SOCIOLOGIA – 1°E - 2ºBIMESTRE PROFESSORA FABIANE – APROFUNDAMENTO E RECUPERAÇÃO
SOCIOLOGIA – 1°E - 2ºBIMESTRE PROFESSORA FABIANE
Data: 22/06/2021 – APROFUNDAMENTO E RECUPERAÇÃO
ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no caderno, porém, deverão tirar fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br
Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série.
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO.
CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL ou WhatsApp 11- 968362464.
2º BIMESTRE
Olá estimados alun@s, espero que tod@s estejam bem J
Nossas aulas estarão relacionadas aos conteúdos do CMSP.
Minhas postagens da disciplina de Sociologia no BLOG será QUINZENAL e entrega de atividades deverá ser dentro do prazo solicitado e dúvidas será contínua, de segunda a sexta somente no meu e-mail anotado acima J
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA!
ATIVIDADES de aprofundamento e recuperação – (04 aulas). AVALIAÇÃO 4
ENTREGA: 28/06/2021
Atividade em seu caderno copie as respostas abaixo das questões passada na Avaliação 3 anterior
Obs. Não apaguem a de vocês, apenas escrevam embaixo.
1- RESPOSTA PESSOAL
2-Determinismo geográfico é a teoria que afirma que o meio ambiente determina o comportamento das pessoas que ali vivem.
3- Um dos exemplos que podem ser citado de como o meio físico pode influenciar em parte nossa cultura, são dos países escandinavos: Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca. Suécia, Noruega e Finlândia, são os países que compõe a Península Escandinava e a Dinamarca fica na Jutilândia. Eles têm o mesmo clima e um relevo muito parecido, assim como a flora e a fauna. Mesmo assim, possuem culturas diferentes e línguas diferentes: há o sueco, o dinamarquês o finlandês e o norueguês.
Se fosse verdade que o meio físico condiciona o comportamento dos seres humanos, só haveria uma cultura na Península Escandinava, e não é o que acontece.
4-Seria uma postura na qual as pessoas seriam totalmente condicionadas por fatores biológicos, ou seja, pela genética. Tal postura deve ser evitada pois diferenças genéticas não determinam diferenças culturais e porque é uma manifestação de preconceito haja vista que não se pode julgar a capacidade intelectual de alguém por sua etnia.
5-Um exemplo diferente dos apresentados no texto para mostrar o problema do determinismo biológico que pode ser citado é o da criança criada por pais adotivos, pois ela pensará e agirá de acordo com o padrão cultural dos pais adotivos e não com o que era partilhado com os pais biológicos.
Se o determinismo biológico existisse, ela pensaria e agiria como os pais biológicos. Mas nossos hábitos e costumes não são dados pela nossa carga genética e sim pelo processo de aprendizagem pelo qual passamos.
6-O determinismo biológico afirma que tudo que acontece com o indivíduo está ligado à sua formação genética, enquanto o determinismo geográfico afirma que tudo está ligado a posição do indivíduo no mundo e sua relação com o clima e natureza. Os problemas que surgem são diversas formas de preconceito como por exemplo: contribuem para a hierarquização das diferenças entre os gêneros, conduzindo à inferiorizarão das mulheres.
Leia com atenção o texto abaixo e em seguida, responda as questões no seu cadernoJ
Cultura Material e Imaterial
A Cultura Material e Imaterial representam os dois tipos de patrimônio cultural, e que juntos constituem a cultura de determinado grupo.
A cultura material está associada aos elementos materiais e, portanto, é formada por elementos palpáveis e concretos, por exemplo, obras de arte e igrejas.
Já a cultura imaterial está relacionada com os elementos espirituais ou abstratos, por exemplo, os saberes e os modos de fazer.
Ambas possuem aspectos simbólicos, posto que carregam a herança cultural de determinado povo, ao mesmo tempo que promovem sua identidade.
Cultura Material
Associada aos elementos concretos de uma sociedade está a cultura material ou o patrimônio cultural material. Esses elementos foram sendo criados ao longo do tempo e, portanto, representam a história de determinado povo.
Diversas edificações, objetos artísticos e cotidianos, fazem parte da cultura material, os quais são classificados de duas maneiras:
Bens móveis: podem ser transportados e reúnem os acervos e coleções.
Bens imóveis: são estruturas fixas e representam os centros históricos, sítios arqueológicos, etc.
Em 1972 ocorreu em Paris, França, a “Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural”. O evento alertou para a importância do tema, bem como da salvaguarda do patrimônio mundial. Veja o seguinte trecho da convenção que define o conceito de patrimônio cultural material:
ARTIGO 1.º Para fins da presente Convenção serão considerados como patrimônio cultural:
Os monumentos. – Obras arquitetônicas, de escultura ou de pintura monumentais, elementos de estruturas de carácter arqueológico, inscrições, grutas e grupos de elementos com valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência;
Os conjuntos. – Grupos de construções isoladas ou reunidos que, em virtude da sua arquitetura, unidade ou integração na paisagem têm valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência;
Os locais de interesse. – Obras do homem, ou obras conjugadas do homem e da natureza, e as zonas, incluindo os locais de interesse arqueológico, com um valor universal excepcional do ponto de vista histórico, estético, etnológico ou antropológico.
Exemplos de Bens Materiais
Vestimentas
Museus
Teatros
Igrejas
Praças
Universidades
Monumentos
Obras de Arte
Utensílios
Cultura Imaterial
Associada aos hábitos, comportamentos e costumes de determinado grupo social está a cultura imaterial ou patrimônio cultural imaterial.
Este representa os elementos intangíveis de uma cultura. Sendo assim, ele é formado por elementos abstratos que estão intimamente relacionados com as tradições, práticas, comportamentos, técnicas e crenças de determinado grupo social. Diferente do patrimônio material, este tipo de cultura é transmitido de geração em geração.
Vale notar que a cultura imaterial está em constante transformação, uma vez que seus elementos são recriados coletivamente. Isso faz com que o patrimônio intangível seja muito vulnerável.
Por esse motivo, muitos programas e projetos vêm sendo desenvolvidos no Brasil e no mundo com o intuito de levantar e registrar essas práticas.
Em outubro de 2003, na cidade de Paris, França, ocorreu a “Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial”. Esse evento representou um grande avanço para o entendimento e importância desse conceito:
“Entende-se por “património cultural imaterial” as práticas, representações, expressões, conhecimentos e competências – bem como os instrumentos, objectos, artefactos e espaços culturais que lhes estão associados – que as comunidades, grupos e, eventualmente, indivíduos reconhecem como fazendo parte do seu património cultural. Este património cultural imaterial, transmitido de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função do seu meio envolvente, da sua interacção com a natureza e da sua história, e confere-lhes um sentido de identidade e de continuidade, contribuindo assim para promover o respeito da diversidade cultural e a criatividade humana.” (Artigo 2.º: Definições)
Exemplos de Bens Imateriais
Danças
Músicas
Literatura
Linguagem
Culinária
Rituais
Festas
Feiras
Lendas
Cultura Material e Imaterial Brasileira
Nosso país possui uma imensa diversidade cultural. Ou seja, cada região do país apresenta diversas características culturais e históricas próprias. Isso faz com que o Brasil abrigue muitos elementos pertencentes ao patrimônio cultural material e imaterial.
Atividade para ser realizada no caderno:
1.Explique com suas palavras o que é cultura material? Em seguida, traga exemplos.
2. Explique com suas palavras o que é cultura imaterial? Em seguida, traga exemplos.
3. Porque pode-se afirmar que a cultura imaterial está em constante transformação?
4. Própria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dança aristocrática. oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a Europa. No Brasil, foi introduzida como dança de salão e, por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto popular. Para sua ocorrência, é importante a presença de um mestre “marcante” ou “marcador”, pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores desenvolvem. Observa-se a constância das seguintes marcações: “Tour”, “En avant”, “Chez des dames”, “Chez des cheveliê”, “Cestinha de flor”, “Balancê”, “Caminho da roça”, “Olha a chuva”, “Garranchê”, “Passeio”, “Coroa de flores”, “Coroa de espinhos” etc.
No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformações: surgem novas figurações, o francês aportuguesado inexiste, o uso de gravações substitui a música ao vivo, além do aspecto de competição, que sustenta os festivais de quadrilha, promovidos por órgãos de turismo.
CASCUDO. L.C. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Melhoramentos. 1976.
As diversas formas de dança são demonstrações da diversidade cultural do nosso país. Entre elas, a quadrilha é considerada uma dança folclórica por
a) possuir como característica principal os atributos divinos e religiosos e, por isso, identificar uma nação ou região.
b) abordar as tradições e costumes de determinados povos ou regiões distintas de uma mesma nação.
c) apresentar cunho artístico e técnicas apuradas, sendo também, considerada dança-espetáculo.
d) necessitar de vestuário específico para a sua prática, o qual define seu país de origem.
e) acontecer em salões e festas e ser influenciada por diversos gêneros musicais.
BONS ESTUDOS ;=D
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