Atividade 1º A,B,C,D,E Geografia 1º Bimestre Prof. Janser
Ensino Médio: 1ª série – 1º
Bimestre.
Habilidade do Currículo Paulista:
(EF09GE15)Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em
informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas
temáticos e com diferentes projeções cartográficas.
Texto para consulta, não precisa copiar.
Temas e conteúdo: formas de
representação e pensamento espacial.
O que é cartografia?
A cartografia é a ciência que se
dedica à representação do espaço geográfico por meio do
estudo, análise e confecção de cartas ou mapas. Os seus produtos, entretanto,
não se limitam aos mapas: plantas, croquis e o globo terrestre são outros
resultados diretos da aplicação dos conhecimentos cartográficos. Os elementos obrigatórios dos mapas são: título, legenda, escala
e orientação cartográfica. Sem um desses códigos, a interpretação pode ser
prejudicada.
Essa ciência utiliza-se de uma série
de técnicas para que seja possível a reprodução do espaço, de
parcelas do espaço ou, ainda, de alguns de seus aspectos em uma escala reduzida
e da forma mais acurada possível. A cartografia é associada ainda à arte, emprestando dela algumas técnicas.
A definição de cartografia que se
tem hoje foi estabelecida, no ano de 1996, pela Associação Cartográfica
Internacional (AIC), sendo a mais aceita e amplamente utilizada.
A compreensão dessa ciência perpassa pelo entendimento dos seus principais conceitos, sendo eles:
A própria definição de mapas
Coordenadas geográficas
Projeções
Escalas
Muitas
utilidades podem ser atribuídas à cartografia e aos seus produtos. A primeira
delas é a localização de um determinado referencial na superfície
terrestre, desde áreas das mais extensas, como continentes e países,
até pontos específicos de um determinado lugar, como um bairro ou uma
residência. Associado a isso, a cartografia serve ainda para a orientação
no espaço e para auxiliar nos deslocamentos, o que é feito com a utilização
de mapas e bússolas ou GPS.
História da cartografia:
A
necessidade de conhecer, em detalhes, o espaço onde se habita, seja para a
exploração e ocupação da superfície, seja para a proteção, unida da curiosidade
inerente ao ser humano, fez com que tenhamos registros de mapas muito antigos,
datando de milênios antes da era atual.
O período das grandes navegações representou
significativo avanço para a cartografia, tendo em vista a necessidade de mapas
cada vez mais detalhados e precisos para a navegação. Destaca-se, no período, a
obra de Gerhard Mercator (1512-1594).
O mapa-múndi de Mercator, publicado
em 1569, retrata os paralelos e meridianos em linha reta e formando ângulos de 90º
entre si, feitos por uma projeção cilíndrica. Não obstante as distorções em
áreas mais afastadas da Linha do Equador, a
projeção de Mercator é hoje uma das mais utilizadas para a confecção
de mapas.
Por meio das técnicas cartográficas, cria-se uma série de produtos que nos auxiliam no estudo e compreensão de várias características do espaço físico, como: Relevo, Hidrografia, Climas, Distribuição dos tipos de solo, Localização e limites dos biomas etc.
A cartografia permite também a
espacialização de informações geográficas úteis para tomadas de decisões na
esfera polícia, gestão e planejamento e para o desenvolvimento de estratégias
de caráter político, social ou econômico. Para tal, são utilizados os mapas:
Políticos
Populacionais
De redes de transporte
Econômicos
De uso da terra, e de uma variedade
de outros temas
Atividades:
01
- Quais são os elementos primordiais para a correta leitura dos mapas?
R:
02
- Para que serve a cartografia?
R:
Atenção: as atividades deverão ser enviadas até o dia 24/02 no
e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br
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