Professora Mayara Historia 2° Bimestre 1° Anos A.C,D,E
Olá!!!!!!! ALUNOS DOS 1° ANOS A,C,D,E
ESTAMOS INICIANDO O 2° BIMESTRE
ATIVIDADES DEVEM
SER ENTREGUES POR EMAIL. mayaraevelyn@prof.educacao.sp.gov.br
DATA DA ENTREGA 14/05/2021
Duvidas pelo
WhatsApp 11910119854
Não esqueçam de colocar o Nome e a Série
Objetivo
Problematizar a questão da produção do
conhecimento histórico e suas narrativas por meio da análise de discursos
dicotômicos (civilizados e bárbaros, atraso e desenvolvimento, entre outros) de
diferentes temporalidades históricas, com vistas a sua desconstrução na
organização da sociedade contemporânea.
Objeto do conhecimento: memória, cultura, identidade e diversidade
O
tempo histórico
O tempo histórico
Segue o link a abaixo para realizar as atividades
https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8910&id=10
ATIVIDADES
Currículo em ação pagina 262
1)
O ponto de vista dos subjugados exposto
pelo chefe bretão Calgaco vàs suas tropas.
“ (Os Romanos) são bandidos que se apoderaram do mundo inteiro (...).
Ávidos se o inimigo é rico, ambicioso se é pobre, pois que nem o Oriente nem o
Ocidente os saciaram. São os únicos entre todos os homens que unem num mesmo
apetite a fortuna e a indigência. Pilhar, matar, roubar: disfarçam tudo isso
sob o falso nome do império. Quando fazem o deserto, chamam a isso de paz
(...). Os nossos filhos e familiares são (por eles) levados à força para ir
servir noutro sítio. Os bens vão-se pelo tributo; as colheitas anuais, pela
requisição; os próprios corpos e as mãos gastam-se ao abrir estradas nas
florestas e nos pântanos, sob as pancadas e os ultrajes (...). Aqui há um chefe
e um exército; lá (sob o domínio romano), tributos, trabalhos nas minas e todos
os castigos reservados aos escravos. ”
Pensando no texto que acabamos de ler,
responda
Quem é o detentor desta
narrativa?
2) Observe
as imagens e responda

Como você definira ou descreveria estas duas cidades?
Comentários
Enviar um comentário