Professor Janser - Geografia - 1º A, B, C, D, E. Atividade 2 do 2º Bimestre - Aulas previstas: 4 - Habilidade trabalhada :(EF09GE14A) aula CMSP: 21/05/2021 Data de entrega até 01/06/2021

 

Atividade 2 – 2º Bimestre:

Tema: Revoluções Industriais, desenvolvimento e problemas socioambientais.

Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog da UE, e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador etc.
Presencialmente – lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc.

Data de entrega da atividade: até 31/05/2021

Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.

Meio eletrônico de entrega: Enviadas para o professor através do e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

Horário de atendimento aos alunos:  das 7:00 às 18:35 horas presencialmente na UE e/ou via WhatsApp e grupos de turmas: (11) 91011-9529

Ensino Médio: 1ª série A, B, C, D, E – 2º bimestre (retomada).

Habilidades do Currículo Paulista de Geografia:

Habilidade: (EM13CHS103) "Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos aos processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros)."

Unidade temática: categoria tempo e espaço.

Objeto do conhecimento: “a problemática socioambiental e a relação com as classes sociais e a estratificação social. A dinâmica da natureza e os impactos causados pela ação antrópica."

Texto para consulta, enviar somente as atividades!

Bom estudo!


Revoluções Industriais, desenvolvimento e problemas socioambientais.

De um modo geral, a Revolução Industrial transformou não só o setor econômico e industrial, como também as relações sociais, as relações entre o homem e a natureza, provocando alterações no modo de vida das pessoas, nos padrões de consumo e no meio ambiente. Cada fase da revolução representou diferentes transformações e consequências mediante os avanços obtidos em cada período.

A Primeira Revolução Industrial representou uma nova organização no modo capitalista. Nesse período houve um aumento significativo de indústrias, bem como o aumento significativo da produtividade (produção em menor tempo). O ser humano, ao ser substituído pela máquina, saiu da zona rural para ir para as cidades em busca de novas oportunidades, dando início ao processo de urbanização.

Esse processo culminou no crescimento desenfreado das cidades, na marginalização de boa parte da população, bem como em problemas de ordem social, como miséria, violência, fome. Nessa fase, também, a sociedade organizou-se em dois polos: de um lado a burguesia e do outro o proletariado.

Os principais avanços tecnológicos conhecidos nessa fase foram:

  • uso do carvão como fonte de energia para a máquina a vapor;
  • desenvolvimento da máquina a vapor e criação da locomotiva;
  • invenção do telégrafo;
  • aparecimento de indústrias têxteis, como a do algodão;
  • ampliação da indústria siderúrgica.

 

A Segunda Revolução Industrial teve como principais consequências, mediante o maior avanço tecnológico, o aumento da produção em massa em bem menos tempo, consequentemente o aumento do comércio e modificação nos padrões de consumo; muitos países passaram a se industrializar, especialmente os mais ricos, dominando, então, economicamente diversos outros países (expansão territorial e exploração de matéria-prima).

O avanço nos transportes possibilitou maior e melhor escoamento de mercadorias e trânsito de pessoas; surgiram as grandes cidades e com elas também os problemas como superpopulação; aumento das doenças; desemprego e aumento da mão de obra barata e novas relações de trabalho.

Na Segunda Revolução Industrial, destacaram-se:

  • a substituição do ferro pelo aço;
  • o surgimento de antibióticos;
  • a construção de ferrovias e navios a vapor;
  • a invenção do telefone, da televisão e da lâmpada incandescente;
  • o uso de máquinas e fertilizantes químicos na agricultura.

A Terceira Revolução Industrial e a nova integração entre ciência, tecnologia e produção possibilitaram avanços na medicina; a invenção de robôs capazes de fazer trabalho extremamente minucioso e preciso; houve avanços na área da genética, trazendo novas técnicas que melhoraram a qualidade de vida das pessoas; bem como diminuição das distâncias entre os povos e a maior difusão de notícias e informações por meio de novos meios de comunicação; o capitalismo financeiro consolidou-se e houve aumento do número de empresas multinacionais.

E não menos importante, todas essas transformações possibilitadas pela Revolução Industrial como um todo transformaram o modo como o homem relaciona-se com o meio. A apropriação dos recursos naturais para viabilizar as produções e os avanços tecno científicos tem causado grande impacto ambiental.

Atualmente, as alterações provocadas no meio ambiente têm sido amplamente discutidas pelas comunidades internacionais, órgãos e entidades, que expressam a importância de mudar o modelo de desenvolvimento econômico que explora os recursos naturais sem pensar nas gerações futuras.

A Terceira Revolução Industrial significou um novo patamar alcançado pelos avanços tecno -científicos que são até hoje vivenciados pela sociedade. Os principais marcos desse período podem ser vistos por meio dos aperfeiçoamentos e das inovações nas áreas de robóticagenéticatelecomunicaçõeseletrônicatransporte infraestrutura. Tudo isso transformou ainda mais as relações sociais e modificou o espaço geográfico.

Atividades

01 – Quais são as principais consequências da segunda revolução industrial?

02 – O que aconteceu ao ser humano, ao ser substituído pela máquina na primeira revolução industrial?

03 – Quais os principais marcos no período da terceira revolução industrial?

04 – Pesquise: Quais são as características da chamada quarta revolução industrial e descreva pontos importantes encontrados.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Série EM: A, B, C, D, E.

ELETIVAS –1ºA, B, C e D 3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Séries: A, B, C, D, E