Criando uma imagem crítica da Filosofia 1 ANOS A.B.C.D.E PROF WILSON
DEUS NOS ABENÇOE
Salmos 23
1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
PRIOF. WILSON DISCIPLINA FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
È UM PRAZER TRABALHAR COM VOCES QUE POSSAMOS DESENVOLVER UM OTIMO
TRABALO
ATIVIDADES
DE FILOSOFIA
1
BIMESTRE 1 ANOS A.B.C.D,E 2021
Criando uma imagem crítica da Filosofia
RESPONDA COM SUAS
PALAVRAS O QUE SIGNIFICA A PALAVRA FILOSOFIA?
1. Pesquise na internet, em dicionários de Filosofia, na
biblioteca da escola ou da sua cidade o
Significado das palavras relacionadas a seguir. Quanto mais
aprofundada sua pesquisa, melhor.
PESQUISA INDIVIDUAL
• Intelecto
• Reflexão
crítica
• Filosofia
• Cidadania
2. Agora que você concluiu a pesquisa, escreva no quadro a
seguir, utilizando uma palavra para cada lacuna, ideias que lembrem cada
disciplina.
O que lembra o quê?
MATEMÁTICA
|
|
|
|
|
|
INGLÊS |
|
|
|
|
|
HISTÓRIA
|
|
|
|
|
|
GEOGRAFIA |
|
|
|
|
|
BIOLOGIA
|
|
|
|
|
|
LÍNGUA
PORTUGUESA |
|
|
|
|
|
EDUCAÇÃO
FÍSICA |
|
|
|
|
|
ARTE |
|
|
|
|
|
FILOSOFIA
|
|
|
|
|
|
FÍSICA |
|
|
|
|
|
QUÍMICA
|
|
|
|
|
|
SOCIOLOGIA |
|
|
|
|
|
Responda às questões a seguir de modo
que possa defender uma ideia diante de sua classe. Lembre-se de que sua
resposta deve ser clara, ou seja, não pode provocar interpretação duvidosa, e
também deve ser feita com bases racionais.
1 O que
você pensa a respeito da Filosofia
2 Como
você imagina que é o trabalho de um filósofo?
3 Você conhece ou já ouviu falar de um filósofo?
Leitura e Análise de Texto Leia com
bastante atenção o fragmento filosófico a seguir:
“Por toda parte eu vou persuadindo
a todos, jovens e velhos, a não se preocuparem exclusivamente, e nem tão
ardentemente, com o corpo e com as riquezas, como devem preocupar-se com a
alma, para que ela seja quanto possível melhor, e vou dizendo que a virtude não
nasce da riqueza, mas da virtude vem, aos homens, as riquezas e todos os outros
bens, tanto públicos como privados.
” PLATÃO. Apologia de Sócrates. Tradução
Maria Lacerda de Souza.
1. Sublinhe
no texto as palavras que você desconhece.
2 Depois, investigue uma por uma e coloque os
significados filosófico
3 A Partir da leitura do
texto, assinale somente as sentenças corretas.
a) Da riqueza vem tudo que precisamos,
inclusive as virtudes.
b)
A Filosofia não é algo para os jovens.
c)
O mais importante é conhecer.
d) O mais importante é preocupar-se com a
investigação sobre a alma.
e) A virtude é boa, afinal dela nascem a
riqueza e tudo mais.
4 Para
os gregos, a “alma” era o lugar onde se situavam as ideias; mais tarde, esse
“espaço” para ideias foi chamado de intelecto. Diferente do corpo, o intelecto
é inteligível. Mas, assim como o corpo, ele pode ser melhorado. Complete o
quadro, sugerindo atividades para melhorar seu corpo e seu intelecto.
Atividades
para melhorar o meu corpo |
Atividades
para melhorar o meu intelecto |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ENTREGAR ATE O DIA 02-03-21
NO EMAIL
wildamblei2@yahoo.com.br
Comentários
Enviar um comentário