PRF Wilson 1 anoc,d,e filosofia o estudo filosófico

 

 

Professor: Wilson

Disciplina: Filosofia

Série destino: 1 ANO C.D.E

Quantia de aulas previstas: 4

 

ATIVIDADE DE FILOSOFIA

1 ANO C,D,E

 

O início do estudo filosófico pode acontecer por meio da leitura. Vamos trazer alguns exemplos:

TEXTO I - Apologia de Sócrates

I - O que vós, cidadãos atenienses, haveis sentido, com o manejo dos meus acusadores, não sei; certo é que eu, devido a eles, quase me esquecia de mim mesmo, tão persuasivamente falavam. Contudo, não disseram, eu o afirmo, nada de verdadeiro. Mas, entre as muitas mentiras que divulgaram, uma, acima de todas, eu admiro: aquela pela qual disseram que deveis ter cuidado para não serdes ganados por mim, como homem hábil no falar. Mas, então, não se envergonham disto, de que logo seriam desmentidos por mim, com fatos, quando eu me apresentasse diante de vós, de nenhum modo hábil orador? Essa me parece a sua maior imprudência, se, todavia, não denominam “hábil no falar” aquele que diz a verdade.

                   Porque, se dizem exatamente isso, poderei confessar que sou orador, não porém à sua maneira. Assim, pois, como acabei de dizer, pouco ou absolutamente nada disseram de verdade; mas, ao contrário, eu vo-la direi em toda a sua plenitude. Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadãos atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com as palavras que me vieram à boca; pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa. Em verdade, nem conviria que eu, nesta idade, me apresentasse diante de vós, ó cidadãos, como um jovenzinho que estuda os seus discursos. E todavia, cidadãos atenienses, isso vos peço, vos suplico: se sentirdes que me defendo com os mesmos discursos com os quais costumo falar nas feiras, perto dos bancos,onde muitos de vós tendes ouvido, e em outros lugares, não vos espanteis por isso, nemprovoqueis clamor. Porquanto, há o seguinte: é a primeira vez que me apresento diante de umtribunal, na idade de mais de setenta anos: por isso, sou quase estranho ao modo de falar aqui.

             Se eu fosse realmente um forasteiro, sem dúvida, perdoaríeis, se eu falasse na língua e maneirapelas quais tivesse sido educado; assim também agora vos peço uma coisa que me parece justa:permiti-me, em primeiro lugar, o meu modo de falar – e poderá ser pior ou mesmo melhor –depois, considerai o seguinte, e só prestai atenção a isso: se o que digo é justo ou não: essa, defato, é a virtude do juiz, do orador – dizer a verdade.

PLATÃO. Apologia de Sócrates. Trad. Maria Lacerda de Souza. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/

pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2296>. Acesso em: 15 jul. 2020.

“Platão diz (Teeteto, 155 d): mala gàr philosóphou touto tò páthos, tò thaumázein, ou gàr alie arkhè philojophias hè haúte. “É verdadeiramente de um filósofo estes pháthos — o espanto; pois não há outra origem imperante da filosofia que este.” O espanto é, enquanto páthos, a arkhé da filosofia. Devemos compreender, em seu pleno sentido, a palavra grega arkhé designa aquilo de onde algo surge. Mas, este “de onde” não é deixado para trás no surgir; antes, a arkhé torna-se aquilo que é expresso pelo verbo arkhein, o que impera. O páthos do espanto não está simplesmente no começo da filosofia, como, por exemplo, o lavar das mãos precede a operação do cirurgião. O

espanto carrega a filosofia e impera em seu interior. Aristóteles diz o mesmo (Metafísica, 1, 2, 982

b 12 ss.): dià gàr tò thaumázein hoi ánthropoi kaì nyn kai prôton ércsanto philosophein. “Pelo espanto os homens chegam agora e chegaram antigamente à origem imperante do filosofar” (àquilo de onde nasce o filosofar e que constantemente determina sua marcha)”.

 

A partir dessa leitura,

 1- Quais apontamentos você faz sobre a atitude filosófica?

 2 -Qual o papel do espanto para o filosofar?

 

Para finalizar essa reflexão, vamos praticar respondendo à questão abaixo:

 

(UEM 2009) A linguagem verbal é um sistema de símbolos que permite aos seres humanos ultrapassarem os limites da experiência vivida e organizar essa experiência sob forma abstrata, conferindo sentido ao mundo. Assinale o que for correto.

 

01) A linguagem humana, da mesma forma que as linguagens de computador, é altamente estruturada e, por isso, inflexível; não fosse assim, a comunicação entre as pessoas seria impossível.

 

02) A linguagem oral é o único meio à disposição do homem para sua comunicação e o estabelecimento de relações com os outros indivíduos.

04) A formação do mundo cultural depende fundamentalmente da linguagem. Pela linguagem, o homem deixa de reagir somente ao presente imediato, podendo pensar o passado e o futuro e, com isso, construir o seu projeto de vida.

 

08) Os nomes são símbolos ou representações dos objetos do mundo real e das entidades abstratas. Como representações, os nomes têm o poder de tornar presente para nossa consciência o objeto que não está dado aos sentidos.

 

16) O homem é a única espécie animal dotada da capacidade de linguagem mediante a palavra e faz uso de símbolos, isto é, refere-se às coisas por meio de signos convencionados, enquanto na linguagem de outros animais os signos são índices.

Entregar até 23/06/21no email wildamblei2@yahoo.com.br

zap so paratirardúvidas 

946344772 


 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Série EM: A, B, C, D, E.

Professora Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1º Série: EM: A, B, C, D, E.

WILSON SOCIOLOGIA 1 ANIOS A,B O papel da juventude em contextos territoriais: