Professora Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1ª Séries: A,B, C, D, E - Ensino Médio

 

Professora: Rosa Maria

Disciplina: Língua Portuguesa

Série: 1º Ano do Ensino Médio

Aulas previstas: 12 Aulas

- 06 aulas de estudo da ortografia;

- 06 aulas com Caderno “Aprender Sempre”, Volume 03 – páginas 03 a 07.

 

Objetivo da aula:

Refletir sobre problemas do uso e do estudo da Língua Portuguesa.

 

HABILIDADE

Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressem a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão, da criticidade e do manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.

Aula do dia 03/08/2021, CMSP.

Escreve o seu nome  completo e a série/ano em  que você está matriculado  nas atividades.

Encaminhe as suas respostas ou fotos das atividades somente  para o e-mail: rosasoares@prof.educacao.sp.gov.br

WhatsApp (11) 96745-0236 ( somente em caso de alguma dúvida.) e respeite os horários.

 

 OBS: As atividades a seguir, devem que ser entregues nos dias 13 a 24/08/2021.

 

Tema: Ler para entender

Revisão: Ortografia

Leia as páginas seguintes para resolver as atividades.









Ø Copie as atividades no seu caderno e responda, depois você envia para o e-mail com o nome completo e a série.

 

1.      Complete as frases, utilizando ou a.

a)      Somente daqui ________semanas começará o torneio.

b)      Na biblioteca, ________ muitos livros.

c)      Não vou ao litoral_________ pelo menos um ano.

d)      ________vários dias que ele vem dizendo a mesma coisa.

 

2.      Utilize mal ou mau.

a)      Você agiu muito ________ por não responder aquele  _______elemento.

b)      Tenha a certeza de que não te quero________.

c)      Agora é um ____________ momento para se comprar Dolores.

d)      Trata-se de uma questão muito _____________resolvida.

e)      Aquele povoado foi atacado por um___________ terrível.

 3.         Complete as frases seguintes utilizando por que, por quê, porquê ou porque.

a)         _____________me julgas assim tão apressadamente?

b)         Marcos não foi viajar_______________?

c)         Jamais encontrei o livro _________________procuravas.

d)         Nem o governo sabe o __________________da inflação.

e)         Saímos apressados__________________ já era tarde.

4. Utilize cessão, sessão ou seção.

a) Na última ____________ da Câmara, propuseram a __________ de terras aos colonos.

b) Todos os dias a ___________ de Economia daquele jornal apresenta a cotação do dólar.

5. Utilize onde ou aonde.

a) Não sei mais ___________te procurar.

b) Já fui diversas vezes ao lugar ____________você mora.

6. Para estar de acordo com a norma-padrão, a frase abaixo deve ser completada.

Esperamos que, daqui ____ alguns anos, não tenhamos de lidar ____ com os mesmos problemas que enfrentamos já ____ duas décadas no Brasil.

 

A sequência de palavras que completa as lacunas acima de acordo com a norma-padrão é:

a) a – mas – há
b) a – mais – a
c) a – mais – há
d) há – mas – há
e) há – mais – a

7. Complete com Mal ou mau.

 a) O vereador foi____ recebido pela população.

 b) Ficamos preocupados até passei ____ quando ouvi a notícia.

c) Patrícia está com um ____ incurável .

d) O balconista era um homem muito ____- humorado.

e) ____ saímos de casa nos deparamos com um assaltante.

f) Não seja pessimista, nem todo político tem ____ caráter.

g) As forças do bem e do ____ vivem em eterno combate.

 


Caderno Aprender Sempre Volume 03; páginas: 03, 04, 05, 06 e 07

Para onde vão as máscaras?

 

Objetivos da aula:

Realizar a leitura de trechos de uma reportagem; iniciar a interpretação e a interação com uma reportagem a partir das atividades do Caderno do Aluno Aprender Sempre.

Habilidade essencial:

(EM13LP06) – Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação, contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de usos críticos da língua.



















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Série EM: A, B, C, D, E.

ELETIVAS –1ºA, B, C e D 3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2

Prof.ª Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1.ª Séries: A, B, C, D, E