Professor Janser - Geografia - 1º A, B, C, D, E. Atividade 3 do 2º Bimestre - Aulas previstas: 4 - Habilidade trabalhada :(EF09GE14A) aula CMSP: 04/06/2021 Data de entrega até 20/06/2021
Atenção: Estamos chegando perto do fechamento neste segundo
Bimestre! Não deixem acumular atividades!!!
Atividade 3 – 2º Bimestre:
Tema: Patrimônio e turismo sustentável, preservação
cultural e ambiental
Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas
eletrônicas (internet, blog da UE, e-mail e WhatsApp); Dispositivos
necessários: celular, computador etc.
Presencialmente – lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc.
Data de entrega da atividade: até 20/06/2021
Avaliação: Formativa, durante o processo através
das devolutivas das atividades.
Meio eletrônico de entrega: Enviadas para o professor
através do e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br
Horário de atendimento aos alunos: das
7:00 às 18:35 horas presencialmente na UE e/ou via WhatsApp e grupos de turmas:
(11) 91011-9529
Ensino Médio: 1ª série A, B, C, D, E – 2º bimestre
(retomada).
Habilidades do Currículo Paulista de Geografia:
Habilidade: (EM13CHS104) – Analisar objetos e
vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos,
valores, crenças e práticas que caracterizem a identidade e a diversidade
cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
Unidade temática: Categoria – Tempo e espaço.
Objeto do conhecimento: Patrimônio natural,
conservação e o papel do turismo sustentável.
Texto para consulta, enviar somente as atividades!
Bom estudo!
Patrimônio e o
desenvolvimento sustentável
A relevância do termo “patrimônio natural” passou a ser
considerada bem após o surgimento de medidas de proteção ao patrimônio em seu
caráter histórico e artístico, sendo que a primeira menção aos cuidados com o
patrimônio natural surgiu na Conferência Geral da Organização das Nações Unidas
para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1972, na cidade de Paris,
onde foi documentado o conceito de patrimônio natural como “os monumentos
naturais ou áreas de habitat de espécies animais e vegetais ameaçadas que
sejam de excepcional valor universal no ponto de vista estético e científico”
(ICOMOS, 1972).
Com a economia globalizada a empresa é forçada aprimorar
continuamente o nível de qualidade de seus meios patrimoniais (capital) e ter
cuidado com o meio ambiente natural, satisfazendo o consumidor cada vez mais
exigente e consciente. O cliente moderno observa e prefere a célula social que
adota cuidado com o entorno ecológico e social e adquire os produtos dessa
organização. Ele prefere a empresa que respeita o meio ambiente natural e
contribui para a qualidade de vida da comunidade. O aspecto ambiental natural é
uma variável a ser considerada no planejamento estratégico competitivo.
Desenvolvimento sustentável é a prosperidade patrimonial da célula social sem
agressão ao meio ambiente natural.
A sustentabilidade tornou-se uma preocupação não só dos estudiosos como também
dos empresários a nível mundial. O grande desafio é compatibilizar o
crescimento econômico com a preservação da natureza.
O Neopatrimonialismo contábil pode dar grande contribuição à célula social e à
comunidade criando modelos contábeis competentes para que o empresário venha a
tomar decisões eficazes em sua gestão patrimonial e ambiental.
Faz-se necessário, portanto, na elaboração de modelos de eficácia empresarial,
no caso em tela, a adaptação de tal fenômeno particular da célula social com
aquele de uma eficácia ambiental, este tomado como parâmetro.
Tais interesses de eficácias, interativos, representam uma nova ótica que a
doutrina contábil não havia antes considerado, mas, imprescindível como
fundamento no desenvolvimento de uma Contabilidade aplicada ao Meio Ambiente.
E ainda, a ação do capital não pode chegar a ponto de prejudicar a vida dos
seres, quer no presente, quer no futuro, embora, isto, não seja seguido por
alguns especuladores financeiros, parece ser, todavia, uma determinante para o
futuro, como cobrança das sociedades humanas.
A sustentabilidade referida gera, pois, concomitantemente, fenômeno patrimonial
e do meio ambiente natural, logo, sempre que houver fenômeno patrimonial haverá
mutação patrimonial e sempre que houver fenômeno ambiental natural haverá
mutação da natureza.
Enviar as atividades pelo
e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br
Escrever no corpo do e-mail: Nome, ano, turma e qual
atividade.
Atenção ao foco das fotos e se a letra está legível.
Atividades
01 – Quando e onde o termo “patrimônio natural” passou
a ser considerado?
02 – De que forma as empresas mudaram com a economia global?
03 – Cite 3 patrimônios naturais. (Pesquisa)
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