SOCIOLOGIA – 1°E - 1ºBIMESTRE PROFESSORA FABIANE- AVALIAÇÃO 1

 

SOCIOLOGIA –  1°E - 1ºBIMESTRE PROFESSORA FABIANE

 

ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no caderno, porém, deverão tirar fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br 

Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série.

 

PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO.

 

CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL ou WhatsApp 11- 968362464.

 

1º BIMESTRE

Olá estimados alun@s, espero que todos estejam bem J 

A partir de hoje iniciaremos o 1º bimestre!

Nossas aulas estarão relacionadas aos conteúdos do CMSP.

 

Minhas postagens da disciplina de Sociologia no BLOG será QUINZENAL e entrega de atividades deverá ser dentro do prazo solicitado e dúvidas será contínua, de segunda a sexta  somente no meu  e-mail  anotado acima J

PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO!

ATIVIDADES SEMANAIS – (04 aulas). AVALIAÇÃO 1

ENTREGA: 04/03/2021

 

Leia abaixo com atenção, respeitando as virgulas, pontos e exclamação e etc. Pois dessa forma terá melhor compreensão do texto. Dica: leia conversando com o texto J .

Introdução

Nesta aula, você vai estudar o que são as ciências sociais, uma área do conhecimento que reúne a Sociologia, a Ciência Política e a Antropologia, ciências que se dedicam a estudar o conjunto da humanidade e suas relações sociais.

Conhecê-las é importante para a formação dos indivíduos, pois elas permitem compreender as diversas formas de organização de diferentes sociedades e, sobretudo, a relação entre indivíduo e sociedade.

A Sociologia, portanto, contribui para a construção de um pensamento crítico em relação à sociedade em que vivemos e, dessa forma, se integra a um papel fundamental da educação, que é transformar a sociedade.

Mas é preciso considerar os inúmeros desafios que são próprios dessa ciência.

Por exemplo: Como estudar a sociedade se ela está em permanente transformação?

Sociologia Socio = sociedade + logia = conhecimento.

Ciência que tem por objeto a organização das sociedades humanas, seus padrões culturais, suas relações de produção e de consumo, suas instituições, seu dinamismo interno e no convívio de umas com as outras.

 

Contextualizando.....

A proposta agora é refletir sobre a perspectiva histórica, as transformações na sociedade que propiciaram o surgimento das Ciências Sociais que tem como objetivo compreender a dinâmica da vida em sociedade.

Assista esse vídeo curtíssimo disponível no youtube :

https://www.youtube.com/watch?v=eowu7lxUS1A

 

Senso comum e conhecimento científico

Nossa vida cotidiana é, em parte, marcada pelo uso de conhecimentos baseados na experiência, transmitidos de geração para geração. Observe algumas situações presentes no trabalho diário de algumas pessoas:


1. Uma famosa fábrica de queijos queria aumentar seus lucros e, para isso, era preciso produzir mais queijos em menos tempo. Para fazer os queijos, havia uma série de trabalhadoras que os viravam de tempos em tempos. Os proprietários resolveram colocar uma máquina para virar os queijos e, com isso, acelerar a produção.

No entanto, depois da introdução das máquinas no processo de produção, as vendas começaram a cair. Foram então buscar as razões para a queda na comercialização dos queijos e encontraram as respostas com as trabalhadoras: o conhecimento adquirido pela prática indicava o momento adequado para que cada queijo fosse virado, conferindo, assim, mais sabor e qualidade ao produto.

 

2. O homem do campo sabe que o canto do sabiá anuncia o final do inverno, então ele pode predizer se vai ou não chover, se vai gear. Da mesma forma, sabe pela experiência acumulada o tempo certo para preparar a terra, para semeá-la e o momento da colheita. Esses conhecimentos foram adquiridos pelo grupo de pessoas com as quais conviveu e trabalhou e pela observação da natureza. A obra a seguir sugere uma agricultura familiar. Pressupõe-se que o homem e a mulher formem um casal, que o bebê no cesto ao fundo seja filho deles e que haja dependência da família em relação à terra. É dessa experiência cotidiana que o conhecimento se constrói.

 

3. Um confeiteiro sabe que uma pitada de sal, ao bater as claras em neve, as deixará mais firmes; e que a porta do forno não pode ser aberta enquanto o bolo é assado.

Esses são exemplos de conhecimentos baseados no senso comum. Quem os emprega pode não ter informação sobre o conhecimento científico contido em cada um desses atos, mas sua experiência lhe garante que obterá êxito. Ao colocar a pitada de sal, o confeiteiro pode desconhecer o processo químico que está presente nesse ato, mas sabe que ele produzirá o efeito desejado.

Observe que os conhecimentos obtidos pela experiência podem se tornar objeto de estudo da ciência e passar do senso comum para o conhecimento científico.

O senso comum pode apresentar diversas características, e é importante que elas sejam debatidas, como as generalizações, as verdades absolutas, as relações de causa e efeito que são construídas na sociedade e que, muitas vezes, afetam comportamentos.

A filósofa Marilena Chaui, no livro Convite à filosofia (1994), indica que o senso comum, se propagado nas sociedades, pode consolidar atitudes preconceituosas, pois se tornam uma compreensão possível da realidade. Isso quer dizer que o senso comum pode levar a generalizações equivocadas para uma sociedade.

Observe as frases a seguir:

 

“Favela é lugar de bandido.”

“Rico é rico porque trabalhou muito.”


Essas constatações não condizem com a realidade e impedem uma compreensão correta e adequada do que de fato se passa no Brasil. A favela abriga trabalhadores e famílias que não podem pagar por habitações em outras localidades, e esse é um problema que resulta da má distribuição de renda no País. Essa seria uma explicação mais precisa da realidade, com base em dados estatísticos sobre a pobreza no Brasil.

Há mais bandidos nas camadas menos favorecidas da sociedade? Há bandidos que moram em mansões? O que se sabe sobre isso é baseado no senso comum.

Elaborar perguntas para explicar a realidade significa buscar a superação do senso comum, ou seja, procurar respostas que não estejam apoiadas em constatações sem fundamento.

 

Em resumo:

 

Senso comum

Baseado em crenças e hábitos da vida cotidiana cultivados e praticados pelos indivíduos nas sociedades.

Não usa método para sua comprovação.

 

Conhecimento científico

Baseado em critérios preestabelecidos e procedimentos de análise.

Requer o uso de métodos científicos fundamentados em pesquisas.

 

Responda no seu caderno:

 

1. O que é Sociologia e qual é seu objetivo?

 

2. Explique com suas palavras:

 

a)   O que é senso comum? Dê um exemplo de senso comum.

b)   O que é conhecimento científico? Justifique.

 

BONS ESTUDOS   ;=D

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Série EM: A, B, C, D, E.

ELETIVAS –1ºA, B, C e D 3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Séries: A, B, C, D, E