Professora Rosa Maria - Língua Portuguesa - 1ª Séries: A,B, C, D, E - Ensino Médio
Professora: Rosa Maria
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 1º Ano do Ensino Médio
Aulas
previstas: 12 Aulas
- 06
aulas de estudo da ortografia;
- 06
aulas com Caderno “Aprender Sempre”, Volume 03 – páginas 03 a 07.
Objetivo
da aula:
Refletir sobre
problemas do uso e do estudo da Língua Portuguesa.
HABILIDADE
Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que
expressem a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes
modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos
gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos
verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas,
advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias
de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas
ao incremento da compreensão, da criticidade e do manejo adequado desses
elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.
Aula do
dia 03/08/2021, CMSP.
Escreve o
seu nome completo e a série/ano em que você está matriculado nas atividades.
Encaminhe
as suas respostas ou fotos das atividades somente para o e-mail: rosasoares@prof.educacao.sp.gov.br
WhatsApp (11) 96745-0236 ( somente em caso de
alguma dúvida.) e respeite os horários.
OBS: As atividades a seguir, devem que
ser entregues nos dias 13 a 24/08/2021.
Tema: Ler para entender
Revisão: Ortografia
Leia as páginas seguintes para resolver as atividades.
Ø Copie as atividades no seu caderno e
responda, depois você envia para o e-mail com o nome completo e a série.
1. Complete as frases, utilizando há
ou a.
a) Somente daqui ________semanas
começará o torneio.
b) Na biblioteca, ________ muitos
livros.
c) Não vou ao litoral_________ pelo
menos um ano.
d) ________vários dias que ele vem
dizendo a mesma coisa.
2. Utilize mal ou mau.
a) Você agiu muito ________ por não
responder aquele _______elemento.
b) Tenha a certeza de que não te
quero________.
c) Agora é um ____________ momento para
se comprar Dolores.
d) Trata-se de uma questão muito
_____________resolvida.
e) Aquele povoado foi atacado por um___________
terrível.
a) _____________me julgas assim tão apressadamente?
b) Marcos não foi viajar_______________?
c) Jamais encontrei o livro
_________________procuravas.
d) Nem o governo sabe o
__________________da inflação.
e) Saímos apressados__________________ já
era tarde.
4. Utilize cessão,
sessão ou seção.
a) Na última
____________ da Câmara, propuseram a __________ de terras aos colonos.
b) Todos os
dias a ___________ de Economia daquele jornal apresenta a cotação do dólar.
5. Utilize onde
ou aonde.
a) Não sei
mais ___________te procurar.
b) Já fui
diversas vezes ao lugar ____________você mora.
6. Para estar de acordo com a
norma-padrão, a frase abaixo deve ser completada.
Esperamos que, daqui ____ alguns
anos, não tenhamos de lidar ____ com os mesmos problemas que enfrentamos já
____ duas décadas no Brasil.
A sequência de palavras que completa
as lacunas acima de acordo com a norma-padrão é:
a) a – mas – há
b) a – mais – a
c) a – mais – há
d) há – mas – há
e) há – mais – a
7. Complete com Mal ou mau.
a) O vereador foi____ recebido pela população.
b) Ficamos preocupados até passei ____ quando
ouvi a notícia.
c) Patrícia
está com um ____ incurável .
d) O
balconista era um homem muito ____- humorado.
e) ____
saímos de casa nos deparamos com um assaltante.
f) Não seja
pessimista, nem todo político tem ____ caráter.
g) As forças
do bem e do ____ vivem em eterno combate.
Caderno
Aprender Sempre Volume 03; páginas: 03, 04, 05, 06 e 07
Para
onde vão as máscaras?
Objetivos
da aula:
Realizar a
leitura de trechos de uma reportagem; iniciar a interpretação e a interação com
uma reportagem a partir das atividades do Caderno do Aluno Aprender Sempre.
Habilidade
essencial:
(EM13LP06) – Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação, contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de usos críticos da língua.
Comentários
Enviar um comentário