SOCIOLOGIA 1 ANO A,B O ESTRANHAMENTO DA SOCIEDADE PROF WLSON

 

3 ª ATIVIDADES 1ANO B SOCIOLOGIA

 

 

SOCIOLOGIA

 

 

MOMENTO 1

Agora que você está iniciando uma outra etapa na sua formação escolar, talvez venha pen-

sando com mais frequência sobre seu futuro profissional. Hoje em dia temos as profissões tradicionais, que guardam relação direta com o que estudamos ao longo do Ensino Fundamental (EF)e aquelas mais recentes, que, provavelmente, você relaciona com o campo da tecnologia digital. A Sociologia não esteve nomeadamente presente no EF, mas seu campo de atuação e sua forma de trabalho, sim. Isso comprometeu sua compreensão de o que seja a Sociologia e como um sociólogo trabalha? Alguma vez você considerou se tornar um sociólogo?

 

 

 

(  ) SIM, porque conheço alguma coisa sobre Sociologia.

( ) SIM, porque mesmo desconhecendo acho que pode ser interessante.

( ) NÃO, porque não sei o que faz um sociólogo.

( ) NÃO, porque mesmo não conhecendo, eu acho que é algo desinteressante.

( ) TALVEZ, pois, ao conhecer a Sociologia, eu posso cogitar a ideia.

 

 

Tudo aquilo que o homem ignora, não existe para ele. Por isso o universo de cada um, se resume no tamanho de seu saber. Einstein

 

A frase acima tem sua autoria atribuída a Albert Einstein e é facilmente encontrada na rede mundial de computadores. Assim como ela, muitas outras frases são atribuídas a personalidades sem que se tenha certeza de que, de fato, foram ditas por elas. Você já deve ter observado que as pessoas tendem a aceitar como verdadeiro aquilo que se associa a certas “autoridades”, como por exemplo, a ciência, o telejornal, o periódico, o aplicativo de mensagens, o artista etc.Basta dizer “é científico”, “eu vi no telejornal”, “está escrito no jornal de hoje”,“li no grupo do app” ou “a atriz concordou”, que geralmente as pessoas vão assumindo como verdadeiro, como natural, sem estranharem os fatos – ou fakes.O mais intrigante da frase em destaque é que ela joga com essa situação, a de que as pessoas não estranham e aceitam naturalmente as coisas que desconhecem porque seu saber não lhes dá perna para isso. É um círculo vicioso, uma vez que apenas vão empilhando informações, deixando de as transformar em conhecimento, de forma a nunca questionarem o que lhes dizem.

1-    Quantas vezes você já deixou de fazer algo simplesmente porque desconhecia?

2-     Isso não lhe parece estranho?

3-    Concorda que é natural que a gente faça sempre as mesmas coisas porque sempre foi assim ou porque dizem que é assim?

 




Entregar até 22/04

wildamblei2@yahoo.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Série EM: A, B, C, D, E.

Professora Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1º Série: EM: A, B, C, D, E.

WILSON SOCIOLOGIA 1 ANIOS A,B O papel da juventude em contextos territoriais: