Professor Janser - Geografia - 1º A, B, C, D, E. Atividade 1 do 2º Bimestre (retomada) - Aulas previstas: 4 - Habilidade trabalhada :(EF09GE14A) aula CMSP: 07/05/2021 Data de entrega até 17/05/2021

 

Atividade 1 – 2º Bimestre:

Tema: Diversidades, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, Blog da EU, e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador etc.
Presencialmente – lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc.

Data de entrega da atividade: até 17/05/2021

Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.

Meio eletrônico de entrega: Enviadas para o professor através do e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

Horário de atendimento aos alunos:  das 7:00 às 18:35 horas presencialmente na UE de acordo com o horário das aulas e/ou via WhatsApp e grupos de turmas: (11) 91011-9529

Ensino Médio: 1ª série A, B, C, D, E – 2º bimestre (retomada).

Habilidades do Currículo Paulista de Geografia:

Habilidade: (EF09GE14A) – Selecionar, elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

Unidade temática: formas de representação do pensamento espacial.

Objeto do conhecimento: leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas.

Texto para consulta, enviar somente as atividades!

Bom estudo!

Desigualdade Social

desigualdade social é a diferença existente entre as classes sociais ou castas dominantes e as classes sociais ou castas dominadas. Ao longo dos tempos, os sistemas econômicos e políticos das cidades foram criando mecanismos de distinção entre as pessoas. Nas chamadas sociedades estratificadas, esses mecanismos são as divisões de castas, como os nobres na Europa feudal e as castas indianas, predominantes como sistema de distinção até o século XX.

 Existe um padrão de medida criado pelo matemático e estatístico italiano Conrado Gini, chamado coeficiente de Gini (ou índice de Gini), que mede a desigualdade em um determinado local e é comumente utilizado para medir a desigualdade de renda. O índice de Gini é expresso por um número que varia de zero a um, sendo zero o marco da ausência de desigualdade de renda, enquanto o numeral um representa o máximo possível dela.

Diversidade Cultural

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.

Diferenças

Num mundo com tantas diferenças, tantas formas de ver o mundo e cada pessoa enxerga o mundo do seu jeito, isso é o que fascina este lindo planeta, as diferenças. Até porque se fossemos todos iguais, ficaríamos muito sem graça. Mas, apesar de tudo, temos o dever de se respeitar. Cada pessoa tem seus pontos de vista, suas crenças, seus gostos, enfim, cada um é especial. É fascinante essa diferença, mas, infelizmente, temos de tudo nesse mundo, tudo mesmo. E o preconceito é uma das partes ruins nesta situação. O preconceito pela diferença racial, sexual e de crença, gera muitos conflitos. Tem até certos grupos que se reúnem para agredir, as vezes até matam pessoas, porque se sentem ofendidos por não pensarem iguais a eles. 

Somos todos seres humanos, apesar dos variados tipos de pessoa, porém, mesmo que não gostemos de uns certos tipos de diferenças, precisamos respeitá-las para nos tornarmos pessoas mais compreensíveis e acima de tudo, melhores. Paz, a maioria dos seres humanos sonham em viver num mundo repleto de paz, harmonia, amor, felicidade e respeito. Porém, a realidade é outra completamente diferente, mas para tornarmos esse sonho realidade, primeiramente, necessitamos de uma boa educação, e educação vêm de casa. Portanto, educar os filhos, pais, irmãos e parentes, na esperança de um mundo melhor, sem violência.


Em termos de estrita interpretação, diversidade cultural e desigualdade social são completamente diferentes. Desigualdade social faz referência à diferença entre as classes sociais e aos rendimentos de cada classe. Diversidade cultural faz referência à vasta quantidade de culturas diferentes existentes em um nosso território.

No Brasil, a associação entre os termos “desigualdade social” e “diversidade cultural” é possível, pois apesar de nossa diversa formação cultural, a exclusão social apresenta-se como um fator de exclusão que se manifesta, majoritariamente, por meio da diferença entre as diversas culturas que formam a população brasileira.

Atividade

Questão 1

 Explique a diferença entre Desigualdade social e Diversidade cultural.

Questão 2

Descreva o que é desigualdade social, como ela é medida e conclua com uma ideia de como reduzir essa desigualdade.


Enviar as atividades pelo e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

Escrever no corpo do e-mail: Nome, ano, turma e qual atividade.

Atenção ao foco das fotos e se a letra está legível.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Série EM: A, B, C, D, E.

ELETIVAS –1ºA, B, C e D 3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Séries: A, B, C, D, E