Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1ª Séries: A, B, C, D e E
Professora: Rosa Maria
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 1º Ano do Ensino Médio
Aulas previstas: 10 Aulas
Aulas dos
dias 02, 09, 14 de setembro de 2021 – CMSP
“Caderno Aprender
Sempre” Vol.03,
Páginas: 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26
Postar até 15/09/2021 no e-mail.
Habilidade essencial da aula do dia 02/09/2021 - CMSP
(EM13LP06) – Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos
expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e
da ordenação, combinação, contraposição de palavras, dentre outros, para
ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua.
Habilidade
Essencial do dia 09/09/2021 - CMSP
(EM13LP07) – Analisar, em textos de diferentes gêneros,
marcas que expressem a posição do enunciador frente àquilo que é dito: o uso de
diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes
recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e
modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas,
advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.) e o uso de
estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.),
com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado
desses elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.
Habilidade
essencial da aula do dia 14/09/2021 - CMSP
(EM13LP07) – Analisar, em textos de diferentes gêneros,
marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de
diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes
recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e
modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas,
advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias
de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas
ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses
elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.
Habilidades
de suporte do dia 14/09/2021 - CMSP
(EF07LP11A) – Identificar, em textos lidos ou de produção
própria, períodos compostos nos quais duas orações são conectadas por vírgula,
ou por conjunções que expressem soma de sentido (conjunção “e”) ou oposição de
sentidos (conjunções “mas”, “porém”).
(EF09LP11) – Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de
recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais).
Leia o conceito abaixo para compreender as aulas 6, 7 e 8 do
Caderno Aprender Sempre”
Abaixo-assinado
REDAÇÃO
O abaixo-assinado traz em sua essência o aspecto
essencialmente argumentativo, cuja finalidade discursiva é expor
posicionamentos acerca de um determinado fato.
A democracia cria pessoas livres que podem expressar seus
pensamentos e opiniões, reivindicar acerca de algum assunto em se tratando de
situações específicas, enfim. Tais aspectos, quando contextualizados às
situações sociocomunicativas de que fazemos parte, parecem ganhar ainda mais
notoriedade, sobretudo fazendo referência aos gêneros textuais. Alguns deles,
por excelência, caracterizam-se como sendo essencialmente argumentativos, os
quais possibilitam ao emissor se posicionar criticamente frente a um
determinado problema, com o intuito de direcioná-lo a uma pessoa com plenos
poderes para apresentar as devidas soluções. Entre tais modalidades figuram o
manifesto, a carta argumentativa e este do qual falamos: o
abaixo-assinado.
Por tratar de assuntos de interesses coletivos, o
abaixo-assinado permite que um grupo de pessoas se reúna e faça a solicitação
necessária, podendo essa ser endereçada a um prefeito, ao reitor de uma
universidade, ao síndico de um condomínio, entre outros. Dessa forma, trata-se
de uma situação cujo contexto requer um tratamento específico, sobretudo em se
tratando do padrão formal da linguagem. Assim, a estrutura atribuída a tal
gênero obedece aos seguintes parâmetros:
* Vocativo – Trata-se de um espaço no qual deverá conter o nome do destinatário e/ou o
cargo, seguido do pronome de tratamento adequado;
* Corpo do texto – Parte que apresenta a exposição dos
argumentos propriamente ditos, acompanhados das respectivas solicitações que os
justifiquem;
* Local, data e assinatura
dos solicitantes – Junto das
assinaturas é possível conter dados pessoais, tais como o documento de identidade,
endereço, entre outros.
(Brasil Escola)
Orações
adjetivas: Explicativas x Restritivas
Orações
adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente,
embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações
acessórias, mas são importantes para a construção de sentido. Devem ser
marcadas com vírgulas.
Orações
adjetivas restritivas particularizam, individualizam um ser em relação a um
grupo de possibilidades. O comentário feito se refere a uma parte menor do que
o todo, a entidades específicas, não à totalidade do conjunto. Não são marcadas
por pontuação.
Vamos
comparar:
Ex: Meu
aluno, que mora no interior, estuda on-line.
Observe que,
por ser uma informação acessória, uma explicação, uma
ampliação de sentido. Meu aluno estuda on-line (e ele mora no
interior). Temos, então, uma oração adjetiva explicativa.
Se retirarmos
a vírgula, teremos uma oração restritiva e
o sentido vai mudar:
Ex: Meu
aluno que mora no interior estuda on-line.
Agora temos
vários alunos e somente um deles estuda online, aquele aluno específico que
mora no interior.
A banca
sempre pergunta se a retirada das vírgulas vai afetar as relações de sentido.
Afeta sim, pois acarreta a passagem de explicativa para restritiva.
Ex: Meu
filho, que mora em Brasília, toca violão. (explicativa, COM
VÍRGULA)
Ex: Meu
filho que mora em Brasília toca violão.(restritiva,
SEM VÍRGULA)
A retirada
das vírgulas na segunda oração muda completamente o sentido, pois poderemos
entender que há mais de um filho e especificamente aquele que mora em Brasília
toca violão. Na primeira oração, só se infere a existência de um único filho.
O mesmo
raciocínio vale para um adjetivo que venha entre vírgulas.
Ex: O
menino, cansado, foi dormir. (valor explicativo,
de mero acréscimo)
professora vale lembrar que a sua matéria não é a única passando atividades, meio injusto cobrar 14 páginas de uma apostila que a gente sequer recebeu ainda num período de 5 dias e com mais de 10 professores aplicando lição. tenha mais empatia.
ResponderEliminarrealmente!!
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