio antigo ou andamos por ruas centenárias, somos capazes de perceber, ao menos em partes, os valores de épocas anteriores.

 Atividades : 

Currículo em Ação - I série volume 3 - páginas 234, 235, 236 e 237: Ler textos e responder todas as atividades!

Enviar as atividades pelo e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

Escrever no corpo do e-mail: Nome, ano, turma e qual atividade.

Atenção ao foco das fotos e se a letra está legível.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Série EM: A, B, C, D, E.

ELETIVAS –1ºA, B, C e D 3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Séries: A, B, C, D, E