Professor Janser - Geografia - 1º A,B,C,D,E - Atividade 3 - Revisão dos conteúdos - Envio de fotos das atividades até 12/04/21 através do e-mail jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

Formas de representação e suas informações geográficas


Ensino Médio: 1ª série – 1º Bimestre.

Habilidades do Currículo Paulista: (EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

Temas e conteúdo: Formas de representação e pensamento espacial; Revisão dos conteúdos:



QUESTÃO 1

Quais são os elementos primordiais para a correta leitura dos mapas?

QUESTÃO 2

Sobre a técnica de criação e projeção de mapas, assinale o que for incorreto:

a) As projeções cartográficas são técnicas de representação do globo esférico da superfície terrestre em um plano, por isso, sempre haverá distorções.

b) Mapas temáticos são mapas especializados em um determinado tema, como áreas industriais, relevo, hipsometria, clima, dentre outros.

c) Os símbolos cartográficos podem variar entre zonais, lineares e pontuais.

d) Legenda é a parte de um mapa responsável por apontar a proporção entre a superfície real e a representação gráfica dessa superfície.

e) Os SIG’s (Sistemas de Informações Geográficas) são resultado da união entre as técnicas milenares da Cartografia e as inovações gráficas e tecnológicas.

QUESTÃO 3

Rochas, relevo e solos são temas respectivos dos seguintes mapas:

a) pedológico, geomorfológico e geológico.

b) litológico, pedológico e geomorfológico.

c) geomorfológico, topográfico e fitoecológico.

d) geológico, geomorfológico e pedológico.

Ações Antrópicas 

Ensino Médio: 1ª série A,B,C,D,E – 1º bimestre Atividade 2. Revisão dos conteúdos.

Habilidade: (EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas com processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

Unidade temática: tempo e espaço.

Objeto de conhecimento: as relações entre espaço, sociedade, natureza, trabalho e tempo e as transformações antrópicas no meio físico em diferentes sociedades.



Questão 1

Nos últimos anos, um dos temas ambientais de maior destaque está no debate sobre o aquecimento do planeta Terra e nas mudanças climáticas globais. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:

a) Além dos fatores internos ao planeta, com destaque para as consequências das ações humanas, fatores externos, como as explosões solares, influenciam no aumento da temperatura da Terra.

b) Existem pesquisadores que discordam da teoria de que estamos vivendo uma mudança climática em virtude da ação antrópica, pois consideram que houve outros períodos de aquecimento e de resfriamento do planeta antes da existência e da interferência do homem na Terra.

c) Além das florestas, os oceanos são fundamentais na regulação do clima no planeta, pois as plantas aquáticas são responsáveis pela absorção de CO2 da atmosfera. No entanto, a degradação ambiental de origem antrópica nos oceanos vem sendo intensa, reduzindo a vida marinha.

d) Os relatórios do IPCC, composto por um grupo de pesquisadores que vem analisando o impacto das ações antrópicas sobre o clima, constituem-se na principal fonte de informações sobre o aquecimento global. O IPCC trabalha com projeções de cenários futuros, e tais projeções vêm sendo consideradas exatas e acertadas por toda a comunidade científica.

e) O aumento da temperatura média do planeta está intimamente ligado às atividades humanas responsáveis pelo aumento dos gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono e o metano. Essa emissão de gases pelo homem, decorrente de atividades agropecuárias, industriais e da queima de combustíveis fósseis, é considerada pelos cientistas do IPCC a principal causa do aquecimento global.

 

Questão 2

Assinale a alternativa que não representa uma ação antrópica positiva:

a) Coleta seletiva

b) Uso de fontes não renováveis de energia

c) Reflorestamento de áreas desmatadas

d) Não poluição dos recursos hídricos

e) Incentivo de políticas ambientais

 

Questão 3

Relacione os problemas ambientais à ação antrópica que o provoca. Em seguida, assinale a alternativa com a ordem correta:

( 1 ) Destruição da camada de ozônio

( 2 ) Chuva ácida

( 3 ) Desmatamento

( ) Problema ambiental causado pela emissão de gases presentes em sprays aerossóis, como o clorofluorcarboneto (CFC).

( ) Problema ambiental agravado pelo aumento populacional e pela intensificação das atividades agropecuárias.

( ) Problema ambiental intensificado pelo aumento do uso de combustíveis fósseis e, principalmente, e por sua queima, que emite à atmosfera diversos gases poluentes, como o dióxido de enxofre e o ácido clorídrico.

a) 1,2,3

b) 2,1,3

c) 1,3,2

d) 2,3,1

Atenção: as atividades deverão ser enviadas no e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Série EM: A, B, C, D, E.

ELETIVAS –1ºA, B, C e D 3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Séries: A, B, C, D, E