Professor Janser - Geografia - 1º A, B, C, D, E. Atividade 3 do 2º Bimestre - Aulas previstas: 4 - Habilidade trabalhada :(EF09GE14A) aula CMSP: 04/06/2021 Data de entrega até 20/06/2021

 

Atenção: Estamos chegando perto do fechamento neste segundo Bimestre! Não deixem acumular atividades!!!

Atividade 3 – 2º Bimestre:

Tema: Patrimônio e turismo sustentável, preservação cultural e ambiental

Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog da UE, e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador etc.
Presencialmente – lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc.

Data de entrega da atividade: até 20/06/2021

Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.

Meio eletrônico de entrega: Enviadas para o professor através do e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

Horário de atendimento aos alunos:  das 7:00 às 18:35 horas presencialmente na UE e/ou via WhatsApp e grupos de turmas: (11) 91011-9529

Ensino Médio: 1ª série A, B, C, D, E – 2º bimestre (retomada).

Habilidades do Currículo Paulista de Geografia:

Habilidade: (EM13CHS104) – Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizem a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.

Unidade temática: Categoria – Tempo e espaço.

Objeto do conhecimento: Patrimônio natural, conservação e o papel do turismo sustentável.

Texto para consulta, enviar somente as atividades!

Bom estudo!

Patrimônio e o desenvolvimento sustentável

A relevância do termo “patrimônio natural” passou a ser considerada bem após o surgimento de medidas de proteção ao patrimônio em seu caráter histórico e artístico, sendo que a primeira menção aos cuidados com o patrimônio natural surgiu na Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1972, na cidade de Paris, onde foi documentado o conceito de patrimônio natural como “os monumentos naturais ou áreas de habitat de espécies animais e vegetais ameaçadas  que sejam de excepcional valor universal no ponto de vista estético e científico” (ICOMOS, 1972).

Com a economia globalizada a empresa é forçada aprimorar continuamente o nível de qualidade de seus meios patrimoniais (capital) e ter cuidado com o meio ambiente natural, satisfazendo o consumidor cada vez mais exigente e consciente. O cliente moderno observa e prefere a célula social que adota cuidado com o entorno ecológico e social e adquire os produtos dessa organização. Ele prefere a empresa que respeita o meio ambiente natural e contribui para a qualidade de vida da comunidade. O aspecto ambiental natural é uma variável a ser considerada no planejamento estratégico competitivo.

Desenvolvimento sustentável é a prosperidade patrimonial da célula social sem agressão ao meio ambiente natural.

A sustentabilidade tornou-se uma preocupação não só dos estudiosos como também dos empresários a nível mundial. O grande desafio é compatibilizar o crescimento econômico com a preservação da natureza.

O Neopatrimonialismo contábil pode dar grande contribuição à célula social e à comunidade criando modelos contábeis competentes para que o empresário venha a tomar decisões eficazes em sua gestão patrimonial e ambiental.

Faz-se necessário, portanto, na elaboração de modelos de eficácia empresarial, no caso em tela, a adaptação de tal fenômeno particular da célula social com aquele de uma eficácia ambiental, este tomado como parâmetro.

Tais interesses de eficácias, interativos, representam uma nova ótica que a doutrina contábil não havia antes considerado, mas, imprescindível como fundamento no desenvolvimento de uma Contabilidade aplicada ao Meio Ambiente.

E ainda, a ação do capital não pode chegar a ponto de prejudicar a vida dos seres, quer no presente, quer no futuro, embora, isto, não seja seguido por alguns especuladores financeiros, parece ser, todavia, uma determinante para o futuro, como cobrança das sociedades humanas.

A sustentabilidade referida gera, pois, concomitantemente, fenômeno patrimonial e do meio ambiente natural, logo, sempre que houver fenômeno patrimonial haverá mutação patrimonial e sempre que houver fenômeno ambiental natural haverá mutação da natureza.

Enviar as atividades pelo e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

Escrever no corpo do e-mail: Nome, ano, turma e qual atividade.

Atenção ao foco das fotos e se a letra está legível.

Atividades

01 – Quando e onde o termo “patrimônio natural” passou a ser considerado?

02 – De que forma as empresas mudaram com a economia global?

03 – Cite 3 patrimônios naturais. (Pesquisa)



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