A SOCIOLOGIA E O TRABALHO DO SOCIOLÓGO 1 ANO A PROF WILSON
ATIVIDADES
DE SOCILOGIA 1 ANO B
Como surgiu a sociologia
A partir do século XV, a
sociedade europeia vê-se em um turbilhão de mudanças significativas. Em
primeiro lugar, temos o surgimento do capitalismo em sua forma mercantilista —
quando os Estados recém-formados e unificados começam a traçar acordos comerciais
e estabelecer novas rotas para compra e venda de produtos. Ademais, temos uma
classe social que havia surgido no fim da Idade Média e começava a
fortalecer-se, sobretudo em alguns lugares da Europa, como França e Itália,
devido à participação no comércio mercantilista: essa classe é a burguesia.
O fortalecimento da burguesia
levou ao maior investimento na navegação e na descoberta de novas rotas
comerciais pelos oceanos. Todo esse processo culminou na chegada e colonização
dos povos europeus (em especial portugueses, espanhóis e, mais tarde, ingleses)
em terras do continente americano, que até então eram desconhecidas pelos povos
da Europa, da Ásia, da Índia e da África.
O contato do homem branco com
os nativos da América despertou nos europeus, detentores de uma maior
tecnologia para a época em alguns aspectos, a ideia de que eram superiores
culturalmente. Ao mesmo tempo, o europeu tinha curiosidade pela cultura e pelo
modo de vida dos povos americanos, o que levou os primeiros exploradores das
terras americanas a tentarem entender e classificar a cultura nativa.
sso resultou em um contato
extremamente etnocentrista, pois o europeu via o nativo como inferior. Não
obstante, esse contato também serviu como base para os primeiros sinais de um
conhecimento que mais tarde fará parte do amplo conjunto de estudos, que, junto
à sociologia, faz parte das ciências sociais: a antropologia.
Mais tarde, a Europa viveu
outras revoluções, dessa vez mais rápidas e intensas: a Revolução Francesa e a
Revolução Industrial. Na Inglaterra começam a surgir as primeiras indústrias,
empreendidas por uma parte da burguesia que havia enriquecido muito com o
comércio e com o empréstimo de dinheiro. No início do século XIX, o modo de
produção industrial tomava conta de grandes centros urbanos europeus, como
Londres e Paris.
Por conta disso, houve intenso
êxodo rural nesses locais, o que ocasionou uma explosão demográfica, seguida
por vários problemas sociais decorridos da falta de emprego para todos: fome,
miséria, violência, condições precárias de saneamento e, consequentemente,
alastramento de epidemias. A vida nos centros urbanos para a população mais
pobre era caótica. Mesmo para aqueles que conseguiam trabalhar nas indústrias,
a vida era difícil, devido à desumana exploração de sua mão de obra por parte
da burguesia, o que resultou em exaustivas jornadas de trabalho e baixa
remuneração.
No final do século XVIII, a
Revolução Francesa causou um longo período de instabilidade política para os
franceses, que, após o fim do Antigo Regime (a monarquia), viram-se diante de
um vazio político que resultou em diversas experiências políticas, muitas das
quais fracassaram. O cenário era de instabilidade política e econômica, fome,
violência e desordem social.
Diante disso, o filósofo
francês Augusto Comte idealizou um projeto de melhoria e progresso social com
base em um movimento que ficou conhecido como positivismo. O positivismo tinha
como objetivo trazer o progresso à sociedade por meio do avanço científico,
tecnológico, da ordem social e da disciplina individual.
01Quando olhamos para a sociedade e fazermos determinados
questionamentos, encontramos
respostas que revelam aspectos
que a princípio não eram evidentes. Um dos objetivos da sociologia é desenvolver
a) o saber filosófico.
b) o pensamento crítico.
c) o conhecimento científico.
d) o pensamento religioso.
02.Considerado o pai da sociologia, foi um dos
pensadoresdo século XIX que mais influenciou o pensamento social posterior. Em
termos sociológicos, dividiu seu sistema em dois campos: o da estática (ordem)
e o da dinâmica (progresso), ideia esta condicionada à manutenção da ordem
social. O enunciado refere-se a
a) Max Weber.
b) Auguste Comte.
c) Robert Nisbet.
d) Émile Durkhe
03.As
ciências sociais se dedicam a fazer boas perguntas sobre a vida social, o
conjunto de relações que as pessoas estabelecem quando vivem juntas. O profissional
que se dedica a este trabalho é
a) geógrafo.
b) arqueólogo.
c) sociólogo.
d) matemático.
04.As mudanças que ocorrem na
produção da vida material (econômica) alteram e condicionam outras mudanças na
esfera da vida social (luta de classes), política, religiosa, artística e
filosófica. Esse pensamento está na obra de
a) Karl Marx.
b) Émile Durkleim.
c) Marx Weber.
d) Auguste Comte.
05.Ser cidadão é ter a garantia de todos os
direitos civis, políticos e sociais que asseguram a possibilidade de uma vida
plena. Esses direitos são construídos em processos de organização coletiva.
Portanto, a cidadania hoje é
a) concedida pelo governo.
b) construída por todos.
c) outorgada pelas leis.
d) pertence a alguns grupos
sociais.
06.O conjunto de manifestações da cultura
brasileira que sofreu influência da cultura africana, desde o período colonial
até a atualidade, é chamado de
a) cultura americana.
b) cultura europeia.
c) cultura afro-brasileira.
d) cultura indígena.
07.Pernambucano, sociólogo, antropólogo,
historiador e escritor, premiado no mundo todo, escreveu o livro Casa Grande e
Senzala. É considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX.
Referimo-nos a
a) Sérgio Buarque de Holanda.
b) Fernando Henrique Cardoso.
c) Caio Prado Júnior.
d) Gilberto Freyre.
08.Segundo a Constituição de 1988, o Brasil é considerado
um Estado laico, ou seja, não possui
uma religião oficial, mantendo-se
neutro e imparcial nos temas religiosos. Isso permite que
a) o cristianismo cresça no
Brasil.
b) prolifere o preconceito
religioso.
c) exista uma boa convivência
religiosa.
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