História - 1º B - Prof. Gilvania - Email: gilvaniaescola2020@gmail.com - aula 02/3º Bimestre
Escola Estadual Professora Maria Célia Falcão Rodrigues
História-1ºB- Juventude e cultura parte II - Movimentos - Prof. Gilvania -aula 02/3º Bimestre
Estrutura de um artigo de opinião:
Por ser um texto argumentativo, o artigo de opinião apresenta três partes fundamentais:
Introdução com tese
Os parágrafos iniciais de um artigo de opinião costumam ser reservados para apresentar o assunto abordado e, além disso, o ponto de vista defendido pelo autor. Chamamos esse ponto de vista de tese. No caso das redações escolares e propostas de vestibulares, é comum que somente o primeiro parágrafo da composição seja destinado para essa função, pois, nesse tipo de produção textual, o número de linhas é restrito.
Desenvolvimento com argumentação
Uma vez que a tese é apresentada na introdução do artigo de opinião, é esperado que, nos parágrafos intermediários — também chamados de desenvolvimento —, apresentem-se argumentos que comprovem o ponto de vista.
Um argumento costuma ter duas partes: a fundamentação e a análise do fundamento. A primeira corresponde às informações, fatos, dados, referências, entre outros, que o articulista busca para embasar sua opinião; a segunda, ao trecho em que o autor relaciona explicitamente o fundamento utilizado com a tese defendida.
Conclusão
A conclusão de um artigo de opinião costuma apresentar uma síntese do desenvolvimento do texto e, em seguida, reiterar a tese, agora comprovada pelos argumentos.
Comentários
Enviar um comentário