WILSON FILOSOFIA 1 ANO C.D.E DESIGUALDADE SOCIAL
ATIVIDADES
PARA ALUNOS DO REMOTO
1 ANO
ENSINO MÉDIO
DESIGUALDADE
SOCIAL E IDEOLOGIA
Leitura
e Análise de Texto
Ser pobre é, principalmente,
ter acesso precário ou não ter acesso a bens materiais e
culturais que permitam o
desenvolvimento integral do ser humano. Entre as condições materiais, sobretudo
nos centros urbanos, podemos destacar a renda, a alimentação, a moradia, o
transporte, a saúde e o trabalho. Os aspectos culturais abrangem, principalmente,
O objetivo desta Situação de Aprendizagem é compreender as questões associadas
à condição de pobreza material, do ponto de vista da emancipação humana, e por
meio da reflexão filosófica. Esse tema também será trabalhado em Sociologia,
especialmente no campo da discussão sobre desigualdade social, mas a Filosofia
proporcionará outra leitura, com base em uma abordagem diferenciada de algumas
questões, como: Por que a maioria das pessoas vive em condições precárias? A
que se deve a permanência dessas pessoas nessa situação?
1. O que é ser pobre? Ou,
perguntando de outro modo, quais as características de uma vida materialmente
pobre?
2. Por que grande parte dos
brasileiros é pobre e parece aceitar isso como natural? Quais hipóteses você
apresenta para responder a esta questão?
3. Qual a importância de
frequentar a escola e estudar, tendo em vista o argumento de que a falta de
estudos não é causa exclusiva da pobreza?
4. Registre as causas da
pobreza no Brasil e as formas de diminuí-la.
5. Quais os critérios adotados
por diferentes organismos associados à política de superação da pobreza?
6 .Cite exemplos de argumentos
que indivíduos da classe dominante empregam para justificar sua condição social
privilegiada.
7. De que forma alguns
argumentos morais, como por exemplo: “sou pobre, mas sou honesto” ou “os pobres
não se esforçam o suficiente para sair da pobreza”, colaboram para uma
consciência ingênua sobre a pobreza?
ENTREGAR ATÉ 30/11 NO EMAIL
wildamblei2@yahoo.com.br
zap só recados 9656.41905
Comentários
Enviar um comentário