Wilson Sociologia 1 anos A ,B O trabalho Como Mediação

                                                             Professor: Wilson

Disciplina: Sociologia

Série destino 1 A,B

     habilidads:    Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios  de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico.

Quantia de aulas previstas: 04Aulas

Tema:  O trabalho como mediação

 

 Dia da aula de História no CMSP : 12/0821


Atividades 1 ano Ensino médio

Sociologia a.b

 

 

O trabalho como mediação

 

O trabalho na Antiguidade estava associado a esforço físico, can- saço e penalização. A origem da palavra, no latim vulgar, associa

trabalho/tripalium a um instrumento de tortura feito de três varas cru- zadas ao qual os réus eram presos. O trabalho representava uma ati- vidade indigna, reservada aos escravos. Aos que viviam livremente, asubsistência vinha da coleta de frutos, da caça e outras atividades; otempo do trabalho era o da natureza – dia ou noite, com sol ou chuva.[...] Na era moderna, o trabalho teve o seu significado transformado,

passou de atividade desprezada à condição de expressão da própriahumanidade, fonte de produtividade e riqueza. Com as mudançassociais, econômicas, políticas e culturais, no século XX, a ideia do tra- balho firmou-se como uma atividade valorizada.

O que é trabalho?

   Na civilização ocidental, a percepção de que o trabalho é algo que traz sofrimento

é reforçada por outras ideias influenciadas pelas tradições greco-romana e judaico-cristã.Lembre aos alunos que, para os gregos, de uma forma geral, o trabalho era visto como algo que “embrutecia os espíritos” e tornava o ser humano incapaz da prática da virtude; era um mal que a elite deveria evitar. Por isso,era executado por escravos, ficando a cargo dos cidadãos as atividades mais nobres, como a política.        

           No cristianismo, o episódio bíblicoda expulsão de Adão e Eva do Paraíso, como  consequência do pecado original, conde- nando-os ao trabalho, a ganhar o “pão com o suor do rosto”, ampliou a conotação negativa do trabalho. Assim, ele apresenta, em nossa sociedade, também os sentidos de fadiga, luta,dificuldade e punição.

Pesquise

 o que é trabalho?

O que –e ambíguo

 

entregar as atividades até31/8

no emal  wildamblei2@yahoo.com.br

 

zap só para brecados 965641905

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Série EM: A, B, C, D, E.

ELETIVAS –1ºA, B, C e D 3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Séries: A, B, C, D, E