ELETIVAS –1ºA, B, C e D 2ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 3

 

- ELETIVAS –1ºA, B, C e D   2ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE

ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no caderno, porém, deverão tirar fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br 

 Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série.

PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA.

CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL ou WhatsApp 11- 968362464.

 2º BIMESTRE

Olá estimados alun@s, espero que tod@s estejam bem J 

Minhas postagens da disciplina de ELETIVAS DIREITOS E CIDADANIA no BLOG será QUINZENAL e entrega de atividades deverá ser dentro do prazo solicitado e dúvidas será contínua, de segunda a sexta  somente no meu  e-mail  anotado acima J

PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO!

 

ATIVIDADES SEMANAIS – (04 aulas). AVALIAÇÃO 3

Entrega até :20/06/2021

 Leia abaixo com atenção, respeitando as virgulas, pontos e exclamação e etc. Pois dessa forma terá melhor compreensão do texto. Dica: leia conversando com o texto e palavras que desconheça, pesquise o significado no dicionário ou google.

RAÇA E ETNIA

Não existem raças humanas diferentes, nós seres humanos fazemos parte da mesma espécie.

As diferenças entre os mais variados grupos humanos que tem, preferimos chamar de ETNIA, que está ligado ao conceito de cultura.

Etnia significa grupo que é culturalmente homogêneo. Do grego ethnos, povo que tem o mesmo ethos, costume, e tem também a mesma origem, cultura, língua, religião, etc.

O termo etnia não é sinônimo de raça. A palavra raça caiu em desuso pela comunidade científica quando se corresponde aos diferentes grupos humanos. A ideia de etnia é um conceito diferente da noção social de raça que se usava até a metade do século XX, e abrange mais aspectos culturais.

O desafio do racismo

Segundo Compass, “o racismo consiste em comportamentos, palavras ou práticas que beneficiam ou prejudicam as pessoas devido à sua cor, cultura ou origem étnica. Suas formas mais sutis são tão prejudiciais como suas formas mais evidentes. ”

“O racismo institucionalizado pode ser definido como o fracasso coletivo de uma organização para prestar um serviço adequado e profissional às pessoas devido à sua cor, cultura ou origem étnica. Pode ser visto ou detectado em processos, atitudes e comportamentos que equivale à discriminação através de preconceito involuntário, ignorância, imprudência e estereotipagem racista que geram desvantagens as pessoas de minorias étnicas. Incidentes racistas e assédio podem ocorrer em qualquer instituição, independentemente da quantidade de pessoas de diferentes origens étnicas dentro dele. Um incidente racista é qualquer incidente que é percebido ser racista pela vítima ou qualquer outra pessoa. Por exemplo:

Assédio físico: compreende os exemplos mais óbvios de ataques violentos ou intimidação física de crianças e adultos de grupos minoritários, bem como incidentes de intimidação ‘menor’ que podem ser cumulativos em vigor.

Assédio verbal: inclui xingamentos dirigidos às pessoas pertencentes de grupos minoritários, e qualquer ridicularização sobre a cultura de uma pessoa, por exemplo, sua música, vestimentas ou dieta.

Outros incidentes: como piadas e uso de vocabulário racista, utilização de símbolos racistas, emblemas, camisetas etc.”

Por outro lado, a discriminação estrutural “baseia-se na forma como a nossa sociedade é organizada. O próprio sistema social prejudica certos grupos de pessoas. A discriminação estrutural funciona através de normas, rotinas, padrões de atitudes e comportamentos que criam obstáculos para alcançar a igualdade real ou oportunidades iguais. A discriminação estrutural muitas vezes se manifesta como viés institucional, mecanismos que constantemente favorecem um grupo e discriminam outro. Estes são casos em que a discriminação resultante não está claramente enraizada na convicção de um indivíduo em relação a uma pessoa ou grupo de pessoas, mas em estruturas institucionais, seja legal, organizacional etc. O desafio da discriminação estrutural é torná-la visível, pois muitas vezes crescemos com isso sendo auto evidente e inquestionável. ”

Considerando a sua raiz, para combater esse tipo de discriminação, os governos devem “adotar políticas que não se enquadram apenas no quadro legal, mas também em relação com outros incentivos, levando em consideração os padrões de comportamento e o funcionamento de diferentes instituições. ” Assim, em alguns casos, é possível aplicar um tratamento preferencial ou positivo a pessoas pertencentes a certos grupos com a intenção de aliviar ou corrigir os danos causados pela discriminação que sofrem. A ação afirmativa, às vezes chamada de “discriminação positiva”, pode ser um bom instrumento para combater algumas desigualdades.

Por exemplo, as diferenças econômicas entre áreas rurais e urbanas podem ter consequências em relação ao acesso da população a serviços como a educação e saúde. Nesses casos, o tratamento preferencial é necessário para assegurar uma igualdade efetiva e não causar desigualdades.

De fato, A Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação

Racial reconhece a importância dos programas de ação afirmativa como forma de corrigir a discriminação sistemática.

No Brasil, a desigualdade socioeconômica é uma realidade bastante séria e complexa. Quando analisamos esses fatos a partir de uma perspectiva racial, verificamos que a vulnerabilidade econômica afeta prioritariamente a população negra. Segundo um relatório realizado pela

OXFAM, avalia-se que a renda da população branca em 2015 representava o dobro do que recebia a população negra no país.

No âmbito da educação também se verifica o mesmo problema. Ao final de 2016, a quantidade de negros sem instrução alguma era de 18%, enquanto para os brancos o percentual era de 12%.

Em relação ao ensino superior, em 2010, os negros representavam apenas ¼ dos diplomados no Brasil. Com relação à violência, as diferenças permanecem grandes e refletem que a população negra segue sendo a mais afetada nesse quesito também.

Esses dados são indicadores da situação de discriminação estrutural que a população negra sofre no Brasil, a qual se prolonga no tempo desde a época da escravidão. Nesse sentido, também é importante lembrar das micro agressões e situações discriminatórias às quais a população negra é submetida diariamente por conta de preconceitos que ainda se expressam cotidianamente.

A Lei de Cotas no Brasil (Lei n. 12.711) foi ratificada em 29 de agosto de 2012. A lei reserva 50% das vagas em universidades e outras instituições de ensino a nível federal para estudantes oriundos do sistema público de ensino, os quais são divididos em dois subgrupos: 1. Estudantes de baixa renda; 2. Pretos, pardos e indígenas. A Lei de Cotas é uma política que visa diminuir os dados de desigualdade social no país, sendo uma ação que se enquadra na Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação.

Para ajudar responder as questões segue alguns vídeos curtíssimos:

Desigualdade Racial no Brasil - 2 minutos para entender

https://www.youtube.com/watch?v=ufbZkexu7E0

CQC Ciência faz teste psicológico sobre racismo com crianças

https://www.youtube.com/watch?v=29kzSogJESU

Diversidade racial. Projeto ONDA: adolescentes em movimento pelos direitos. 2018/ INESC.

https://www.youtube.com/watch?v=nhoVN6OrNPU

 

Agora vamos a Atividade para ser realizada no cadernoJ

 

1-Sobre o que fala o texto?

2-Qual é a mensagem principal que querem passar?

3-O que você achou do conteúdo do texto?

4-O que significa que a discriminação é institucional e cultural? E, quais são os seus efeitos?

5-Pensando no Brasil, quais grupos você acha que sofre com discriminação estrutural? Considere diferentes possibilidades.

6-Como se manifestam as discriminações? Quais são os seus efeitos?

7-O que pode ser feito para diminuir esses efeitos? Considere diversos atores: governos, indivíduos, sociedade etc.

8- Com o objetivo de relembrar e valorizar figuras negras historicamente importantes, abaixo trago uns nomes de algumas personalidades e escolha um/a personagem e realize uma pesquisa na internet sobre sua vida, como sua história, o que fizeram/fazem e por que merecem ser lembradas.

1. Nelson Mandela

2. Martin Luther King

3. Rosa Parks

4. Nina Simone

5. Elizabeth Eckford

6. Carolina Maria de Jesus

7. Malcolm X

8. André Rebouças

9. Dandara

10. Antonieta de Barros

11. Machado de Assis

12. Abdias do Nascimento

 

   BONS ESTUDOS  ;=D

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