A FILOSOFIA E OUTRAS FORMA DE CONHECIMENTO 1 ANOS C,D,E PROF WILSON
3ª ATIVIDADES 1 ANOS FILOSOFIA
C,D,E
1. Pesquise
na internet, em dicionários de Filosofia, na biblioteca da escola ou da sua
cidade o significado das palavras relacionadas a seguir.
Quanto mais aprofundada sua pesquisa, melhor.
.
Conhecimentos a priori
• Conhecimentos a posteriori
• Sensação
• Reflexão
Leitura
e Análise de Texto
Introdução
Podemos afirmar que todos os nossos conhecimentos têm origem em nossa
experiência. Se fosse ao contrário, por meio do que a faculdade de conhecimento
deveria ser exercitada senão por objetos que tocam nossos sentidos e em parte
produzem por si mesmos representações, em parte colocam em movimento a
atividade do nosso entendimento para compará-las, reuni-las ou separá-las e,
dessa maneira, proceder à elaboração da matéria informe das impressões
sensíveis até um conhecimento das coisas, o que se denomina experiência?
Portanto,
no tempo nenhum conhecimento antecede a experiência; todos começam por ela.
Porém,
nosso conhecimento empírico é formado pelo que recebemos das impressões e pelo
que a nossa faculdade de conhecer lhe adiciona, estimulada pelas impressões dos
sentidos; aditamento que somente distinguimos por longa prática que nos
capacite a separar esses dois elementos.
Eis aí uma questão que merece reflexão: Existe mesmo um conhecimento que
não depende da experiência e das impressões dos sentidos?
KANT, Immanuel, Crítica da razão pura. Tradução
Lucimar A. Coghi Anselmi; Fulvio Lubisco. São Paulo: Icone, 2007. p. 5 (Coleção
Fundamentos do Direito)
1. Sublinhe
no texto as palavras que você desconhece.Depois, investigue uma por uma e
coloque os significados no Caderno.
2. Qual a ideia principal, ou tese, do texto?
3. Destaque
o nome de um filme ou programa de televisão que você considera bom e argumente
a respeito de sua qualidade. Analise os seus argumentos e responda: Quais são
os critérios que o levam a afirmar que um filme ou um programa tem qualidade?
4. Para Kant, o que é conhecimento a priori e
conhecimento a posteriori?
1. Pesquise
os períodos da história da filosofia DE FORMA RESUMIDA
Filosofia
antiga
Filosofia Medieval
Filosofia Moderna
Filosofia Contemporânea
1. Identifique
os nomes dos filósofos, a partir das pistas
Filósofo
1
a) Sistematizou a Filosofia e as regras da
lógica.
b) Gostava de ensinar andando.
c) Foi mestre de Alexandre, o Grande.
d) Segundo ele, todas as coisas eram formadas
por forma e conteúdo.
R
Filósofo 2
a) O sentido da vida era o prazer. Todas as
coisas eram feitas por átomos
b)
Ensinava em um jardim, para quem quisesse aprender, inclusive mulheres, jovens,
escravos e idosos.
c) Segundo ele, os deuses não estão preocupados
com a nossa vida, afinal, seres felizes não têm preocupação.
R
Filósofo
3
a) Usou a dúvida metódica.
b) Considerado o primeiro filósofo moderno.
c)
“Penso, logo existo” é uma de suas frases mais conhecidas
R
Filósofo
4
a) Criou o materialismo histórico dialético.
b) Procurou entender a forma de dominação
econômica a partir do materialismo histórico.
c)
Segundo ele, a história da humanidade é feita pela luta de classes, por
opressores e oprimidos.
R
Filósofo
5
ia) Sua missão era revelar aos homens o
não-saber de cada um.
b) Procurava azer com que as pessoas tomassem
consciência delas mesmas.
c)
Segundo ele, o verdadeiro saber nos conduz a valores morais. Cuidar de si é
cuidar da vida na cidade.
R
Filósofo 6
a) Uma das filósofas mais importantes do mundo
pós-Segunda Guerra. Seu primeiro nome era Hannah.
b) Para ela, os homens e as mulheres têm três
atividades: labor (atividades biológicas), trabalho (criação do mundo humano) e
ação (atividade entre as pessoas para melhoria, ou seja, sua política).
c)
Esteve no julgamento de um nazista e observou que ele não era um vilão
monstruoso, mas era uma pessoa incapaz de pensar por conta própria. Ele
demonstrava a banalidade do mal na mediocridade de sua vida.
R
Filósofo
7
a) Fundou a Academia e escreveu vários diálogos
em que o personagem central era o seu mestre, Sócrates.
b) Segundo ele, o mundo é uma cópia das ideias.
As almas conheciam essas ideias perfeitas, mas, para viver na Terra, tinham de
esquecê-las. Lembrar era aprender.
c) Para ele, o amor (Eros) é o que une todas as
coisas na natureza. A essência do amor é a união.
R
Filósofo
8
a) Procurou observar os limites da razão
humana.
b) Revolucionou a Filosofia, demonstrando que
nós não podemos conhecer o mundo realmente como é, mas conhecemos teoricamente
apenas fenômenos.
c)
Demonstrou que não é pela razão que podemos provar a existência de Deus, mas
pelo desejo do bem dentro de nós.
R
ATIVIDADES
1.
Quais são as principais características da Filosofia Antiga?
2. Por
que a técnica, ou a evolução da tecnologia, é um tema tratado pela Filosofia
Contemporânea?
3.
Destaque a preocupação central defendida pelo filósofo que você pesquisou
durante esta Situação de Aprendizagem.
Entregar até 22/04
wildamblei2@yahoo.com.br
Comentários
Enviar um comentário