Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Série do EM - 1.º A,B,C,D,E
Professora: Rosa Maria
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 1º Ano do Ensino Médio
Aulas previstas: 10
Habilidade essencial:
(EM13LP52) - Analisar obras significativas das
literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial a portuguesa, a
indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica
literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos etc.) ou
outros critérios relacionados às diferentes matrizes culturais, considerando o
contexto de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em
movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente.
Habilidade de suporte:
(EF69LP49) - Mostrar-se interessado e envolvido na
leitura de livros de literatura e outras produções culturais do campo, sendo
receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem
um desafio em relação as suas possibilidades atuais e suas experiências
anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento
sobre os gêneros, sobre a temática e nas orientações dadas pelo(a)
professor(a).
(EF69LP49) - Analisar os efeitos de sentido
decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões,
retomadas etc.) entre os textos literários e outras manifestações artísticas
(cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música etc.) quanto aos temas,
personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e as paródias,
paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, entre outros.
Aulas do CMSP
08/06/2021 https://youtu.be/DOvv8c2tlM8
10/06/2021 -
15/06/2021 -
CADERNO “APRENDER SEMPRE” – SEQUÊNCIA 03 - Páginas: 27, 28, 29, 30, 31, 32,
33, 34, 35
Assista as aulas do canal Centro de Mídia São Paulo e faça
as atividades propostas, elas serão a forma de marcar a sua presença, porém, se
o aluno não fizer a devolutiva, constará falta no Diário de Classe.
Escreve o seu nome
completo e a série/ano em que
você está matriculado nas atividades.
Encaminhe as suas respostas ou fotos das atividades
somente para o e-mail: rosasoares@prof.educacao.sp.gov.br
WhatsApp (11) 96745-0236 ( somente em caso de alguma
dúvida.) e respeite os horários.
As atividades devem ser entregues até 23º/06/2021.
Leia o
conceito de - TEXTO POÉTICO:
ESTROFE E
VERSO RIMADO E LIVRE; SÍLABA MÉTRICA E SÍLABA GRAMATICAL; TEMA
Texto
poético
No texto
poético o autor apresenta a realidade de forma criativa numa linguagem
bastante expressiva. O texto que daí resulta chama-se poema,
que é um conjunto de versos agrupados em estrofes.
Constituição
de um poema
Um poema é
assim constituído por várias estrofes que se classificam conforme o número de
versos que as constituem:
- Estrofe: conjunto de versos
- Terceto: se for constituída por três
versos
- Quadra: se for constituída por quatro
versos
- Quintilha: se for constituída por cinco
versos
Verso
rimado e livre
Uma das
outras características específicas do texto poético é o recurso à rima.
Quando um verso rima com outro, diz-se que é um verso rimado.
Quando não rima com mais nenhum, diz-se que é um verso branco.
Amanhã é dia
de escola – [verso rimado]
Por isso vou já preparar a sacola. – [verso rimado]
Quem bom que é ir aprender! – [verso branco]
Sílaba
métrica e sílaba gramatical
As sílabas
métricas são diferentes das sílabas gramaticais pois
correspondem apenas aos grupos de sons efetivamente pronunciados na leitura de
um poema.
A contagem
das sílabas métricas de um verso (escansão ou métrica) faz-se até à última
sílaba tónica do verso e agrupam-se sílabas terminadas em vogais com sílabas de
palavras seguintes que começam também em vogal e que consistem na emissão de um
só som.
- Ver/de e/ trans/pa/ren/te
– 5 sílabas métricas
Neste
exemplo, as sílabas gramaticais “de” e “e”
agrupam-se e contam apenas como uma sílaba métrica, pois consistem na emissão
de um só som, e contam-se apenas as sílabas até à sílaba “ren”
por esta ser a sílaba tónica da última palavra do verso (trans-pa-ren-te).
Tema:
O tema de
um poema é a sua ideia-chave, ou seja, o que o sujeito poético pretende
expressar.
Conceito
de figuras de Linguagem
O
que é figura de linguagem?
Chamamos de
figura de linguagem os recursos expressivos empregados para
gerar efeitos nos discursos, ampliando a ideia que se pretende passar e que não
seria possível com o uso restrito e literal das palavras. Esses recursos podem
dar o efeito de exagero, ausência, similaridade, lirismo ou estranheza,
priorizando a alteração da construção das
sentenças ou a semântica (o significado) ou a sonoridade (a
forma).
Vamos
conhecer as principais figuras de linguagem e seus usos.
Principais
figuras de linguagem
- Figuras de semântica
- Metáfora
A metáfora
corre quando se faz qualquer comparação sem utilizar expressões que indiquem
que uma comparação está sendo feita (“como”, “tanto quanto”, “parece”, entre
outras). Exemplo:
Você
tem uma pedra dentro do peito.
No exemplo,
a metáfora serve para dizer que a insensibilidade de alguém é como um coração
tão duro quanto uma pedra.
- Sinestesia
A sinestesia ocorre quando se constrói uma expressão
que mistura duas sensações diferentes entre aquelas percebidas
pelos órgãos sensoriais.
Tinha olhos bem pretos, quentes e doces.
Na frase, temos a mistura da visão (“bem pretos”) com o tato
(“quentes”) e o paladar (“doces”) para descrever os olhos de alguém.
- Aliteração
A aliteração é a repetição de um mesmo som
consonantal propositalmente em um texto como recurso estilístico.
“Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”
(Cruz e Souza)
No excerto, ocorre aliteração com o som da letra “V” e das
letras “S” e “Z”, o que pode dar a ideia de vozes sussurrando.
“Maioral, melhores momentos
Marginal, maldito movimento
Melodia, memória mó mensageiro”
(MC Lon)
No excerto, a repetição do som consonantal da letra “m” gera
aliteração.
- Onomatopeia
A onomatopeia é a tentativa de reproduzir sons e
barulhos pela escrita. É muito comum em histórias em quadrinhos.
- Derrubou
o prato enquanto enxugava a louça: CRASH!
- “Do
berro, do berro que o gato deu: miau!” (Cantiga popular)
Nos exemplos, “crash” tenta reproduzir o som do prato
quebrando, enquanto “miau” tenta reproduzir o miado do gato.









Comentários
Enviar um comentário