Atividade 1º A,B,C,D,E Geografia 1º Bimestre Prof. Janser

 

Ensino Médio: 1ª série – 1º Bimestre.


Habilidade do Currículo Paulista: (EF09GE15)Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

Texto para consulta, não precisa copiar.

Somente as atividades com respostas.


Temas e conteúdo: formas de representação e pensamento espacial.

 

O que é cartografia?

A cartografia é a ciência que se dedica à representação do espaço geográfico por meio do estudo, análise e confecção de cartas ou mapas. Os seus produtos, entretanto, não se limitam aos mapas: plantas, croquis e o globo terrestre são outros resultados diretos da aplicação dos conhecimentos cartográficos. Os elementos obrigatórios dos mapas são: título, legenda, escala e orientação cartográfica. Sem um desses códigos, a interpretação pode ser prejudicada. 

Essa ciência utiliza-se de uma série de técnicas para que seja possível a reprodução do espaço, de parcelas do espaço ou, ainda, de alguns de seus aspectos em uma escala reduzida e da forma mais acurada possível. A cartografia é associada ainda à arte, emprestando dela algumas técnicas.

A definição de cartografia que se tem hoje foi estabelecida, no ano de 1996, pela Associação Cartográfica Internacional (AIC), sendo a mais aceita e amplamente utilizada.

A compreensão dessa ciência perpassa pelo entendimento dos seus principais conceitos, sendo eles:

A própria definição de mapas

Coordenadas geográficas

Projeções

Escalas

 

Muitas utilidades podem ser atribuídas à cartografia e aos seus produtos. A primeira delas é a localização de um determinado referencial na superfície terrestre, desde áreas das mais extensas, como continentes e países, até pontos específicos de um determinado lugar, como um bairro ou uma residência. Associado a isso, a cartografia serve ainda para a orientação no espaço e para auxiliar nos deslocamentos, o que é feito com a utilização de mapas e bússolas ou GPS.

História da cartografia:

A necessidade de conhecer, em detalhes, o espaço onde se habita, seja para a exploração e ocupação da superfície, seja para a proteção, unida da curiosidade inerente ao ser humano, fez com que tenhamos registros de mapas muito antigos, datando de milênios antes da era atual.
O período das grandes navegações representou significativo avanço para a cartografia, tendo em vista a necessidade de mapas cada vez mais detalhados e precisos para a navegação. Destaca-se, no período, a obra de Gerhard Mercator (1512-1594).

O mapa-múndi de Mercator, publicado em 1569, retrata os paralelos e meridianos em linha reta e formando ângulos de 90º entre si, feitos por uma projeção cilíndrica. Não obstante as distorções em áreas mais afastadas da Linha do Equadora projeção de Mercator é hoje uma das mais utilizadas para a confecção de mapas.

 


Entre as funções da cartografia, está o auxílio na orientação espacial.

Por meio das técnicas cartográficas, cria-se uma série de produtos que nos auxiliam no estudo e compreensão de várias características do espaço físico, como: Relevo, Hidrografia, Climas, Distribuição dos tipos de soloLocalização e limites dos biomas etc.

A cartografia permite também a espacialização de informações geográficas úteis para tomadas de decisões na esfera polícia, gestão e planejamento e para o desenvolvimento de estratégias de caráter político, social ou econômico. Para tal, são utilizados os mapas:

Políticos

Populacionais

De redes de transporte

Econômicos

De uso da terra, e de uma variedade de outros temas

 

Atividades:

01 - Quais são os elementos primordiais para a correta leitura dos mapas?

R:

02 - Para que serve a cartografia?

R:

Atenção: as atividades deverão ser enviadas até o dia 24/02 no e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Série EM: A, B, C, D, E.

ELETIVAS –1ºA, B, C e D 3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Séries: A, B, C, D, E