Criando uma imagem crítica da Filosofia 1 ANOS A.B.C.D.E PROF WILSON

 DEUS NOS ABENÇOE

Salmos 23 

1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

PRIOF. WILSON  DISCIPLINA FILOSOFIA E SOCIOLOGIA 

È UM PRAZER TRABALHAR COM VOCES QUE POSSAMOS DESENVOLVER UM OTIMO

 TRABALO



ATIVIDADES DE FILOSOFIA

1 BIMESTRE 1 ANOS A.B.C.D,E 2021

Criando uma imagem crítica da Filosofia

 RESPONDA COM SUAS PALAVRAS O QUE SIGNIFICA A PALAVRA FILOSOFIA?

 

1. Pesquise na internet, em dicionários de Filosofia, na biblioteca da escola ou da sua cidade o

Significado das palavras relacionadas a seguir. Quanto mais aprofundada sua pesquisa, melhor.

PESQUISA INDIVIDUAL

          Intelecto

          Reflexão crítica

          Filosofia

          Cidadania

2. Agora que você concluiu a pesquisa, escreva no quadro a seguir, utilizando uma palavra para cada lacuna, ideias que lembrem cada disciplina.

O que lembra o quê?

 

MATEMÁTICA

 

 

 

 

 

INGLÊS

 

 

 

 

 

HISTÓRIA

 

 

 

 

 

GEOGRAFIA

 

 

 

 

 

BIOLOGIA

 

 

 

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

 

 

 

 

ARTE

 

 

 

 

 

FILOSOFIA

 

 

 

 

 

FÍSICA

 

 

 

 

 

QUÍMICA

 

 

 

 

 

SOCIOLOGIA

 

 

 

 

 

 

         Responda às questões a seguir de modo que possa defender uma ideia diante de sua classe. Lembre-se de que sua resposta deve ser clara, ou seja, não pode provocar interpretação duvidosa, e também deve ser feita com bases racionais.

1     O que você pensa a respeito da Filosofia

 

2     Como você imagina que é o trabalho de um filósofo?

 

3      Você conhece ou já ouviu falar de um filósofo?

 

 

 

 

 

 

Leitura e Análise de Texto Leia com bastante atenção o fragmento filosófico a seguir:

 

              “Por toda parte eu vou persuadindo a todos, jovens e velhos, a não se preocuparem exclusivamente, e nem tão ardentemente, com o corpo e com as riquezas, como devem preocupar-se com a alma, para que ela seja quanto possível melhor, e vou dizendo que a virtude não nasce da riqueza, mas da virtude vem, aos homens, as riquezas e todos os outros bens, tanto públicos como privados.

” PLATÃO. Apologia de Sócrates. Tradução Maria Lacerda de Souza.

 

1.    Sublinhe no texto as palavras que você desconhece.

2      Depois, investigue uma por uma e coloque os significados filosófico

 

3 A Partir da leitura do texto, assinale somente as sentenças corretas.

 a) Da riqueza vem tudo que precisamos, inclusive as virtudes.

b) A Filosofia não é algo para os jovens.

c) O mais importante é conhecer.

 d) O mais importante é preocupar-se com a investigação sobre a alma.

 e) A virtude é boa, afinal dela nascem a riqueza e tudo mais.

 

4     Para os gregos, a “alma” era o lugar onde se situavam as ideias; mais tarde, esse “espaço” para ideias foi chamado de intelecto. Diferente do corpo, o intelecto é inteligível. Mas, assim como o corpo, ele pode ser melhorado. Complete o quadro, sugerindo atividades para melhorar seu corpo e seu intelecto.

 

 

 

Atividades para melhorar o meu corpo

 

Atividades para melhorar o meu intelecto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ENTREGAR ATE O DIA 02-03-21

NO EMAIL  wildamblei2@yahoo.com.br

 

 

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Série EM: A, B, C, D, E.

ELETIVAS –1ºA, B, C e D 3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Séries: A, B, C, D, E