ELETIVAS –1ºA, B, C e D 3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 3
- ELETIVAS –1ºA, B, C e D 3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE
Data:09/09/2021
ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no caderno, porém, deverão tirar
fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br
Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série.
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA.
CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL ou WhatsApp 11- 968362464.
3º BIMESTRE
Olá estimados alun@s, espero que tod@s estejam bem J
Minhas postagens da disciplina de ELETIVAS DIREITOS E
CIDADANIA no BLOG será QUINZENAL e entrega de atividades deverá ser
dentro do prazo solicitado e dúvidas será contínua, de segunda a
sexta somente no meu e-mail anotado
acima J
AVALIAÇÃO 3 (04 aulas).
Entrega até:16/09/2021.
Leia abaixo com atenção, respeitando as
virgulas, pontos e exclamação e etc. Pois dessa forma terá melhor compreensão
do texto. Dica: leia conversando com o texto e palavras que desconheça, pesquise o
significado no dicionário ou google.
Introdução ao tema
A palavra
“democracia” vem das palavras gregas “demos”, que significa pessoas, e
“kratos”, que significa poder. Assim, a democracia pode ser pensada como “poder
do povo”: uma maneira de governar que depende da vontade do povo.
Além do
ideal democrático, hoje existem tantas formas diferentes de democracia quanto
existem nações democráticas no mundo. Não há dois sistemas exatamente iguais e
nenhum deles pode ser considerado um modelo. Há democracias presidencialistas e
parlamentares, democracias que são federais ou unitárias, democracias que usam
um sistema de votação proporcional, e aquelas que usam um sistema majoritário,
democracias que também são monarquias, e assim por diante.
Um aspecto
que une os sistemas modernos de democracia, e que também os distingue do modelo
antigo, é o uso de representantes do povo. Em vez de participar diretamente do
processo legislativo, as democracias modernas usam as eleições para selecionar
representantes que são enviados pelo povo para governar em seu nome. Tal
sistema é conhecido como democracia representativa.
Há tantos
modelos diferentes de governo democrático em todo o mundo que, às vezes, é mais
fácil entender a ideia de democracia em termos do que ela definitivamente não
é: a Democracia não é autocracia ou ditadura, onde uma pessoa governa; e não é
oligarquia, onde um pequeno segmento da sociedade governa. Corretamente entendida,
a democracia tampouco deve ser definida como “regra da maioria” se isso
significar que os interesses das minorias são completamente ignorados. Uma
democracia, pelo menos em teoria, é o governo em nome de todas as pessoas, de
acordo com sua “vontade”.
Os problemas
surgem quando consideramos como esses princípios podem ser colocados em
prática, na medida em que precisamos de um mecanismo para decidir como lidar
com os diversos pontos de vista. Por oferecer um mecanismo simples, a
democracia tende a ser entendida como “regra da maioria”; mas a regra da
maioria pode significar que os interesses de algumas pessoas nunca são
representados. Uma maneira mais genuína de representar os interesses de todos é
usar a tomada de decisão por consenso depois de uma deliberação, onde o
objetivo é encontrar pontos de interesse comuns.
Neste
sentido, a democracia é um trabalho em construção. Está se formando todos os
dias pelas decisões que as pessoas comuns fazem em relação a si mesmas e com os
demais. Embora essas decisões possam parecer irrelevantes no começo, pouco a pouco
elas definem o indivíduo, constituem uma comunidade e, finalmente, forjam um país.
A sociedade civilizada, e a sociedade democrática em particular, deve ser
trabalhada se quisermos preservá-la. A participação social em uma democracia é
importante para a criação e efetividade de políticas públicas que representam a
vontade e as necessidades da população, não só de uns poucos. Para isso, devemos
entender o nosso relacionamento com os eventos que nos cercam e a
responsabilidade que temos com eles. A democracia exige o compromisso ativo de
seus cidadãos.
Nesse
processo, a educação desenvolve um papel importantíssimo por ser um dos
responsáveis pela construção do sujeito no exercício da cidadania, pois é por
meio dela que o ser humano toma conhecimento de seus direitos e deveres e da
importância da busca por sua efetivação.
Ao atuar
como um ser que participa como agente transformador, o sujeito passa a ser um importante
instrumento para consolidar a democracia dentro da sociedade civil.
As pessoas
costumam dizer que os países “se tornam” democráticos quando começam a ter eleições
relativamente livres e abertas. Mas a democracia é muito mais do que apenas
eleições, e realmente faz mais sentido pensar sobre a ideia da vontade do povo
em vez de estruturas institucionais ou de votação quando estamos tentando
avaliar o quão democrático é um país.
A democracia
é melhor entendida como algo que sempre podemos ter mais — ou menos — do que
algo que é ou não é.
Os sistemas
democráticos quase sempre podem ser mais inclusivos, refletir mais os desejos
das pessoas e responder melhor à sua influência. Em outras palavras, há espaço
para melhorar a parte “popular” da democracia, incluindo mais pessoas na tomada
de decisões; também há espaço para melhorar o “poder” ou a “vontade” da
democracia, dando ao povo mais poder real.
Vamos conhecer agora o Título I
da Constituição Federal do Brasil, de 1988:
Título I:
dos princípios fundamentais
Art. 1º A
República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e
Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito
e tem como fundamentos:
I - a
soberania;
II - a
cidadania;
III - a
dignidade da pessoa humana;
IV - os
valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o
pluralismo político.
Parágrafo
único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos
ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Art. 2º São
Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo
e o Judiciário.
Art. 3º
Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I -
construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II -
garantir o desenvolvimento nacional;
III -
erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV -
promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer
outras formas de discriminação.
Agora
vamos a Atividade para ser realizada no caderno!
Assista os vídeos abaixo e em
seguida responda as questões.
https://www.youtube.com/watch?v=BN39aYGgbGk
https://www.youtube.com/watch?v=RjcfScj-X6o
1-Qual
é o sistema de governo no Brasil?
2-Segundo
a Constituição, quais são os valores mais importantes para o Estado brasileiro?
3-
Os cidadãos priorizam a democracia? Se sim ou não, Justifique.
4-Escreva
com suas palavras quais são as responsabilidades dos três poderes?
BONS
ESTUDOS ;=D
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