FILOSOFIA COMPREENSÃO DAS IDEIAS FILOSOFICAS 1 ANOS B.C.D.E PROF WILSON
ATIVIDADES
DE FILOSOFIA 1 ANOS
B,C,D,E
1. tenha em mãos um espelho
que servirá para você começar a formar um
conceito básico sobre
reflexão.
questões:
a) O que se vê no espelho?
b) O que o espelho não pode
refletir?
c) Como e para que o espelho é
utilizado?
d) Em que os aspectos da
reflexão de uma imagem no espelho se assemelham aos aspectos da
reflexão intelectual ou dele
diferem?
Preencha o quadro a seguir
Reflexão do espelho |
Reflexão intelectual |
Necessita
somente de luz. |
|
Apenas
reflete o que está à sua frente |
|
Apenas
reflete as imagens presentes |
|
Apenas
reflete o que é visível |
|
Caso
não funcione direito, pode ser descartado. |
|
Não
pode refletir a si mesmo |
|
1. Com base na linha da tabela
que mais chamou sua atenção, escreva um pequeno texto comparando a reflexão do
espelho com a reflexão intelectual
2. Copie a linha da tabela
anterior que mais chamou sua atenção.
Reflexão do espelho Reflexão
intelectual
INTRODUÇÃO
AO EMPIRISMO E AO CRITICISMO
PESQUISE O SIGNIFICADO DE:
EMPIRISMO
CRITICISMO
1. Represente no espaço a
seguir o funcionamento do rádio e da televisão por meio de um desenho,
considerando os aspectos de produção, captação e decodificação do som e das
imagens.
Não se esqueça de deixar o
desenho com a “sua cara”, ou seja, com a qualidade que você
pode dar. Em caso de dúvida,
peça a opinião dos colegas, pois eles contribuem para que possamos melhorar
nossa expressão.
2. Responda às seguintes
questões
a) Como o rádio e a televisão captam,
decodificam e reproduzem sinais?
b) Como o intelecto ou a
inteligência humana capta os sinais do mundo?
c) É possível saber como a
nossa inteligência funciona, do mesmo modo que o técnico conhece o
funcionamento de um aparelho de rádio ou de televisão?
Leitura
e Análise de Texto Leia com atenção o texto a seguir:
“Suponhamos, pois, que a mente é, como
dissemos, um papel branco, desprovida de todos os caracteres, sem quaisquer
ideias; como ela será suprida? De onde lhe provém este vasto estoque, que a
ativa e que a ilimitada fantasia do homem pintou nela com uma variedade quase
infinita? De onde apreende todos os materiais da razão e do conhecimento? A
isso respondo, numa palavra: da experiência. Todo o nosso conhecimento está
nela fundado, e dela deriva fundamentalmente o próprio conhecimento. Empregada
tanto nos objetos sensíveis externos como nas operações internas de nossas
mentes, que são por nós mesmos percebidas e refletidas, nossa observação supre
nosso entendimento com todos os materiais do pensamento. Dessas duas fontes de
conhecimento jorram todas as nossas ideias, ou as que possivelmente teremos.
Primeiro, nossos sentidos, familiarizados com os objetos sensíveis
particulares, levam para a mente várias e distintas percepções das coisas,
segundo os vários meios pelos quais aqueles objetos a impressionaram.
Recebemos, assim, as ideias de amarelo, branco, quente, frio, mole, duro,
amargo, doce e todas as ideias que denominamos qualidades sensíveis. Quando
digo que os sentidos levam para a mente, entendo com isso que eles retiram dos
Filosofia - 1a série - Volume 1 12 objetos externos para a mente o que produziu
estas percepções. A esta grande fonte da maioria de nossas ideias, bastante
dependente de nossos sentidos, dos quais se encaminham para o entendimento,
denomino sensação. A outra fonte pela qual a experiência supre o entendimento
com ideias é a percepção das operações de nossa própria mente, que se ocupa das
ideias que já lhe pertencem. Tais operações, quando a alma começa a refletir e
a considerar, suprem o entendimento com outra série de ideias que não poderia
ser obtida das coisas externas, tais como a percepção, o pensamento, o duvidar,
o crer, o raciocinar, o conhecer, o querer e todos os diferentes atos de nossas
próprias mentes.
[...] Mas, como denomino a
outra de sensação, denomino esta de reflexão: ideias que se dão ao luxo de
serem tais apenas quando a mente reflete sobre as próprias operações”. LOCKE,
John. Ensaio acerca do entendimento humano.
Tradução Anoar Aiex e E. Jacy
Monteiro. São Paulo: Nova Cultural, 1983. (Os Pensadores). p. 159-160.
1.
Sublinhe no texto as palavras que você
desconhece. Depois, investigue uma por uma e coloque os significados
2. Todo bom texto apresenta
com clareza a sua ideia principal, que chamamos de tese. A seguir há frases que
fazem referência ao texto de John Locke. Circule a frase que apresenta a
principal ideia do autor.
a) Existem dois tipos de
conhecimentos: os que provêm da experiência e os que fazemos sobre as operações
de nossa mente.
b) A mente é vazia de ideias; as experiências
é que dão a ela todo o conhecimento necessário. c) A reflexão é diferente da
sensação.
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