Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa -1ª Séries: A, B, C, D e E

 

Professora: Rosa Maria

Disciplina: Língua Portuguesa

Série: 1º Ano do Ensino Médio

Aulas previstas: 08 Aulas


Aulas dos dias 14, 16, 21, 23 de setembro de 2021 – CMSP

 “Caderno Aprender Sempre” Vol.03,

Páginas: 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 35 e 36.

OBS:  Aulas presenciais e remotas!!!

 

Habilidade essencial das aulas dos dias 14,16, 21, 23 de setembro - CMSP

(EM13LP07) – Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.

Habilidades de suporte dos dias 14,16, 21, 23 de setembro de 2021 - CMSP

(EF07LP11A) – Identificar, em textos lidos ou de produção própria, períodos compostos nos quais duas orações são conectadas por vírgula, ou por conjunções que expressem soma de sentido (conjunção “e”) ou oposição de sentidos (conjunções “mas”, “porém”).

(EF09LP11) – Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais).

 

Leia o conceito abaixo para compreender as aulas das sequencias 02 e 03  do Caderno Aprender Sempre”

Leia os conceitos abaixo e resolva as tarefas do Caderno Aprender Sempre – Vol. 03

Verbos auxiliares

Os verbos auxiliares são usados em locuções verbais, tempos compostos e voz passiva, juntamente com as formas nominais dos verbos (infinitivo, particípio e gerúndio), que atuam como verbo principal.

Principais verbos auxiliares: ser, estar, ter, haver.

O verbo auxiliar não tem um sentido pleno. Apresenta as desinências verbais, sendo flexionado, indicando o tempo, o modo, o número, a pessoa e o aspecto da ação verbal. O significado da ação verbal é transmitido pelo verbo principal.

Exemplos de uso de verbos auxiliares

O ator foi convidado para a gala.
Verbo auxiliar: foi (verbo ser)
Verbo principal: convidado (verbo convidar)

Está chegando o avião da Paula.
Verbo auxiliar: está (verbo estar)
Verbo principal: chegando (verbo chegar)

Eu tenho estudado para o exame.
Verbo auxiliar: tenho (verbo ter)
Verbo principal: estudado (verbo estudar)

Hei de conseguir aquele emprego.
Verbo auxiliar: hei (verbo haver)
Verbo principal: conseguir (verbo conseguir)


Verbos auxiliares acurativos

São chamados de verbos auxiliares acurativos os verbos que, combinados com o verbo principal no gerúndio ou infinitivo, são usados para indicar com maior rigor os momentos da ação verbal.

Assim, os verbos auxiliares acurativos indicam o início da ação, a continuidade da ação, o desenvolvimento da ação, a repetição da ação e o fim da ação, entre outros.


Lista de verbos auxiliares acurativos

andar, ir, vir, começar, pôr-se, continuar, tornar, voltar, costumar, ficaracabar, deixar, parar, cessar...

Exemplos de uso de verbos auxiliares acurativos

Para transmitir o início da ação:
Começarestudar é sempre complicado, mas depois embalo.

Para transmitir a continuidade da ação:
Minha avó, aos oitenta anos, continua ouvindo rock.

Para transmitir a conclusão da ação:
Finalmente acabei de escrever meu livro!

 

Verbos auxiliares modais

São chamados de verbos auxiliares modais os verbos que, combinados com o verbo principal no gerúndio ou infinitivo, são usados para indicar com maior rigor o modo como ocorre a ação verbal.

Assim, os verbos auxiliares modais indicam obrigatoriedade, possibilidade, vontade, intenção, esforço e finalização, entre outros.

Lista de verbos auxiliares modais

dever, precisar, poder, querer, conseguir, pretendertentar, chegar...

Exemplos de uso de verbos auxiliares modais

Para transmitir possibilidade:
É muito bom poder vivenciar este momento com você.

Para transmitir desejo:
Eles querem aprender alemão.

Para transmitir intenção:
Pretendo ganhar esse prêmio literário.

Leia também: Verbos auxiliares modais.

Verbos auxiliares causativos e sensitivos

São chamados de verbos auxiliares causativos e sensitivos os verbos que, combinados com o verbo principal no gerúndio ou infinitivo, não formam locução verbal, mas atuam como tal.

Lista de verbos auxiliares causativos

deixar, mandar, fazer, tomar ...

Lista de verbos auxiliares sensitivos

ver , olhar , ouvir, sentir ...

Exemplos de uso de verbos auxiliares causativos e sensitivos

  • Faça-o parar imediatamente! (causativo)
  • Deixei-a sair da minha vida, porque era isso que ela queria. (causativo)
  • Senti ranger a madeira, mas não tive reação de fugir. (sensitivo)
  • Ouvi-a chamar por você a noite toda. (sensitivo)

 





 









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Série EM: A, B, C, D, E.

ELETIVAS –1ºA, B, C e D 3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Séries: A, B, C, D, E