SOCIOLOGIA – 1°E - 1ºBIMESTRE PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2

- SOCIOLOGIA –  1°E - 1ºBIMESTRE PROFESSORA FABIANE

Data: 03/03/2021

 

ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no caderno, porém, deverão tirar fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br 

 

Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série.

 

PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO.

 

CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL ou WhatsApp 11- 968362464.

 

1º BIMESTRE

Olá estimados alun@s, espero que tod@s estejam bem J 

Nossas aulas estarão relacionadas aos conteúdos do CMSP.

Minhas postagens da disciplina de Sociologia no BLOG será QUINZENAL e entrega de atividades deverá ser dentro do prazo solicitado e dúvidas será contínua, de segunda a sexta  somente no meu  e-mail  anotado acima J

PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA!

ATIVIDADES SEMANAIS – (04 aulas). AVALIAÇÃO 2

ENTREGA: 17/03/2021

 

Escrevam em seu caderno as respostas abaixo das questões passadas nas ultimas aulas.

Obs. Não apaguem a de vocês, apenas escrevam embaixo.

1. Sociologia é uma ciência situada dentro do conjunto das ciências humanas. O objetivo da sociologia é estudar, entender e classificar as formações sociais, as comunidades e os agrupamentos humanos, para que outras ciências e técnicas possam apresentar propostas de intervenção social que resultem em melhorias na sociedade.

2. O senso comum está baseado em conhecimentos adquiridos com a prática, com a observação da natureza, nos ensinamentos passados de geração a geração, nas tradições etc.

Como exemplos podem ter sido citados: usar chás sem comprovação científica ou recomendação médica; cortar o cabelo na Lua crescente; a crença de que não se deve tomar leite com manga, todas as mulheres são más motoristas, depressão é frescura, todo político é corrupto etc.

b)   A construção do conhecimento científico é baseada no método científico desenvolvido nas ciências sociais. Dependendo do fenômeno a ser estudado, o cientista fará uso: da recuperação histórica dos fatos, de dados estatísticos sobre o problema a ser analisado, de ir a campo para entrevistar os sujeitos diretamente envolvidos no problema em questão etc. O conhecimento científico, é diferente do senso comum, é a ciência através de seus métodos, teorias e conceitos, é uma forma mais aprofundada de entendimento e explicação dos fenômenos que acontecem na realidade.

 

Leia abaixo com atenção, respeitando as virgulas, pontos e exclamação e etc. Pois dessa forma terá melhor compreensão do texto. Dica: leia conversando com o texto J .

Contextualizando….

Nas aulas anteriores, refletimos sobre a perspectiva histórica, as transformações na sociedade que propiciaram o surgimento das Ciências Sociais que tem como objetivo compreender a dinâmica da vida em sociedade.

Vamos conhecer a perspectiva de análise da Sociologia, colocada no centro das atenções a sociedade e os indivíduos, e entrar em contato com alguns conceitos que possibilitarão a construção do olhar sociológico. Um importante aspecto da análise sociológica é compreender como a participação na sociedade se dá para os diferentes indivíduos, como ela afeta as relações – que podem ser desiguais em maior ou menos grau.

Leiam com atenção um dia na vida de Joana:

Joana sai cedo de casa e deixa o filho de 6 meses na casa de uma vizinha que cuida de várias crianças. Entra na fila do ônibus e pega o primeiro, mesmo que superlotado, para não se atrasar, pois o caminho é sempre cheio de novidades: acidentes, trânsito, chuva...

Chega ao trabalho e cumpre uma jornada de 9 horas, com direito a 1 hora de almoço, mas, dependendo da época do ano e da quantidade de encomendas, o almoço é feito em 15 minutos. Joana volta para casa depois de buscar a filha na vizinha, mas o dia ainda não terminou, já que as atividades domésticas a aguardam.

O dia a dia de Joana é comum a muitas pessoas. O desafio da Sociologia é compreender e analisar as relações sociais que fundamentam cada uma dessas situações. Veja que cada uma das etapas do dia de Joana permite estudar diversos temas de interesse para a sociedade. Acompanhe o raciocínio:

1. Joana deixa a filha com a vizinha. Esse fato tão comum na sociedade revela, ao menos, um problema: não há creches em número suficiente para atender os pais e as mães que trabalham. Como é uma questão de política pública, um estudo para compreender a necessidade das famílias e o papel do poder público no atendimento dessas carências poderia contribuir no enfrentamento desses problemas. Assim como um estudo detalhado sobre a falta de creches em determinada localidade poderia influenciar a prefeitura a criar, por exemplo, novas escolas de educação infantil.

2. A fila de ônibus. Esse também é um tema que pode ser estudado pela Sociologia. Isto é, pode-se partir da particularidade de Joana, que toma o mesmo ônibus lotado diariamente, para compreendê-la dentro de um sistema mais amplo, ou seja: a população paga impostos para que, em princípio, a ela seja garantido o direito ao transporte digno. É possível se perguntar: Por que eu devo pagar o transporte se eu já pago impostos? Você se lembra de uma reportagem que viu na televisão sobre uma cidade no interior de São Paulo, onde o transporte é gratuito.

3. Joana trabalha na indústria de confecção. Diferentes questões podem ser feitas sobre o emprego de Joana: Como o trabalho é organizado? O empregador respeita os direitos trabalhistas? Registra em carteira todos os empregados? Os empregados se organizam em sindicatos para fazer as reivindicações por melhores condições de trabalho? Observe que a questão do trabalho poderá ser ainda mais ampla: há subcontratação de trabalhadores? Essa atividade envolve trabalho infantil? Esses produtos são vendidos para outros países?

4. A volta de Joana para casa. Será que Joana e o marido dividem igualmente as responsabilidades domésticas? Por quais razões as atividades domésticas são, normalmente, feitas apenas pelas mulheres?

A análise sociológica da situação descrita procura retirar seu caráter particular, ou seja, a história e a vida específicas de Joana, e busca verificar as semelhanças e as diferenças nas situações vivenciadas pelo conjunto da sociedade. A Sociologia contribui, assim, na ampliação da compreensão de determinado problema e toma a sociedade como “objeto” de análise.

Agora, leiam o texto a seguir inspirado nas reflexões de um dos mais célebres sociólogos brasileiros, Florestan Fernandes (1920-1995). Criado apenas pela mãe, Florestan começou a trabalhar aos 6 anos de idade em uma barbearia para em seguida se tornar engraxate e, depois, garçom. Foi o incentivo de amigos que conheceu tra-balhando em um bar que o levou a voltar aos estudos que havia abandonado para garantir o sustento da família. Fez o antigo curso de Madureza (EJA DE HOJE) para depois cursar a universidade pública e nela se tornar professor.

 “Há na Sociologia algo de muito cativante: ela analisa os fenômenos que ocorrem na sociedade, constrói perguntas para a realidade e procura desvendá-los. Mas a observação e a análise do que ocorre na sociedade são feitas a partir de métodos científicos. Pense no trabalho do biólogo: ele analisa, por exemplo, um tipo de inseto e sabe que as condições climáticas podem fazer com que se reproduza ou que desapareça. Não é assim que observamos que há mais pernilongos no verão do que no inverno?

O trabalho do sociólogo busca analisar um contexto mais amplo no qual ocorrem os fenômenos sociais, os quais são construídos por meio de muitas variáveis. Como, então, analisar o desemprego? Será necessário compreender, por exemplo, a situação da economia no Brasil e no mundo: as empresas, de um modo geral, estão empregando ou demitindo? Esses trabalhadores estão, ou não, organizados em sindicatos? As empresas estão mais terceirizando do que contratando diretamente os funcionários?

São perguntas construídas para tentar compreender de forma aprofundada determinado fenômeno social. ”

 

Após a leitura respondam no caderno:

1)     Qual é a ideia central do texto de Florestan?

2)     Qual é o principal objeto de estudo da Sociologia? Justifique sua resposta com base no texto lido.

 

3- Agora, pense sobre a questão abaixo e responda:

 

a) O matemático e filósofo francês Henri Poincaré (1854-1912) compreendia que havia uma particularidade na Sociologia: ela representava muitos métodos para construir suas análises, mas chegava a poucas conclusões. Pensando na personagem Joana e nos problemas que ela enfrenta, você considera que Poincaré tem ou não razão? Porque?

 

Texto: O ser humano é um ser social 

O ser humano é um ser social que se encontra inserido em um conjunto de redes sociais mais amplas (família, amigos, comunidade religiosa, vizinhança, colegas de trabalho etc.) que atendem de forma organizada as suas necessidades básicas (abrigar-se, comer, vestir, dormir, estar seguro). Essa capacidade de constituir grupos mostra que somos seres gregários ou seja, aquele que tende a viver em grupo.

E é, como parte integrante desses grupos sociais que o ser humano adquire sua identidade e os meios fundamentais para sua sobrevivência. A partir disso, deslocaremos o foco para o meio social em que vive o ser humano: a sociedade.

Sociedade é, em princípio, uma teia de relações sociais, voluntárias e contratuais, que envolve comunicação, consenso e diferenças entre os indivíduos e os grupos sociais. Estes mantem laços linguísticos, culturais e no modo como se relacionam e trabalham. São, portanto, componentes fundamentais da vida social:

·        Relações Sociais

·        Comunicação

·        Interação.

 

Responda em seu caderno (não precisa copiar essa questão)

4-É possível que você já tenha ouvido ou lido em algum lugar a frase: “O homem como ser social”. A compreensão, o entendimento de que vivemos em grupos, em sociedade, é algo comum na história da humanidade, sendo difícil imaginar a possibilidade de viver/sobreviver de forma solitária, isolada. Mas você já se propôs a pensar sobre o que faz os indivíduos se unirem em determinados grupos? Será que esses aspectos eram os mesmos há 100, 200, 500 anos?

 Pense na comunidade em que você vive e reflita: quais elementos são comuns ou diferenciam os indivíduos que a ela pertencem (por exemplo, escolaridade, sexo, idade, atividade profissional etc.)? Em seguida, pense nas pessoas que estudam com você (pode ser o atual ou de alguma escola anterior): o que esse grupo tem em comum? Agora procure fazer uma comparação entre esses dois grupos – bairro e grupos de amigos –, observando se há aspectos em comum entre ambos. Anote em seu caderno suas primeiras observações e reflexões. 


Bons Estudos ;=D

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