Língua Portuguesa: Série: 1º Anos - A, B, C, D, E - Professora Rosa Maria.

 

Atividades de Língua Portuguesa, on-line  08/02/2021 até 12/02/2021

Professora: Rosa Maria

Assista as aulas do canal Centro de Mídia São Paulo e faça as atividades propostas, elas serão a forma de marcar a sua presença, porém, se o aluno não fizer a devolutiva, constará falta no Diário de Classe.

Escreve o seu nome  completo e a série/ano em  que você está matriculado  nas atividades entregues no e-mail ou outro meio de comunicação.


Encaminhe as suas respostas ou fotos das atividades para o e-mail: rosasoares@prof.educacao.sp.gov.br


A Habilidade estudada no Bimestre é: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.


Leitura

TEXTO PUBLICITÁRIO

O Texto Publicitário é um tipo de texto veiculado em campanhas publicitárias e podem ser textos de natureza escrita, oral e visual.

Eles estão presentes no nosso cotidiano e possuem o intuito principal de convencer o leitor para a compra de produtos e/ou serviços.

 Geralmente são encontrados nos meios de comunicação: jornal, revista, televisão, rádio, internet, outdoors, dentre outros.

Os textos publicitários são textos sugestivos, retóricos e persuasivos os quais contém uma linguagem sedutora para despertar nos consumidores o desejo de consumir.

Desse modo, são produzidos através da função conativa ou apelativa da linguagem, ou seja, a mensagem está centrada no receptor ou interlocutor com a finalidade de despertar emoções, sentimentos e sensações.


 CARACTERÍSTICAS DO TEXTO PUBLICITÁRIO:

 

• Texto persuasivo com o objetivo de convencimento

• Verbos no imperativo ou presente do Indicativo

• Uso de expressão de chamamento: vocativo

• Linguagem simples, coloquial, dinâmica e acessível

• Presença de criatividade, humor e ironia

• Intertextualidade (relação com outros textos)

• Subjetividade e musicalidade

• Uso de figuras e vícios de linguagem

• Uso de rimas, neologismos, estrangeirismo, polissemia e trocadilhos

• Função Apelativa da Linguagem

• Utilização de estereótipos


ESTRUTURA:

 

Os textos publicitários não seguem uma estrutura padrão e podem ser frases, textos visuais auditivos e escritos os quais utilizam a linguagem verbal e não-verbal.

Geralmente são textos curtos com o objetivo de vender algum produto e/ou serviço, e podem ser de diversos gêneros (argumentativos, narrativos ou descritivos) sendo que alguns deles incluem os três gêneros num só texto.

É muito comum encontrarmos os textos publicitários com imagem e textos. Observe que a imagem é um recurso muito importante dos textos publicitários, que tem a função principal de promover a marca e despertar no leitor a vontade de possuir tal produto ou serviço.

Podem apresentar títulos (na linguagem publicitária são chamados de “headline”) bem atrativos e criativos com presença de alguma das palavras-chave, com o intuito de chamar mais atenção do leitor para o que se pretende comercializar.

Em seguida, no corpo do texto será apresentada a ideia principal que apresentará descrições, narrações ou argumentos para a escolha da marca; e, por fim, a conclusão do pretendido seguidos da assinatura do anunciante da marca.

Os slogans são elementos fundamentais dos textos publicitários, posto que definem em poucas palavras (ou frases de efeito) a marca de maneira criativa e que aproxime o leitor da proposta publicitária.

Correspondem aos textos de fácil memorização, por exemplo, quando dizemos “Amo muito tudo isso” logo nosso pensamento nos leva a pensar na empresa de fast food “Mc Donalds”, que divulgou amplamente sua marca através desse slogan.

Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/texto-publicitario/> Acesso em: 24 set. 2020.


EXEMPLOS DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS:




ATIVIDADES

 (entregar as respostas até dia 12/02/2021)

 1) Com relação aos textos publicitários, marque a alternativa que melhor define seus principais objetivos:

a) Os textos publicitários têm o objetivo de divulgar as produções literárias e não literárias escritas pelos publicitários.

 b) Os textos publicitários têm o objetivo de informar os leitores a respeito das atualidades econômicas e políticas dos estados e municípios.

c) Os textos publicitários têm o objetivo de vender e/ou tornar pública alguma informação, anunciar algum produto ou serviço e/ou convencer os leitores.

d) Os textos publicitários têm o objetivo de conscientizar as pessoas com relação às campanhas de saúde pública, como vacinação e contra o mosquito causador da Dengue. 3

 e) Os textos publicitários têm o objetivo de anunciar quais são os produtos em oferta nos supermercados de médio e grande portes.


 2) Assinale a alternativa correta com relação aos principais suportes de veiculação dos textos publicitários:

a) Os textos publicitários são veiculados em revistas e jornais impressos.

 b) Os textos publicitários circulam apenas na internet, em sites e blogs.

c) Os textos publicitários são veiculados em livros didáticos para que os professores possam utilizá-los como hipertexto e ensinarem os alunos a desenvolverem um texto cuja função da linguagem é apelativa.

d) Os textos publicitários são os outdoors encontrados ao longo das ruas e avenidas das grandes cidades alertando as pessoas com relação aos cuidados com a saúde e alimentação.

e) Os textos publicitários são veiculados em televisão, internet, rádio, jornais, revistas, outdoors, pontos de ônibus, postes de iluminação pública etc.


 3) Observe a imagem abaixo com atenção:


Campanhas publicitárias podem evidenciar problemas sociais. O cartaz tem como finalidade:

 a) alertar os homens agressores sobre as consequências de seus atos.

 b) conscientizar a população sobre a necessidade de denunciar a violência doméstica.

c) instruir as mulheres sobre o que fazer em casos de agressão.

d) despertar nas crianças a capacidade de reconhecer atos de violência doméstica.

 e) exigir das autoridades ações preventivas contra a violência doméstica


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Série EM: A, B, C, D, E.

ELETIVAS –1ºA, B, C e D 3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Séries: A, B, C, D, E