SOCIOLOGIA – 1°E - 1ºBIMESTRE PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2
- SOCIOLOGIA – 1°E - 1ºBIMESTRE PROFESSORA FABIANE
Data: 03/03/2021
ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no
caderno, porém, deverão tirar fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar
para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br
Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série.
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO.
CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL ou WhatsApp 11-
968362464.
1º BIMESTRE
Olá estimados alun@s,
espero que tod@s estejam bem J
Nossas aulas estarão relacionadas aos conteúdos do CMSP.
Minhas postagens da disciplina de Sociologia
no BLOG será QUINZENAL e entrega de atividades deverá ser dentro do prazo
solicitado e dúvidas será contínua, de segunda a sexta somente no meu e-mail
anotado acima J
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA!
ATIVIDADES SEMANAIS – (04 aulas). AVALIAÇÃO 2
ENTREGA: 17/03/2021
Escrevam em seu caderno
as respostas abaixo das questões passadas nas ultimas aulas.
Obs. Não apaguem a de vocês, apenas escrevam embaixo.
1. Sociologia é uma ciência situada dentro do conjunto das ciências humanas. O objetivo da sociologia é estudar, entender e classificar as formações sociais, as comunidades e os agrupamentos humanos, para que outras ciências e técnicas possam apresentar propostas de intervenção social que resultem em melhorias na sociedade.
2. O senso comum está baseado em conhecimentos adquiridos com a prática, com a observação da natureza, nos ensinamentos passados de geração a geração, nas tradições etc.
Como exemplos podem ter sido citados: usar chás sem comprovação científica ou recomendação médica; cortar o cabelo na Lua crescente; a crença de que não se deve tomar leite com manga, todas as mulheres são más motoristas, depressão é frescura, todo político é corrupto etc.
b)
A construção
do conhecimento científico é baseada no método científico desenvolvido nas
ciências sociais. Dependendo do fenômeno a ser estudado, o cientista fará uso:
da recuperação histórica dos fatos, de dados estatísticos sobre o problema a
ser analisado, de ir a campo para entrevistar os sujeitos diretamente
envolvidos no problema em questão etc. O conhecimento científico, é diferente
do senso comum, é a ciência através de seus métodos, teorias e conceitos, é uma
forma mais aprofundada de entendimento e explicação dos fenômenos que acontecem
na realidade.
Leia abaixo com atenção, respeitando as virgulas, pontos e exclamação e etc. Pois dessa forma terá melhor compreensão do texto. Dica: leia conversando com o texto J .
Contextualizando….
Nas aulas anteriores, refletimos sobre a perspectiva histórica,
as transformações na sociedade que propiciaram o surgimento das Ciências
Sociais que tem como objetivo compreender a dinâmica da vida em sociedade.
Vamos conhecer a perspectiva de análise da Sociologia,
colocada no centro das atenções a sociedade e os indivíduos, e entrar em
contato com alguns conceitos que possibilitarão a construção do olhar
sociológico. Um importante aspecto da análise sociológica é compreender como a
participação na sociedade se dá para os diferentes indivíduos, como ela afeta
as relações – que podem ser desiguais em maior ou menos grau.
Leiam com atenção um
dia na vida de Joana:
Joana sai cedo de casa e deixa o filho de 6 meses na casa de
uma vizinha que cuida de várias crianças. Entra na fila do ônibus e pega o
primeiro, mesmo que superlotado, para não se atrasar, pois o caminho é sempre
cheio de novidades: acidentes, trânsito, chuva...
Chega ao trabalho e cumpre uma jornada de 9 horas, com
direito a 1 hora de almoço, mas, dependendo da época do ano e da quantidade de encomendas,
o almoço é feito em 15 minutos. Joana volta para casa depois de buscar a filha
na vizinha, mas o dia ainda não terminou, já que as atividades domésticas a
aguardam.
O dia a dia de Joana é comum a muitas pessoas. O desafio da
Sociologia é compreender e analisar as relações sociais que fundamentam cada
uma dessas situações. Veja que cada uma das etapas do dia de Joana permite
estudar diversos temas de interesse para a sociedade. Acompanhe o raciocínio:
1. Joana deixa a filha com a vizinha.
Esse fato tão comum na sociedade revela, ao menos, um problema: não há creches
em número suficiente para atender os pais e as mães que trabalham. Como é uma
questão de política pública, um estudo para compreender a necessidade das
famílias e o papel do poder público no atendimento dessas carências poderia
contribuir no enfrentamento desses problemas. Assim como um estudo detalhado
sobre a falta de creches em determinada localidade poderia influenciar a
prefeitura a criar, por exemplo, novas escolas de educação infantil.
2. A fila de ônibus. Esse também é um
tema que pode ser estudado pela Sociologia. Isto é, pode-se partir da
particularidade de Joana, que toma o mesmo ônibus lotado diariamente, para
compreendê-la dentro de um sistema mais amplo, ou seja: a população paga
impostos para que, em princípio, a ela seja garantido o direito ao transporte
digno. É possível se perguntar: Por que eu devo pagar o transporte se eu já
pago impostos? Você se lembra de uma reportagem que viu na televisão sobre uma
cidade no interior de São Paulo, onde o transporte é gratuito.
3. Joana trabalha na indústria de
confecção. Diferentes questões podem ser feitas sobre o emprego de Joana: Como
o trabalho é organizado? O empregador respeita os direitos trabalhistas?
Registra em carteira todos os empregados? Os empregados se organizam em
sindicatos para fazer as reivindicações por melhores condições de trabalho?
Observe que a questão do trabalho poderá ser ainda mais ampla: há
subcontratação de trabalhadores? Essa atividade envolve trabalho infantil?
Esses produtos são vendidos para outros países?
4. A volta de Joana para casa. Será que
Joana e o marido dividem igualmente as responsabilidades domésticas? Por quais
razões as atividades domésticas são, normalmente, feitas apenas pelas mulheres?
A análise sociológica da situação descrita procura retirar
seu caráter particular, ou seja, a história e a vida específicas de Joana, e
busca verificar as semelhanças e as diferenças nas situações vivenciadas pelo
conjunto da sociedade. A Sociologia contribui, assim, na ampliação da
compreensão de determinado problema e toma a sociedade como “objeto” de
análise.
Agora, leiam
o texto a seguir inspirado nas reflexões de um dos mais célebres sociólogos
brasileiros, Florestan Fernandes (1920-1995). Criado apenas pela mãe, Florestan
começou a trabalhar aos 6 anos de idade em uma barbearia para em seguida se
tornar engraxate e, depois, garçom. Foi o incentivo de amigos que conheceu
tra-balhando em um bar que o levou a voltar aos estudos que havia abandonado
para garantir o sustento da família. Fez o antigo curso de Madureza (EJA DE
HOJE) para depois cursar a universidade pública e nela se tornar professor.
“Há na Sociologia algo de muito cativante: ela
analisa os fenômenos que ocorrem na sociedade, constrói perguntas para a
realidade e procura desvendá-los. Mas a observação e a análise do que ocorre na
sociedade são feitas a partir de métodos científicos. Pense no trabalho do
biólogo: ele analisa, por exemplo, um tipo de inseto e sabe que as condições
climáticas podem fazer com que se reproduza ou que desapareça. Não é assim que
observamos que há mais pernilongos no verão do que no inverno?
O trabalho do sociólogo busca
analisar um contexto mais amplo no qual ocorrem os fenômenos sociais, os quais
são construídos por meio de muitas variáveis. Como, então, analisar o
desemprego? Será necessário compreender, por exemplo, a situação da economia no
Brasil e no mundo: as empresas, de um modo geral, estão empregando ou
demitindo? Esses trabalhadores estão, ou não, organizados em sindicatos? As
empresas estão mais terceirizando do que contratando diretamente os
funcionários?
São perguntas construídas para tentar
compreender de forma aprofundada determinado fenômeno social. ”
Após a leitura
respondam no caderno:
1) Qual é a ideia central do texto de Florestan?
2) Qual é o principal objeto de estudo
da Sociologia? Justifique sua resposta com base no texto lido.
3- Agora, pense sobre a questão abaixo e
responda:
a) O matemático e filósofo francês Henri Poincaré (1854-1912) compreendia
que havia uma particularidade na Sociologia: ela representava muitos métodos
para construir suas análises, mas chegava a poucas conclusões. Pensando na
personagem Joana e nos problemas que ela enfrenta, você considera que Poincaré tem
ou não razão? Porque?
Texto: O ser humano é
um ser social
O ser humano é um ser social que se encontra inserido em um
conjunto de redes sociais mais amplas (família, amigos, comunidade religiosa,
vizinhança, colegas de trabalho etc.) que atendem de forma organizada as suas
necessidades básicas (abrigar-se, comer, vestir, dormir, estar seguro). Essa
capacidade de constituir grupos mostra que somos seres gregários ou seja, aquele que tende a viver em grupo.
E é, como parte integrante desses grupos sociais que o ser
humano adquire sua identidade e os meios fundamentais para sua sobrevivência. A
partir disso, deslocaremos o foco para o meio social em que vive o ser humano:
a sociedade.
Sociedade é, em princípio, uma teia de
relações sociais, voluntárias e contratuais, que envolve comunicação, consenso
e diferenças entre os indivíduos e os grupos sociais. Estes mantem laços
linguísticos, culturais e no modo como se relacionam e trabalham. São,
portanto, componentes fundamentais da vida social:
·
Relações
Sociais
·
Comunicação
·
Interação.
Responda em seu caderno
(não precisa copiar essa questão)
4-É possível que você já tenha ouvido
ou lido em algum lugar a frase: “O homem como ser social”. A compreensão, o
entendimento de que vivemos em grupos, em sociedade, é algo comum na história
da humanidade, sendo difícil imaginar a possibilidade de viver/sobreviver de
forma solitária, isolada. Mas você já se propôs a pensar sobre o que faz os
indivíduos se unirem em determinados grupos? Será que esses aspectos eram os
mesmos há 100, 200, 500 anos?
Pense na comunidade em que você vive e reflita: quais elementos são comuns ou diferenciam os indivíduos que a ela pertencem (por exemplo, escolaridade, sexo, idade, atividade profissional etc.)? Em seguida, pense nas pessoas que estudam com você (pode ser o atual ou de alguma escola anterior): o que esse grupo tem em comum? Agora procure fazer uma comparação entre esses dois grupos – bairro e grupos de amigos –, observando se há aspectos em comum entre ambos. Anote em seu caderno suas primeiras observações e reflexões.
Bons Estudos ;=D
Comentários
Enviar um comentário