HISTÓRIA 1ºB PROFª GILVANIA EMAIL: gilvaniaescola2020@gmail.com- 2º BIMESTRE

 Escola Estadual Professora Maria Célia Falcão Rodrigues

História 1ºB - Prof. Gilvania - Email: gilvaniaescola2020@gmail.com- 2º bimestre

Roteiro da aula:

1) Assista ao vídeo aula do CMSP respondendo as interações no caderno, segue vídeo:



2) Leia o texto abaixo para realizar a atividade proposta:

TEXTO 1 – Estado, nação ou governo?

Quando dizemos que somos brasileiros o que isso significa? Ao nascer em um território e habitá-lo somos parte de um Estado ou de uma nação? Submeter-se a determinadas regras e governos é determinante para fazermos parte de um país? Quando pensamos em grupos étnicos como os Curdos, Hutus, ou mesmo povos indígenas como os Yanomami, podemos dizer que eles possuem Estados ou nações? Onde estão localizados? Estamos acostumados a associar nação a um Estado, com governos, fronteiras e territórios estabelecidos juridicamente. No entanto, há diferença entre nação e Estado? Se moramos em um país, fazemos parte de uma nação ou de um Estado? Os Hutus por exemplo, são um dos grupos étnicos que estão presentes em Ruanda e Burundi, assim como os Curdos que vivem na Turquia, Iraque, Síria, Irã, mas possuem comunidades no Líbano, Armênia, Geórgia. As comunidades indígenas dos Yanomami e seus subgrupos estão presentes no Brasil e na Venezuela, eles possuem Estados ou nações? As nações são caracterizadas por suas culturas, tradições, línguas, costumes, dentre outros fatores que dão identidade aos indivíduos e seus grupos. Já o Estado é definido pelo conjunto de instituições que controlam e administram uma nação ou país. Na antiguidade, os gregos associavam a cidadania à sua pólis, ou seja, à sua cidadeEstado. Durante a denominada Idade Média, na Europa, não havia a ideia de nação, estavam politicamente e culturalmente ligados às concepções cristãs de comunidade, ao poder religioso e a um Senhor (feudal). As formas de organização política e territorial dos Estados-nação tiveram início na modernidade (séculos XV a XVIII), com a Formação das Monarquias Nacionais modernas, e consequentemente ao longo dos séculos XVIII e XIX, no mundo Ocidental, as relações entre os indivíduos e o Estado passam a ter novas configurações e estruturas políticas e jurídicas. 
Fonte: Elaborado especialmente para este Material.


3) Pesquise no dicionário o significado das palavras que você encontrar no texto acima que você não conheça.

4) Responda:


 a) O que lhe dá a sensação de pertencimento e identidade em relação a sua nacionalidade? Dê exemplos. 


b) Por que nos referimos a nações quando falamos de determinados povos, como os citados no texto? Sua população vive em um mesmo Estado? O que isso significa?


 c) Qual a diferença, segundo o texto, entre nação e Estado? Explique com suas palavras.


 d) E os governos? O que eles representam para os Estados e nações? 


Obs: Querido aluno! se você esta em falta com as atividades do CMSP, Blogger ou Avaliações do Caed por favor coloque em dia para que você chegue ao final do 2º bimestre tranquilo. 
Plantões no CMSP de 4ª e 5ª das 07hs ás 12:35hs, e no grupo de whatsapp 98023-3203 e email: gilvaniaescola2020@gmail.com

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