Língua Portuguesa: Série: 1º Anos - A, B, C, D, E - Professora Rosa Maria.
Atividades
de Língua Portuguesa, on-line 08/02/2021
até 12/02/2021
Assista as aulas do canal Centro de Mídia
São Paulo e faça as atividades propostas, elas
serão a forma de marcar a sua presença, porém, se o aluno não
fizer a devolutiva, constará falta no Diário de Classe.
Escreve
o seu nome completo e a série/ano em que você está matriculado nas atividades entregues no e-mail
ou outro meio de comunicação.
Encaminhe as suas respostas ou fotos das atividades para o
e-mail: rosasoares@prof.educacao.sp.gov.br
A Habilidade estudada no Bimestre é: Produzir
textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de
produção e circulação.
Leitura
TEXTO PUBLICITÁRIO
O Texto
Publicitário é um tipo de texto veiculado em campanhas publicitárias e podem
ser textos de natureza escrita, oral e visual.
Eles estão
presentes no nosso cotidiano e possuem o intuito principal de convencer o
leitor para a compra de produtos e/ou serviços.
Geralmente são encontrados nos meios de
comunicação: jornal, revista, televisão, rádio, internet, outdoors, dentre
outros.
Os textos
publicitários são textos sugestivos, retóricos e persuasivos os quais contém
uma linguagem sedutora para despertar nos consumidores o desejo de consumir.
Desse modo, são
produzidos através da função conativa ou apelativa da linguagem, ou seja, a
mensagem está centrada no receptor ou interlocutor com a finalidade de
despertar emoções, sentimentos e sensações.
• Texto
persuasivo com o objetivo de convencimento
• Verbos no
imperativo ou presente do Indicativo
• Uso de
expressão de chamamento: vocativo
• Linguagem
simples, coloquial, dinâmica e acessível
• Presença de
criatividade, humor e ironia
•
Intertextualidade (relação com outros textos)
• Subjetividade
e musicalidade
• Uso de
figuras e vícios de linguagem
• Uso de rimas,
neologismos, estrangeirismo, polissemia e trocadilhos
• Função
Apelativa da Linguagem
• Utilização de
estereótipos
ESTRUTURA:
Os textos publicitários não seguem uma estrutura padrão e podem ser
frases, textos visuais auditivos e escritos os quais utilizam a linguagem
verbal e não-verbal.
Geralmente são textos curtos com o objetivo de vender algum produto
e/ou serviço, e podem ser de diversos gêneros (argumentativos, narrativos ou
descritivos) sendo que alguns deles incluem os três gêneros num só texto.
É muito comum encontrarmos os textos publicitários com imagem e textos.
Observe que a imagem é um recurso muito importante dos textos publicitários,
que tem a função principal de promover a marca e despertar no leitor a vontade
de possuir tal produto ou serviço.
Podem apresentar títulos (na linguagem publicitária são chamados de
“headline”) bem atrativos e criativos com presença de alguma das
palavras-chave, com o intuito de chamar mais atenção do leitor para o que se pretende
comercializar.
Em seguida, no corpo do texto será apresentada a ideia principal que
apresentará descrições, narrações ou argumentos para a escolha da marca; e, por
fim, a conclusão do pretendido seguidos da assinatura do anunciante da marca.
Os slogans são elementos fundamentais dos textos publicitários, posto
que definem em poucas palavras (ou frases de efeito) a marca de maneira
criativa e que aproxime o leitor da proposta publicitária.
Correspondem aos textos de fácil memorização, por exemplo, quando
dizemos “Amo muito tudo isso” logo nosso pensamento nos leva a pensar na
empresa de fast food “Mc Donalds”, que divulgou amplamente sua marca através
desse slogan.
Disponível em:
<https://www.todamateria.com.br/texto-publicitario/> Acesso em: 24 set.
2020.
EXEMPLOS DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS:
ATIVIDADES
(entregar as respostas até dia 12/02/2021)
1) Com relação aos
textos publicitários, marque a alternativa que melhor define seus principais
objetivos:
a) Os textos publicitários têm o
objetivo de divulgar as produções literárias e não literárias escritas pelos
publicitários.
b) Os textos publicitários têm o objetivo de
informar os leitores a respeito das atualidades econômicas e políticas dos
estados e municípios.
c) Os textos publicitários têm o
objetivo de vender e/ou tornar pública alguma informação, anunciar algum produto
ou serviço e/ou convencer os leitores.
d) Os textos publicitários têm o
objetivo de conscientizar as pessoas com relação às campanhas de saúde pública,
como vacinação e contra o mosquito causador da Dengue. 3
e) Os textos publicitários têm o objetivo de
anunciar quais são os produtos em oferta nos supermercados de médio e grande
portes.
a) Os textos publicitários são
veiculados em revistas e jornais impressos.
b) Os textos publicitários circulam apenas na
internet, em sites e blogs.
c) Os textos publicitários são
veiculados em livros didáticos para que os professores possam utilizá-los como
hipertexto e ensinarem os alunos a desenvolverem um texto cuja função da
linguagem é apelativa.
d) Os textos publicitários são os
outdoors encontrados ao longo das ruas e avenidas das grandes cidades alertando
as pessoas com relação aos cuidados com a saúde e alimentação.
e) Os textos publicitários são veiculados em televisão, internet, rádio, jornais, revistas, outdoors, pontos de ônibus, postes de iluminação pública etc.
Campanhas publicitárias podem evidenciar problemas
sociais. O cartaz tem como finalidade:
a) alertar os homens agressores sobre as
consequências de seus atos.
b) conscientizar a população sobre a
necessidade de denunciar a violência doméstica.
c) instruir as mulheres sobre o
que fazer em casos de agressão.
d) despertar nas crianças a
capacidade de reconhecer atos de violência doméstica.
e) exigir das autoridades ações preventivas
contra a violência doméstica
👍👍👍
ResponderEliminar👍🏻
ResponderEliminarJá Fiz,como faço pra entregar?
ResponderEliminar👍👍
EliminarAinda pode entregar?
ResponderEliminarAinda pode entregar
ResponderEliminarEu fiz essa lição no cmsp tenho que fazer ela aqui também
ResponderEliminar