A FILOSOFIA E OUTRAS FORMA DE CONHECIMENTO 1 ANOS C,D,E PROF WILSON

 

3ª ATIVIDADES 1 ANOS FILOSOFIA

C,D,E

 

1.     Pesquise na internet, em dicionários de Filosofia, na biblioteca da escola ou da sua cidade o significado das palavras relacionadas a seguir.

Quanto mais aprofundada sua pesquisa, melhor.

 . Conhecimentos a priori

• Conhecimentos a posteriori

• Sensação

• Reflexão

 

 

Leitura e Análise de Texto

Introdução

              Podemos afirmar que todos os nossos conhecimentos têm origem em nossa experiência. Se fosse ao contrário, por meio do que a faculdade de conhecimento deveria ser exercitada senão por objetos que tocam nossos sentidos e em parte produzem por si mesmos representações, em parte colocam em movimento a atividade do nosso entendimento para compará-las, reuni-las ou separá-las e, dessa maneira, proceder à elaboração da matéria informe das impressões sensíveis até um conhecimento das coisas, o que se denomina experiência?

       Portanto, no tempo nenhum conhecimento antecede a experiência; todos começam por ela.

         Porém, nosso conhecimento empírico é formado pelo que recebemos das impressões e pelo que a nossa faculdade de conhecer lhe adiciona, estimulada pelas impressões dos sentidos; aditamento que somente distinguimos por longa prática que nos capacite a separar esses dois elementos.

          Eis aí uma questão que merece reflexão: Existe mesmo um conhecimento que não depende da experiência e das impressões dos sentidos?

 

KANT, Immanuel, Crítica da razão pura. Tradução Lucimar A. Coghi Anselmi; Fulvio Lubisco. São Paulo: Icone, 2007. p. 5 (Coleção Fundamentos do Direito)

1.     Sublinhe no texto as palavras que você desconhece.Depois, investigue uma por uma e coloque os significados no  Caderno.

2.      Qual a ideia principal, ou tese, do texto?

3.     Destaque o nome de um filme ou programa de televisão que você considera bom e argumente a respeito de sua qualidade. Analise os seus argumentos e responda: Quais são os critérios que o levam a afirmar que um filme ou um programa tem qualidade?

4.      Para Kant, o que é conhecimento a priori e conhecimento a posteriori?

 

1.     Pesquise os períodos da história da filosofia DE FORMA RESUMIDA

 

 

 

 

Filosofia  antiga

 

Filosofia Medieval

 

 

 

Filosofia Moderna

 

 

 

 

Filosofia Contemporânea

 

 

 

1.     Identifique os nomes dos filósofos, a partir das pistas

Filósofo 1

a) Sistematizou a Filosofia e as regras da lógica.

b) Gostava de ensinar andando.

c) Foi mestre de Alexandre, o Grande.

d) Segundo ele, todas as coisas eram formadas por forma e conteúdo.

   R

 Filósofo 2

a) O sentido da vida era o prazer. Todas as coisas eram feitas por átomos

 b) Ensinava em um jardim, para quem quisesse aprender, inclusive mulheres, jovens, escravos e idosos.

c) Segundo ele, os deuses não estão preocupados com a nossa vida, afinal, seres felizes não têm preocupação.

   R

Filósofo 3

a) Usou a dúvida metódica.

b) Considerado o primeiro filósofo moderno.

 c) “Penso, logo existo” é uma de suas frases mais conhecidas

   R

Filósofo 4

a) Criou o materialismo histórico dialético.

b) Procurou entender a forma de dominação econômica a partir do materialismo histórico.

 c) Segundo ele, a história da humanidade é feita pela luta de classes, por opressores e oprimidos.

   R

Filósofo 5

ia) Sua missão era revelar aos homens o não-saber de cada um.

b) Procurava azer com que as pessoas tomassem consciência delas mesmas.

 c) Segundo ele, o verdadeiro saber nos conduz a valores morais. Cuidar de si é cuidar da vida na cidade.

    R

            Filósofo 6

a) Uma das filósofas mais importantes do mundo pós-Segunda Guerra. Seu primeiro nome era Hannah.

b) Para ela, os homens e as mulheres têm três atividades: labor (atividades biológicas), trabalho (criação do mundo humano) e ação (atividade entre as pessoas para melhoria, ou seja, sua política).

 c) Esteve no julgamento de um nazista e observou que ele não era um vilão monstruoso, mas era uma pessoa incapaz de pensar por conta própria. Ele demonstrava a banalidade do mal na mediocridade de sua vida.

   R

 

Filósofo 7

a) Fundou a Academia e escreveu vários diálogos em que o personagem central era o seu mestre, Sócrates.

b) Segundo ele, o mundo é uma cópia das ideias. As almas conheciam essas ideias perfeitas, mas, para viver na Terra, tinham de esquecê-las. Lembrar era aprender.

c) Para ele, o amor (Eros) é o que une todas as coisas na natureza. A essência do amor é a união.

    R

 

Filósofo 8

a) Procurou observar os limites da razão humana.

b) Revolucionou a Filosofia, demonstrando que nós não podemos conhecer o mundo realmente como é, mas conhecemos teoricamente apenas fenômenos.

 c) Demonstrou que não é pela razão que podemos provar a existência de Deus, mas pelo desejo do bem dentro de nós.

  

      R

 

ATIVIDADES

 

1. Quais são as principais características da Filosofia Antiga?

2. Por que a técnica, ou a evolução da tecnologia, é um tema tratado pela Filosofia Contemporânea?

3. Destaque a preocupação central defendida pelo filósofo que você pesquisou durante esta Situação de Aprendizagem.

 DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO COM O E MAIL ABAIXO

Entregar até 22/04

wildamblei2@yahoo.com.br

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Série EM: A, B, C, D, E.

ELETIVAS –1ºA, B, C e D 3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Séries: A, B, C, D, E