Filosofia - 1º ano A e B (E.M.) - 3º Bimestre - Prof. Ivanilda
- Professora: Ivanilda
- Disciplina: Filosofia
- Série destino: 1º E.M: A e B
- Quantia de aulas previstas : 4
- CMSP -Aula do dia: 26/08/21
- Habilidade: analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, politicas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis.
- Tema : "Infância, juventude, velhice"
Data de entrega da atividade: 09/09/21
✅ Meio eletrônico de entrega: - -E-mail: prof.ivanilda@hotmail.com
- -Whatsapp: (11) 930751378
- https://forms.gle/jyNehnvUHBaaLkCu7
A "velhice", assim como a "juventude", não é uma espécie de característica substancial que acontece com a idade, mas uma categoria cuja delimitação resulta do estado (variável) das relações de força entre as classes e, em cada classe, das relações entre as gerações, isto é, da distribuição do poder e dos privilégios entre as classes e entre as gerações.
E sobre os conflitos entre gerações:
Uma coisa muito simples e na qual não se pensa é que as aspirações das sucessivas gerações de pais e filhos são construídas em relação a estados diferentes da estrutura de distribuição de bens e de oportunidades de acesso aos diferentes bens: aquilo que para os pais era um privilégio extraordinário (na época em que eles tinham 20 anos, por exemplo, havia uma pessoa entre mil da sua idade e do seu meio que possuía um automóvel) se tornou banal, estatisticamente. E muitos conflitos de gerações são conflitos entre sistemas de aspirações constituídos em épocas diferentes (ibidem: 118).
A "velhice", assim como a "juventude", não é uma espécie de característica substancial que acontece com a idade, mas uma categoria cuja delimitação resulta do estado (variável) das relações de força entre as classes e, em cada classe, das relações entre as gerações, isto é, da distribuição do poder e dos privilégios entre as classes e entre as gerações.
E sobre os conflitos entre gerações:
Uma coisa muito simples e na qual não se pensa é que as aspirações das sucessivas gerações de pais e filhos são construídas em relação a estados diferentes da estrutura de distribuição de bens e de oportunidades de acesso aos diferentes bens: aquilo que para os pais era um privilégio extraordinário (na época em que eles tinham 20 anos, por exemplo, havia uma pessoa entre mil da sua idade e do seu meio que possuía um automóvel) se tornou banal, estatisticamente. E muitos conflitos de gerações são conflitos entre sistemas de aspirações constituídos em épocas diferentes (ibidem: 118).
Atividade
Identifique cada uma dessas fases
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