Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Série do EM - 1.º A,B,C,D,E

 

Professora: Rosa Maria

Disciplina: Língua Portuguesa

Série: 1º Ano do Ensino Médio

Aulas previstas: 10

Habilidade essencial:

(EM13LP52) - Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos etc.) ou outros critérios relacionados às diferentes matrizes culturais, considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente.

 

Habilidade de suporte:

(EF69LP49) - Mostrar-se interessado e envolvido na leitura de livros de literatura e outras produções culturais do campo, sendo receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação as suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros, sobre a temática e nas orientações dadas pelo(a) professor(a).

(EF69LP49) - Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas etc.) entre os textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música etc.) quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e as paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, entre outros.

 

Aulas do CMSP

08/06/2021  https://youtu.be/DOvv8c2tlM8

10/06/2021 -

15/06/2021 -

CADERNO “APRENDER SEMPRE” – SEQUÊNCIA 03 - Páginas: 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35

Assista as aulas do canal Centro de Mídia São Paulo e faça as atividades propostas, elas serão a forma de marcar a sua presença, porém, se o aluno não fizer a devolutiva, constará falta no Diário de Classe.

Escreve o seu nome  completo e a série/ano em  que você está matriculado  nas atividades.

Encaminhe as suas respostas ou fotos das atividades somente  para o e-mail: rosasoares@prof.educacao.sp.gov.br

WhatsApp (11) 96745-0236 ( somente em caso de alguma dúvida.) e respeite os horários.

As atividades devem ser entregues até 23º/06/2021.


Leia o conceito de  - TEXTO POÉTICO:

ESTROFE E VERSO RIMADO E LIVRE; SÍLABA MÉTRICA E SÍLABA GRAMATICAL; TEMA

Texto poético

No texto poético o autor apresenta a realidade de forma criativa numa linguagem bastante expressiva. O texto que daí resulta chama-se poema, que é um conjunto de versos agrupados em estrofes.

Constituição de um poema

Um poema é assim constituído por várias estrofes que se classificam conforme o número de versos que as constituem:

  • Estrofe: conjunto de versos
    • Terceto: se for constituída por três versos
    • Quadra: se for constituída por quatro versos
    • Quintilha: se for constituída por cinco versos

Verso rimado e livre

Uma das outras características específicas do texto poético é o recurso à rima. Quando um verso rima com outro, diz-se que é um verso rimado. Quando não rima com mais nenhum, diz-se que é um verso branco.

Amanhã é dia de escola – [verso rimado]
Por isso vou já preparar a sacola. – [verso rimado]
Quem bom que é ir aprender! – [verso branco]

Sílaba métrica e sílaba gramatical

As sílabas métricas são diferentes das sílabas gramaticais pois correspondem apenas aos grupos de sons efetivamente pronunciados na leitura de um poema.

A contagem das sílabas métricas de um verso (escansão ou métrica) faz-se até à última sílaba tónica do verso e agrupam-se sílabas terminadas em vogais com sílabas de palavras seguintes que começam também em vogal e que consistem na emissão de um só som.

  • Ver/de etrans/pa/ren/te – 5 sílabas métricas

Neste exemplo, as sílabas gramaticais “de” e “e” agrupam-se e contam apenas como uma sílaba métrica, pois consistem na emissão de um só som, e contam-se apenas as sílabas até à sílaba “ren” por esta ser a sílaba tónica da última palavra do verso (trans-pa-ren-te).

Tema:

tema de um poema é a sua ideia-chave, ou seja, o que o sujeito poético pretende expressar.






 Conceito de figuras de Linguagem

 O que é figura de linguagem?

Chamamos de figura de linguagem os recursos expressivos empregados para gerar efeitos nos discursos, ampliando a ideia que se pretende passar e que não seria possível com o uso restrito e literal das palavras. Esses recursos podem dar o efeito de exagero, ausência, similaridade, lirismo ou estranheza, priorizando a alteração da construção das sentenças ou a semântica (o significado) ou a sonoridade (a forma).

Vamos conhecer as principais figuras de linguagem e seus usos.

 

Principais figuras de linguagem

  • Figuras de semântica
  • Metáfora

A metáfora corre quando se faz qualquer comparação sem utilizar expressões que indiquem que uma comparação está sendo feita (“como”, “tanto quanto”, “parece”, entre outras). Exemplo:

Você tem uma pedra dentro do peito.

No exemplo, a metáfora serve para dizer que a insensibilidade de alguém é como um coração tão duro quanto uma pedra.

 

  • Sinestesia

A sinestesia ocorre quando se constrói uma expressão que mistura duas sensações diferentes entre aquelas percebidas pelos órgãos sensoriais.

Tinha olhos bem pretosquentes e doces.

Na frase, temos a mistura da visão (“bem pretos”) com o tato (“quentes”) e o paladar (“doces”) para descrever os olhos de alguém.

 

  • Aliteração

A aliteração é a repetição de um mesmo som consonantal propositalmente em um texto como recurso estilístico.

Vozes veladasveludosas vozes,

Volúpias dos violõesvozes veladas

Vagam nos velhos vórtices velozes

Dos ventosvivasvãsvulcanizadas.”

(Cruz e Souza)

No excerto, ocorre aliteração com o som da letra “V” e das letras “S” e “Z”, o que pode dar a ideia de vozes sussurrando.

Maioral, melhores momentos

Marginal, maldito movimento

Melodia, memória mó mensageiro”

(MC Lon)

No excerto, a repetição do som consonantal da letra “m” gera aliteração.

 

  • Onomatopeia

A onomatopeia é a tentativa de reproduzir sons e barulhos pela escrita. É muito comum em histórias em quadrinhos.

  • Derrubou o prato enquanto enxugava a louça: CRASH!
  • “Do berro, do berro que o gato deu: miau!” (Cantiga popular)

Nos exemplos, “crash” tenta reproduzir o som do prato quebrando, enquanto “miau” tenta reproduzir o miado do gato.

 





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