Professor Janser - Geografia - 1º A, B, C, D, E. Atividade 2 do 2º Bimestre - Aulas previstas: 4 - Habilidade trabalhada :(EF09GE14A) aula CMSP: 21/05/2021 Data de entrega até 01/06/2021
Atividade 2 – 2º Bimestre:
Tema: Revoluções Industriais, desenvolvimento e
problemas socioambientais.
Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas
eletrônicas (internet, blog da UE, e-mail e WhatsApp); Dispositivos
necessários: celular, computador etc.
Presencialmente – lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc.
Data de entrega da atividade: até 31/05/2021
Avaliação: Formativa, durante o processo através das
devolutivas das atividades.
Meio eletrônico de entrega: Enviadas para o professor
através do e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br
Horário de atendimento aos alunos: das 7:00 às 18:35 horas presencialmente
na UE e/ou via WhatsApp e grupos de turmas: (11) 91011-9529
Ensino Médio: 1ª série A, B, C, D, E – 2º bimestre
(retomada).
Habilidades do Currículo Paulista de Geografia:
Habilidade: (EM13CHS103) "Elaborar hipóteses,
selecionar evidências e compor argumentos relativos aos processos políticos,
econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na
sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões
artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e
geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros)."
Unidade temática: categoria tempo e espaço.
Objeto do conhecimento: “a problemática
socioambiental e a relação com as classes sociais e a estratificação social. A
dinâmica da natureza e os impactos causados pela ação antrópica."
Texto para consulta, enviar somente as atividades!
Bom estudo!
Revoluções
Industriais, desenvolvimento e problemas socioambientais.
De um modo geral, a Revolução Industrial transformou não só
o setor econômico e industrial, como também as relações sociais,
as relações entre o homem e a natureza, provocando alterações no modo de
vida das pessoas, nos padrões de consumo e no meio ambiente. Cada
fase da revolução representou diferentes transformações e consequências
mediante os avanços obtidos em cada período.
A Primeira Revolução Industrial representou
uma nova organização no modo capitalista. Nesse período houve um
aumento significativo de indústrias, bem como o aumento significativo da
produtividade (produção em menor tempo). O ser humano, ao ser substituído pela
máquina, saiu da zona rural para ir para as cidades em busca de novas
oportunidades, dando início ao processo de urbanização.
Esse processo culminou
no crescimento desenfreado das cidades, na
marginalização de boa parte da população, bem como em problemas de ordem
social, como miséria, violência, fome. Nessa fase, também, a sociedade organizou-se
em dois polos: de um lado a burguesia e do outro o proletariado.
Os principais avanços tecnológicos conhecidos nessa fase
foram:
- uso
do carvão como
fonte de energia para a máquina a vapor;
- desenvolvimento
da máquina a vapor e criação da locomotiva;
- invenção
do telégrafo;
- aparecimento
de indústrias têxteis, como a do algodão;
- ampliação
da indústria siderúrgica.
A Segunda Revolução Industrial teve como principais
consequências, mediante o maior avanço tecnológico, o aumento da produção
em massa em bem menos tempo, consequentemente o aumento do comércio
e modificação nos padrões de consumo; muitos países
passaram a se industrializar,
especialmente os mais ricos, dominando, então, economicamente diversos outros
países (expansão territorial e exploração de matéria-prima).
O avanço nos transportes possibilitou maior e melhor
escoamento de mercadorias e trânsito de pessoas; surgiram
as grandes
cidades e com elas também os problemas como
superpopulação; aumento das doenças; desemprego e aumento da mão de obra
barata e novas relações de trabalho.
Na Segunda Revolução Industrial, destacaram-se:
- a
substituição do ferro pelo aço;
- o
surgimento de antibióticos;
- a
construção de ferrovias e navios a vapor;
- a
invenção do telefone, da televisão e da lâmpada incandescente;
- o
uso de máquinas e fertilizantes químicos na agricultura.
A Terceira Revolução Industrial e a nova
integração entre ciência, tecnologia e produção possibilitaram avanços
na medicina; a invenção de robôs capazes de fazer trabalho extremamente
minucioso e preciso; houve avanços na área da genética, trazendo novas técnicas
que melhoraram a qualidade de vida das pessoas; bem como diminuição das
distâncias entre os povos e a maior difusão de notícias e informações por
meio de novos meios de comunicação; o capitalismo financeiro consolidou-se e
houve aumento do número de empresas multinacionais.
E não menos importante, todas essas transformações possibilitadas
pela Revolução Industrial como um todo transformaram o modo como o homem
relaciona-se com o meio. A apropriação dos recursos naturais para
viabilizar as produções e os avanços tecno científicos tem causado grande
impacto ambiental.
Atualmente, as alterações provocadas no meio
ambiente têm sido amplamente discutidas pelas comunidades internacionais,
órgãos e entidades, que expressam a importância de mudar o modelo de
desenvolvimento econômico que explora os recursos naturais sem pensar nas
gerações futuras.
A Terceira Revolução Industrial significou um novo patamar
alcançado pelos avanços tecno -científicos que são até hoje vivenciados pela
sociedade. Os principais marcos desse período podem ser vistos por meio dos
aperfeiçoamentos e das inovações nas áreas de robótica, genética, telecomunicações, eletrônica, transporte e infraestrutura.
Tudo isso transformou ainda mais as relações sociais e modificou o espaço
geográfico.
Atividades
01 – Quais são as principais consequências da segunda
revolução industrial?
02 – O que aconteceu ao ser humano, ao ser substituído pela
máquina na primeira revolução industrial?
03 – Quais os principais marcos no período da terceira
revolução industrial?
04 – Pesquise: Quais são as características
da chamada quarta revolução industrial e descreva pontos importantes
encontrados.
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